Logo O POVO+
Cid diz esperar que Ciro se lance no cenário nacional
Politica

Cid diz esperar que Ciro se lance no cenário nacional

Cenário. Possível candidatura ao Governo do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Senador Cid Gomes (PSB) participou de evento de filiação de sete prefeitos cearenses ao PSB na noite desta sexta-feira, 3 (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Senador Cid Gomes (PSB) participou de evento de filiação de sete prefeitos cearenses ao PSB na noite desta sexta-feira, 3

O senador Cid Gomes (PSB) comentou sobre a possível candidatura do irmão e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao cargo de governador do Ceará em 2026. O senador participou na noite desta sexta-feira, 3, do evento de filiação de sete prefeitos cearenses ao PSB.

Em coletiva de imprensa, o senador apontou que a hipótese da candidatura do pedetista ao cargo de governador, para ele, é “extremamente constrangedora”.

“Eu não vou comentar sobre algo que não é realidade. Eu já disse o seguinte: a hipótese para mim é extremamente constrangedora, porque eu estou aqui há um tempão de um lado. Não pode ficar pulando de galho em galho feito macaco. A gente tem que ter coerência, compostura”, considerou. 

Cid ainda destacou o respeito que tem pelo irmão, mas enfatizou que, no cenário da política cearense, os dois tem visões distintas. 

“Eu espero que o Ciro vá para o cenário nacional. Aí, nós temos total identificação. Respeito demais, é meu irmão querido, minha referência, mas, na política do Ceará, a gente tem visões diferentes”, acrescentou. 

Apesar de não ter o nome oficializado na disputa e de já ter afirmado que não tem pretensão de concorrer a nenhum cargo ano que vem, inclusive colocando o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio (sem partido) como candidato ao governo, Ciro é um dos nomes mais cotados pela oposição.

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, por exemplo, já anunciou o apoio da sigla a Ciro no Ceará. 

Desde o segundo turno das eleições de 2024, o pedetista tem se aproximado de nomes da oposição no Estado, como o deputado federal André Fernandes (PL) e o presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner.

Ainda há a possibilidade do ex-ministro deixar o PDT e retornar ao PSDB após 30 anos. Conforme publicado pelo colunista do O POVO, Guilherme Gonsalves, o presidente do PSDB Ceará, Ozires Pontes, afirmou que Ciro voltará para a sigla tucana em dezembro e concorrerá ao cargo no Palácio da Abolição. 

Ciro também é sondado pelo União Brasil, tendo recebido convites para se juntar ao partido. O ex-ministro, inclusive, esteve no evento que formalizou a federação entre União Brasil e PP.

Por outro lado, o PSB de Cid Gomes integra a base governista e articula espaços na chapa majoritária para o ano que vem, além de apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).

Atualmente, o PSB conta com o maior número de prefeituras no Estado e, com as novas filiações, totaliza 72 municípios. Esse crescimento veio com o retorno do senador Cid Gomes à sigla, que também levou dezenas de prefeitos do seu grupo político ao partido. 

O que você achou desse conteúdo?