Logo O POVO+
Derrame de petróleo causa morte de tartarugas no Brasil
Reportagem

Derrame de petróleo causa morte de tartarugas no Brasil

Enquanto Ibama e Marinha do Brasil não descobrem quem derramou petróleo cru no litoral do Nordeste, tartarugas já são as vítimas mais visíveis da tragédia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Até o momento não se sabe a origem do derramamento de óleo que atinge todos os estados do Nordeste, que somam mais de 15 tartarugas encalhadas e uma ave morta
 (Foto: KAYNARA MAIA / ACERVO AQUASIS FORTALEZA)
Foto: KAYNARA MAIA / ACERVO AQUASIS FORTALEZA Até o momento não se sabe a origem do derramamento de óleo que atinge todos os estados do Nordeste, que somam mais de 15 tartarugas encalhadas e uma ave morta

Mais de 15 tartarugas encalharam em praias afetadas pelo petróleo cru que foi derramado, criminosamente, em algum ponto do oceano Atlântico no litoral do Nordeste brasileiro. A informação é do site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), porém relatos e fotografias feitas por moradores da costa nordestina, ouvidos pelo O POVO, indicam uma quantidade maior. Boa parte dos animais não escapa porque ingeriu a substância tóxica.

Mancha de óleo atinge ao menos 105 praias do Nordeste

Substância encontrada no litoral nordestino é petróleo cru não produzido no Brasil, aponta laudo

No Ceará, segundo a bióloga Alice Feitosa, o Grupo de Estudos e Articulações Sobre Tartarugas Marinhas do Instituto Verdeluz atendeu seis ocorrências em Fortaleza e uma no rio Pacoti, próximo ao Porto das Dunas, em Aquiraz.

De acordo com o site do Ibama, na praia de Jericoacoara, no município cearense de Jijoca de Jericoacoara, distante 299,1 km de Fortaleza, uma tartaruga foi encontrada coberta de óleo em consequência do desastre ambiental que está em curso no Nordeste desde o último dia 30/8. O animal não resistiu ao ser transportado para reabilitação.    

No município de Trairi, a 124 km de Fortaleza, o biólogo Célio Alves Ribeiro, do Projeto Rizomas, enviou a fotografia do corpo de uma tartaruga encontrada morta e com manchas de óleo. O registro foi feito pela professora Gláucia Sena, no dia 24/9. Ela estava em uma atividade de campo entre as praias de Flecheiras e Guajiru. O animal foi enterrado.

Clique na imagem para abrir a galeria

No 7/9, por volta das 8h30min, o gerente de vendas Neto Rodrigues, avistou com a família pelo menos seis tartarugas mortas na beira da praia, entre a Barra do Cauípe, em Caucaia, até a praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante.

500 litros de óleo são recolhidos em praias do Ceará no fim de semana

Neto Rodrigues relata que, no dia 8/9, quando estavam retornando para Fortaleza pelo mesmo trecho, havia um golfinho morto. "Depois, no final de semana do dia 22/7, vimos muito piche entre as praias de Guajiru e Flecheiras, acho que tinha relação com as mortes. Não fotografei porque a maré estava enchendo e também não tinha feito a associação", explica Neto Rodrigues.

Para Muller Holanda, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama, é provável que haja muito mais ocorrências do que as registradas no mapa do órgão. Como o órgão não está percorrendo o litoral, depende das informações enviadas por parceiros que estão nos trajetos ou recebendo avisos de encalhes.

De acordo com assessoria de imprensa do órgão, em Brasília, "o Ibama e a Marinha do Brasil estão realizando uma série de levantamentos no mar. O helicóptero do Ibama está no Nordeste, fazendo o monitoramento das áreas atingidas. O Ibama usa uma outra aeronave (de asa fixa), equipada com sensores para detecção de óleo. Até o momento, não foi identificado na superfície da água pelo avião especializado ou por imagens de satélite", respondeu ao O POVO.

No último final de semana, equipes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), coletaram 500 litros do petróleo cru em nove praias cearense em situação mais crítica. Carlos Alberto Mendes, superintendente do órgão ambiental afirmou que uma equipe está de plantão (fone: 0800.275 2223) para atender novas ocorrências.

Pelos dados oficiais do Ibama, os estados onde mais encalharam tartarugas foram o Rio Grande do Norte (3) e Sergipe (3) e Ceará (3). Depois vêm Piauí (2), Pernambuco (2), Alagoas (1)  e Maranhão (1). Paraíba e Sergipe não registraram encalhes. Uma ave (bobo-pequeno) oleada foi resgatada na praia Cumbuco, no litoral cearense. Ele foi levada para a ONG Aquasis, em Iparana (Caucaia).    

Até aqui, quase um mês depois do desastre ambiental, Ibama e Marinha do Brasil não conseguiram identificar os responsáveis pelo derramamento do petróleo cru em oito dos nove estados do Nordeste. Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, o óleo não é de origem brasileira.

Bahia

Dos oito estados do litoral nordestino atingidos pela mancha de petróleo cru, desde 2/9, apenas a costa da Bahia não teve registro de praia invadidas pela substância tóxica

Fotos

À esquerda, tartaruga encalhada entre as praias de Flecheiras e Guajiru, em Trairi. Segundo o biólogo Célio Ribeiro, do Projeto Rizomas, ela apresentava machas de petróleo cru. Ao lado, tartaruga "oleada" encontrada em Fortaleza e levada para o Centro de Reabilitação da Aquasis

O que você achou desse conteúdo?