O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), indicou outros três nomes para o secretariado da Capital. Helena Barbosa foi escolhida para a da Cultura (Seculfor); Antônio José Mota ficara com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE); e André Barbosa será o responsável pela pasta das Relações Comunitárias.
Com estes, já são 14 secretários indicados pelo futuro gestor, que assume a partir de janeiro de 2025. Até a última segunda-feira, 16, Evandro havia confirmado os 11 primeiros secretários de governo. Veja a lista completa e o perfil dos secretários abaixo.
Júnior Castro - Secretaria Municipal de Governo
Eudes Bringel - Chefia de Gabinete
Socorro Martins - Secretaria da Saúde
Denise Carrá - Secretaria do Turismo
Cel. Márcio Oliveira - Secretaria Municipal de Segurança Cidadã
Silvia Correia - Controladoria e Ouvidoria do Município
Hélio Leitão - Procuradoria Geral do Município
Idilvan Alencar - Secretaria da Educação
Júlio Brizzi - Secretaria Municipal da Juventude
Anderson Pinheiro - Secretaria Municipal do Esporte e Lazer
André Daher - Secretaria Municipal da Infraestrutura
Helena Barbosa - Secretaria da Cultura
Antônio José Mota - Secretaria do Desenvolvimento Econômico
André Barbosa - Secretaria das Relações Comunitárias
Helena Barbosa é a atual Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ligado ao Governo do Estado. Escritora e pesquisadora, ela tem especialização em Gestão e Políticas Culturais e em Gestão Cultural Contemporânea.
Na última semana, foi especulado que João Wilson Damasceno, diretor-executivo do Instituto Mirante, estaria encaminhado para assumir a Secultfor. Ao colunista Henrique Araújo, do O POVO, Damasceno revelou que teve o nome sugerido para ocupar a pasta por Tiago Santana, irmão do ministro da Educação Camilo Santana e presidente do Instituto Mirante.
Quanto aos demais nomes anunciados nessa terça-feira por Evandro, Antônio José Mota é o atual coordenador estadual no Ceará do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
André Barbosa é tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros do Ceará e assessor especial de Relações Comunitárias do governo do Estado. Entre 2007 e 2011 foi coordenador da Defesa Civil na Região Metropolitana de Fortaleza.
Prefeito de Chorozinho, distante 69 quilômetros de Fortaleza, atualmente está no fim do segundo mandato. Este ano elegeu a sucessora, Célia Marinho (Republicanos). Foi eleito em 2016 pelo PSD de Domingos Filho, reelegeu-se em 2020 pelo PDT, na época de Cid Gomes. Atualmente é filiado ao PT. De 2013 a 2016, foi vice-prefeito do Município.
É presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Na eleição de 2022, foi figura determinante para a vitória do governador Elmano de Freitas (PT). Abriu a debandada de prefeitos que deixaram o PDT, que tinha Roberto Cláudio como candidato a governador, para apoiar o petista. Castro esteve na linha de frente da articulação com os prefeitos.
Teve cargo na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) no segundo governo Cid Gomes, quando Evandro Leitão era o secretário. Na pasta, coordenou projetos de inclusão produtiva e acompanhou pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foi diretor do Ceará e é atualmente vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, por indicação de Evandro.
Advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) e atualmente conselheiro federal da ordem.
Foi secretário da Justiça e Cidadania do Estado e assessor para assuntos internacionais na época em que Cid Gomes (PSB) era governador.
Atualmente, é assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa. Quando Evandro foi eleito pela primeira vez para o comando da mesa diretora, Hélio chegou a ser procurador-geral da Assembleia.
Foi secretária da Saúde de Fortaleza no primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), de 2013 a 2016. Foi diretora do Hospital de Maracanaú, do Gonzaguinha do José Walter, do Hospital Waldemar Alcântara e do Hospital de Messejana. Foi fundadora e primeira presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela gestão de vários hospitais da rede pública do Ceará.
É fundador e foi comandante do CPRaio e foi comandante-geral da Polícia Militar de 2020 a 2023, após o último e maior motim da Polícia Militar. Está na Polícia Militar desde 1992.
Teve passagem pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e pelo Comando de Policiamento Especializado.
Este ano, foi candidato a prefeito do município natal, Itapiúna, pelo Agir. Teve 308 votos e ficou na terceira e última colocação.
Secretário da Infraestrutura: André Daher
Secretário da Infraestutura de Caucaia na gestão Vítor Valim (PSB).
Foi coordenador de Perícias e Avaliações, na Coordenação do Programa Municipal de Drenagem Urbana (Drenurb) na Prefeitura de Fortaleza. Foi também coordenador do Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social e coordenador de Gerenciamento de Programas e Projetos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.