Logo O POVO+
Responsabilidade empresarial
Pop-Empregos-E-Carreiras

Responsabilidade empresarial

Como empresas estão se destacando no mercado ajudando causas ou investindo em negócios de impacto social
Edição Impressa
Tipo Notícia
Luana Galeno, presidente da Aiesec em Fortaleza, diz que empresas se interessam em aplicar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Foto: PRISCILA SMITHS/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: PRISCILA SMITHS/ESPECIAL PARA O POVO Luana Galeno, presidente da Aiesec em Fortaleza, diz que empresas se interessam em aplicar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em um cenário de indicadores preocupantes acerca de desigualdades sociais e uso de recursos naturais, a luta por um contexto diferente se torna não só fundamental, mas também uma oportunidade de negócios. Enquanto a população desperta para a mudança de hábitos mais sustentáveis, o mercado aposta no setor desenvolvendo novos serviços e produtos.

O estudo Retrato dos Pequenos Negócios Inclusivos e de Impacto no Brasil 2017, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), explana que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), "só podem ser alcançados se o País conseguir criar pequenos negócios bem estruturados e competitivos", uma vez que o setor responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 51% dos postos de trabalho (Sebrae, 2014).

Frente aos números, ações de voluntariado empresarial e negócios de impacto são uma saída lucrativa e socialmente transformadora. A Aiesec, por exemplo, é uma organização da sociedade civil que trabalha com intercâmbios voluntários e vagas de emprego em empresas e startups. Com uma cadeira na ONU, a entidade envia pessoas para outros países em programas baseados em pelo menos um dos ODS, de forma que esses indivíduos possam proporcionar mudanças em comunidades e desenvolver competências como gestão e liderança.

Em Fortaleza, a Aiesec trabalha enviando e recebendo intercambistas para atuarem em instituições e empresas da Cidade. A presidente da Aiesec na Capital, Luana Galeno, afirma que, no momento, são três empresas acolhendo intercambistas e mais 12 em processo de recebimento em Fortaleza. Nessas instituições, os programas são baseados no objetivo oito da ONU, que aborda o crescimento econômico inclusivo e sustentável. Luana enxerga que os esforços das empresas estão cada vez mais voltados para o alinhamento junto aos ODS, já que os hábitos de consumo da população estão mudando. "Mesmo as empresas que não conheciam os objetivos, quando a gente apresenta, se interessam e querem aplicá-los no trabalho", indica.

Nesse sentido, o envolvimento de empresas com experiências de voluntariado tem crescido no Brasil. O Censo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) 2018, estudo feito com as 17 empresas associadas, mostra que 93% dos participantes apresentam as estratégias da empresa alinhadas às atividades voluntárias, um aumento de 11,75% comparado ao Censo 2016. De acordo com o levantamento, o resultado está relacionado à "maior necessidade das ações de voluntariado empresarial estarem alinhadas aos objetivos e planos estratégicos das instituições".

"O voluntário empresarial nada mais é do que quando as empresas criam projetos para convidar os colaboradores para atuar em uma causa", explica Marcelo Nonohay, diretor da MGN, empresa especializada em gestão de projetos para transformação social.

A MGN presta consultoria para empresas que querem instalar programas de voluntariado com participação dos funcionários, fazendo ponte entre empresas e associações. Marcelo destaca que a prática é uma boa estratégia para empresas à medida que a instituição passa a se relacionar melhor com a comunidade em que está inserida, contribuindo para a reputação da empresa.

Além disso, o voluntariado permite que os participantes desenvolvam habilidades de relacionamento, planejamento e trabalho em equipe, além de se sentirem mais conectados com a empresa e instigadas a cumprirem um propósito. Aspectos como esses aumentam a produtividade dos trabalhadores e reduzem pedidos de demissão, evitando o gasto de esforços e recursos na procura de novos talentos.

"O voluntariado empresarial não é mais tendência, já é consolidado. Empresas grandes, pequenas e de médio porte nos procuram. Elas querem contribuir nesse País tão desigual. É uma crescente. Tem empresa que está só começando, mas outras têm programas de 20 anos de duração", indica Marcelo. Atualmente, a MGN trabalha com cerca de 20 a 25 clientes por ano.

 

AIESEC

Voluntario global: intercâmbio realizado em ONG's, com duração de seis a oito semanas

Empreendedor global: intercâmbio em startups, com duração de seis a 12 semanas

Talento global: intercâmbio em empresas, com duração de três a 12 meses

 

17

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030

Acesse em:

nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Voluntariado X negócio de impacto social

Programas de voluntariado em empresas ocorrem quando os funcionários da instituição se organizam para desenvolverem um projeto solidário, como promover aulas gratuitas para determinada comunidade. A ação não gera lucros para a empresa. Já negócios de impacto social investem em ideias que beneficiam um grupo, transformando-se, ao mesmo tempo, em uma atividade social e lucrativa.

50%

Dos associados tem uma média anual de voluntários entre 100 e 1.000, 6,25% maior do que em 2016

320.893 Pessoas foram beneficiadas pelas instituições em 2018, contra 287.825 em 2016

R$ 18.140.210 Foi o total orçado para as atividades de voluntariado

Fonte: Censo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE),2018

 

Benefícios do voluntariado

Desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários (19%)

Fortalecimento do engajamento cívico dos funcionários (16%) 

Melhoria do clima organizacional (16%)

Maior identificação e pertencimento à instituição (13%)

Fonte: Censo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE),2018

Como desenvolver um voluntariado empresarial

Escute a comunidade, entenda as necessidades

Escute sua equipe. Provavelmente já existem funcionários que fazem trabalho voluntário

Alinhe os objetivos da empresa aos objetivos da ONU, pois são importantes diretrizes

Saiba qual o propósito da sua empresa

Lembre-se: atividade voluntária é diferente de arrecadação de donativos. A doação é importante e às vezes fundamental, mas é um auxílio pontual talvez deixe um impacto a curto prazo na comunidade. Desenvolver programas de transformação social geram resultados positivos de longa duração

O que você achou desse conteúdo?