O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou nesta segunda-feira, 30, mais três secretários que vão compor a gestão na Capital. Entre os nomes, a vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), que irá assumir a pasta de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
Ela já era esperada para integrar o grupo de secretários. O POVO antecipou que ele deveria ir para a área social. Também havia sido antecipado que Tibério Burlamarqui irá para a Coordenadoria Especial de Articulação Política.
Além deles, Evandro definiu Márcio Cardeal para a Secretaria de Finanças (Sefin), uma das áreas mais sensíveis da administração.
"São três profissionais comprometidos e de alta qualificação técnica para as respectivas áreas; e a quem desejo muito sucesso e bom trabalho na missão de melhorar a vida dos nossos irmãos e irmãs fortalezenses", ressaltou Evandro pela redes socias.
Bularmaqui é nome próximo de Evandro. Desde 2021, ele atua como chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa (Alece), cargo que Evandro ocupa desde esse ano. O futuro secretário é bacharel em Administração de Empresas e possui MBA em Administração Pública.
No Governo do Ceará, desempenhou diversas funções na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, como Iniciação Profissional; Capacitação Profissional para Adolescentes; e no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.
Já Márcio, é bacharel em Ciências Contábeis e engenheiro civil, com mestrado em Economia do Setor Público, pela Universidade Federal do Ceará. Ele é servidor público da Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia e da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. O futuro secretário já desempenhou várias funções no órgão cearense, tendo sido, por último, secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais.
Outros 20 nomes já haviam anunciados para o secretariado de Evandro, faltando ainda quem irá compor as regionais. Um dos nomes que deve aparece na lista é o do ex-deputado estadual e candidato à Prefeitura de Fortaleza, George Lima (Solidariedade). A informação foi divulgada pela assessoria dele.
Pastas como Saúde, Educação, Segurança e Governo já tem seus secretários definidos. As definições completam alguns partidos aliados de Evandro e Gabriella na campanha eleitoral, além do próprio PT. A sigla do futuro prefeito terá espaço com Júnior Castro, Fátima Bandeira, Jonas Dezidoro e Júlio Brizzi.
O PSD terá três pastas a preço de hoje, já contando com Gabriella. Apollo Vicz e Eudes Bringel também são filiados ao partido. Idilvan Alencar, anunciado na Educação, integra o PDT, mas é próximo da ala que quer deixar o partido para o PSB. O Republicanos tem Anderson Pinheiro na pasta de Esportes.
Prefeito de Chorozinho, distante 69 quilômetros de Fortaleza, atualmente está no fim do segundo mandato. Este ano elegeu a sucessora, Célia Marinho (Republicanos). Foi eleito em 2016 pelo PSD de Domingos Filho, reelegeu-se em 2020 pelo PDT, na época de Cid Gomes. Atualmente é filiado ao PT. De 2013 a 2016, foi vice-prefeito do Município.
É presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Na eleição de 2022, foi figura determinante para a vitória do governador Elmano de Freitas (PT). Abriu a debandada de prefeitos que deixaram o PDT, que tinha Roberto Cláudio como candidato a governador, para apoiar o petista. Castro esteve na linha de frente da articulação com os prefeitos.
Teve cargo na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) no segundo governo Cid Gomes, quando Evandro Leitão era o secretário. Na pasta, coordenou projetos de inclusão produtiva e acompanhou pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foi diretor do Ceará e é atualmente vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, por indicação de Evandro.
Advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) e atualmente conselheiro federal da ordem.
Foi secretário da Justiça e Cidadania do Estado e assessor para assuntos internacionais na época em que Cid Gomes (PSB) era governador.
Atualmente, é assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa. Quando Evandro foi eleito pela primeira vez para o comando da mesa diretora, Hélio chegou a ser procurador-geral da Assembleia.
Servidor da Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia e da Secretaria da Fazenda do Ceará.
Teve várias funções na Sefaz cearense, o mais recente de secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais
Secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão: Carolina Monteiro
Foi presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec) nos governos de Camilo Santana (PT) até o começo do governo Elmano. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo.
É presidente da Companhia de Participação e Gestão de Ativos (Cearapar), cargo para o qual havia dsido anunciada em maio deste ano.
Controladoria e Ouvidoria do Município: Silvia Correia Vidal
É atual controladora da Assembleia Legislativa do Ceará, na gestão de Evandro.
Foi secretária adjunta da Controladoria Geral do Estado (CGE) nos governos de Cid Gomes, nas gestões de Aloísio Carvalho e João Melo como secretários.
Coordenador especial da Articulação Política: Tibério Burlamaqui
Trabalha ao lado de Evandro há longa data. Quando o hoje prefeito eleito foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, entre 2011 e 2013, no segundo governo Cid Gomes, Tibério teve várias funções. Inclusive na fiscalização de contratos.
É chefe de gabinete de Evandro na presidência da Assembleia Legislativa.
Foi secretária da Saúde de Fortaleza no primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), de 2013 a 2016. Foi diretora do Hospital de Maracanaú, do Gonzaguinha do José Walter, do Hospital Waldemar Alcântara e do Hospital de Messejana. Foi fundadora e primeira presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela gestão de vários hospitais da rede pública do Ceará.
