Logo O POVO+
Salão em clima de mais mais vendas
PopVeiculos

Salão em clima de mais mais vendas

Com previsão de alta, dez montadoras apresentaram lançamentos em São Paulo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capitã Marvel (Foto: JOCÉLIO LEAL)
Foto: JOCÉLIO LEAL Capitã Marvel

O principal evento do mercado de motos do País começou anteontem e prossegue até domingo, 24, sem baixo astral. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revisou para cima as projeções para 2019. Prevê alta de 6.6% na produção, ante 2018. Nas vendas do varejo, estima cerca de 14%. A animação traduzida em lançamentos ocorre em dez montadoras participantes. O POVO cobriu o evento e traz nesta edição um passeio pelo Salão.

Dentre as grandes montadoras presentes, a Yamaha foi a que melhor aproveitou a visibilidade do evento. Anunciou na ocasião a parceria inédita com a Marvel, para a customização de modelos da marca com personagens do estúdio. Assim, de cara faz cair na rede do estande o interesse de um público que pode até não ser louco por motos, mas tem empatia pelo Homem-Aranha, Thor, Pantera Negra, Capitã Marvel, Homem de Ferro e outros. A moto inspirada em Peter Parker está lá dependurada por uma "teia". Todos vão lá olhar.

A japonesa também levou ao evento em estreia na América do Sul, a Motoroid, vinda do Japão para o Salão Duas Rodas. Ela obedece a comandos de voz e gestos. Para e avança. A Honda expõe no evento seus lançamentos para o mercado: CB 500F e CB 500X, modelos porta de entrada para as motocicletas de alta cilindrada da marca, CB 650R, inspirada no conceito Neo Sports Café, e a CBR 650R.

Triumph revelou no Salão a Street Triple RS e Rocket III. A primeira chega às lojas em março, enquanto a segunda em junho. A marca britânica tem apenas três lojas no Nordeste. Uma delas em Fortaleza.

Esta foi a segunda vez que a Abraciclo atualizou suas expectativas, graças à retomada do setor. A nova estimativa para produção total de 2019 é de 1.105.000 unidades, ante 1.036.788 unidades produzidas em 2018. A projeção anterior, apresentada em abril, apontava 1.100.000 unidades.

Também foram revistos para cima os volumes de vendas ao atacado e no varejo. No atacado a nova expectativa é de aumento de 11,8%, saltando das 957.764 motocicletas repassadas das fábricas para as concessionárias em 2018 para 1.071.000 unidades até o fim deste ano.

No varejo, a nova projeção é 1.070.000 motocicletas emplacadas neste ano, representando um aumento de 13,8%. Já nas exportações, freio. O novo levantamento estima embarque de 34 mil motocicletas, uma marcha para trás de 40,5%, ante as 57.131 unidades registradas em 2018.

*O jornalista viajou a convite da Abraciclo

 

A potência das Scooters

• Em outubro foram licenciadas 9.263 unidades da categoria Scooter. De acordo com dados do Renavam analisados pela Abraciclo, a alta foi de 56,9% em relação ao mesmo mês do ano passado (5.904 unidades) e de 26,8% na comparação com setembro (7.307 unidades).

O que se vende mais

• A categoria mais vendida em outubro foi a Street, com 52.052 unidades e 50,8% de participação.

• O segundo lugar do ranking ficou com a Trail (18.396 unidades e 17,9%), seguida por Motoneta (16.839 unidades e 16,4%), Scooter (8.407 unidades e 8,2%) e Naked (2.203 unidades e 2,1% de participação).

• No acumulado do ano as posições no ranking se mantêm: Street (458.578 unidades e 49,9% de participação), Trail (181.549 unidades e 19,8%), Motoneta (138.780 unidades e 15,1%), Scooter (78.904 unidades e 8,6%) e Naked (21.098 unidades e 2,3%).

Para onde exportamos

• A Argentina também lidera o ranking dos países que mais recebem motocicletas fabricadas em Manaus em 2019. Até outubro foram embarcadas 15.054 unidades, o que corresponde a 47,1% do volume exportado.

