Na Proteção Social, pasta antes administrada por Onélia Santana, esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, que assumiu vaga no Tribunal de Contas do Ceará, alguns nomes passaram a ser cogitados nos bastidores. Um deles é o deputado estadual Fernando Santana (PT), que disse ter recebido convites para ser secretário, embora ainda não tenha uma pasta definida.
Outro nome que surgiu pouco antes do Natal é o da deputada estadual Lia Gomes (PDT). Ela passou a ser cotada para a pasta, mas, em entrevista ao O POVO, na véspera de Natal, a parlamentar negou que será secretária.
Nome cotado para assumir o Turismo no lugar de Yrwana Albuquerque é do o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT). Mudança prática já confirmada na pasta ocorrerá na secretaria-executiva. Jonas Dezidoro foi anunciado como futuro secretário da Habitação de Fortaleza e deixará o governo estadual para assumir a vaga na Capital.
Na área econômica, uma das apostas de mudança era na Fazenda. Chegou a ser especulada a saída de Fabrízio Gomes da pasta. Contudo, o colunista Carlos Mazza, do O POVO, antecipou que o secretário deve permanecer no cargo. Uma mudança esperada é a saída de Salmito Filho (PDT) do comando da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Salmito é deputado estadual licenciado e já manifestou intenção de retornar à Assembleia. (VM)