É fundador e foi comandante do CPRaio e foi comandante-geral da Polícia Militar de 2020 a 2023, após o último e maior motim da Polícia Militar. Está na Polícia Militar desde 1992.
Teve passagem pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e pelo Comando de Policiamento Especializado.
Este ano, foi candidato a prefeito do município natal, Itapiúna, pelo Agir. Teve 308 votos e ficou na terceira e última colocação.
Secretário da Infraestrutura: André Daher
Secretário da Infraestutura de Caucaia na gestão Vítor Valim (PSB).
Foi coordenador de Perícias e Avaliações, na Coordenação do Programa Municipal de Drenagem Urbana (Drenurb) na Prefeitura de Fortaleza. Foi também coordenador do Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social e coordenador de Gerenciamento de Programas e Projetos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Secretário do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma): João Vicente Leitão
Trabalha com Evandro há bastante tempo. Foi assessor jurídico da então Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará quando o hoje prefeito eleito era secretário, no segundo governo Cid Gomes (PSB).
Foi coordenador da assessoria jurídica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) da Prefeitura de Fortaleza quando Robinson de Castro era secretário, na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Foi pregoeiro e hoje é diretor da Comissão Permanente de Licitação da Assembleia Legislativa.
Secretário de Conservação e Serviços Públicos: Francisco José de Abreu Machado
Servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Foi prefeito do Campus do Pici, da UFC, entre outras funções na universidade.
Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Gabriella Aguiar (PSD)
Presidiu a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Secretário do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor): Jonas Dezidoro (PT)
É secretário executivo da Secretaria do Turismo do Estado.
Foi secretário parlamentar na Câmara dos Deputados.
É ligado ao deputado federal José Airton Cirilo (PT).
Secretaria do Desenvolvimento Econômico: Antônio José Mota
É coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) no Ceará, cargo que assumiu no começo do governo Jair Bolsonaro (PL) e no qual segue no governo Lula (PT). Tinha passagem pelo cargo no fim do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
É ligado ao deputado federal AJ Albuquerque (PP). Quando o hoje parlamentar foi prefeito de Massapê, Mota foi secretário de Governo.
Era suplente de deputado federal pelo então PMDB (hoje sem o "P") e exerceu mandato de janeiro a maio de 2000, e novamente de junho a outubro daquele ano.
É filho do ex-governador Gonzaga Mota e foi assessor especial do Governo do Estado de 1985 a 1987, quando o pai era governador.
Teve cargos de direção na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado no começo do governo Lúcio Alcântara.
Exerceu funções de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
Secretaria de Relações Comunitárias: André Barbosa
Assessor especial de relações comunitárias do governo Elmano de Freitas (PT).
Coronel reformado do Corpo de Bombeiros.
Foi considerado peça-chave na articulação para a eleição de Evandro, desde a disputa interna para ser escolhido candidato no PT.
Foi articulador político do Governo do Estado de 2018 a 2022. Antes, atuou como articulador na Prefeitura de Fortaleza, com Roberto Cláudio.
De 2007 a 2011, coordenou a Defesa Civil na Região Metropolitana de Fortaleza.
Secretária executiva de Comunicação, Publicidade e Eventos da Casa Civil do governo Elmano de Freitas (PT).
Foi procuradora jurídica da Cagece no primeiro governo Cid Gomes, secretária executiva da Casa Civil no segundo mandato de Cid, e secretária executiva do Turismo nos governos de Camilo Santana (PT).
Atual superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Foi coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult Ceará em 2013, na gestão Cid Gomes (PSB), gerente de Ação Cultural no próprio Dragão do Mar na gestão Camilo Santana (PT), diretora de Formação e Criação no Instituto Ecoa (2019). Em 2021, foi assessora do gabinete da Secretaria da Cultura do Estado e gestora executiva no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Secretária das Mulheres: Fátima Bandeira
Foi secretária da Infraestrutura e chefe de gabinete da Prefeitura de Juazeiro do Norte na época em que Manoel Santana (PT) era prefeito.
Secretária de Mulheres do PT Ceará e integrante do coletivo e do conselho político da Secretaria Nacional de Mulheres do PT.
É jornalista e foi professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Secretário da Juventude: Júlio Brizzi (PT)
Vereador de Fortaleza eleito para o segundo mandato.
Foi secretário da Juventude de 2015 a 2020, nas gestões de Roberto Cláudio como prefeito de Fortaleza.
Foi secretário executivo do Esporte e secretário executivo do Trabalho e Desenvolvimento Social nos mandatos de Cid Gomes
Foi coordenador da Associação dos Jovens Empresários (AJE)
Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Secretário do Esporte e Lazer: Anderson Pinheiro (Republicanos)
Foi articulador e coordenador político e assessor de mandato e partido político.
É secretário-geral do Republicanos em Fortaleza e secretário estadual do Jovens Republicanos.
É ligado ao deputado estadual David Durand e ao vereador Ronaldo Martins, ambos do Republicanos.
Secretário da Proteção Animal: Apollo Vicz (PSD)
Foi eleito vereador de Fortaleza este ano.
Assumiu mandato de deputado estadual este ano, como suplente.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.