• Os Estados Unidos ficam em segundo lugar (6.132 unidades e 19,2% de participação), seguidos pela Colômbia (4.429 unidades e 13,8%).

O que anima o setor

• Maior oferta de crédito, com taxas de juros mais atrativas.

• Novos players, como os bancos digitais, aumentou o interesse do consumidor pela aquisição um modelo zero km.

• Novos modelos no mercado, mais modernos, com novos recursos tecnológicos e design renovado.

• A busca por alternativas para a mobilidade urbana. O discurso de venda cita os menores custos com combustível e manutenção.

O que fazer no Salão

Há quatro arenas temáticas. Veja alguma das atrações:

Arena SDR Extreme

Uma pista foi construída para o evento. Usaram 400 caminhões de areia. Há provas de MotoCross.

Arena customização

O espaço tem customizadores. Eles apresentam motos adaptadas de modo artesanal.

Arena Lifestyle

A história da motocicleta no Brasil é o tema. Nomes importantes do setor conversam com o público.

Arena Racing

No espaço, motos de pilotos campeões.

 

Você conhece cada categoria ?

Street - Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano

Trail - Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado

Motoneta - motociclo underbone, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático

Scooter - Motociclo de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto

Naked - Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão "Sport" sem a carenagem

Big Trail - Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados

Off-Road - Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados

Custom - Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de "estradeiras", que não priorizam velocidade e, sim, conforto

Sport - Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho

Ciclomotor - Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³

Touring - Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.

Fonte: Abraciclo

 

Modelos Conceito

Durante o Salão Duas Rodas, a Honda exibe cinco modelos conceitos, desenvolvidos pela equipe brasileira de pesquisa e desenvolvimento. A Pop 110i em duas versões: a Rally, inspirada no universo da Africa Twin, em uma proposta off-road. A Vintage mira no cotidiano do surf com inspiração em uma linha scrambler. A XRE 300 explora o espírito adventure, com acessórios para grandes viagens. A NC 750X Touring mira no amante das longas distâncias. E a CB 1000R New Classic aposta na linguagem café-racer, acrescentando detalhes como pintura de tanque e rodas.

O que a CG 160 Titan S entrega

Referência no segmento street, em economia cada vez mais marcada pelos serviços de entrega, a CG ganha nova versão topo de linha, intitulada CG 160 Titan S. Inspirado na versão comemorativa aos 25 anos de mercado do modelo Titan, completados em 2018, o modelo mixa preto, vermelho e branco com grafismos diferentes.

Os lançamentos

Os novos modelos da família 650R entregam redução de peso e ganho na relação peso potência, com promessa de melhora no desempenho. A Honda ficou atenta também à necessidade do design agressivo. A naked CB 650R, em estilo definido pela fabricante como retrô minimalista, integra a família Neo Sports Café, e a superesportiva CBR 650R, diz a Honda, é fiel ao conceito de "Controle Total" que norteia as superesportivas da marca.

A família 500 chega ao mercado pela naked CB 500F, que recebeu um design mais agressivo, além de ajustes técnicos como embreagem assistida deslizante e revisão do sistema de escape. , A CB 500X traz como novidade, além do novo design, uma roda dianteira de 19 polegadas.

Estão no evento também as versões Special Edition dos modelos NXR 160 Bros, que traz como inspiração a linha CRF de competições; a XRE 190, em linhas que alegam inspiração adventure na família XRE; além da CB Twister, em cores que reforçam a pegada esportiva do modelo.

Ativações

• O público tem acesso a dois simuladores. Pode escolher grandes centros urbanos, em uma Elite 125. Ou uma pista de competição, participando de um campeonato de MotoGP.

• Nunca na história do Salão, a Honda teve um espaço exclusivo para a venda de peças de vestuário e acessórios oficiais da marca. A loja Honda Store estreou este ano.

O que você achou desse conteúdo?