Logo O POVO+
Prefeitura faz limpeza preventiva de bocas de lobo e canais
Reportagem

Prefeitura faz limpeza preventiva de bocas de lobo e canais

Poder público municipal pontua ações para evitar inundações. A Capital terá plano emergencial para desabrigados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EM FEVEREIRO DE 2019, barragem do Cocó transbordou inundando casas no Conjunto Palmeiras (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES EM FEVEREIRO DE 2019, barragem do Cocó transbordou inundando casas no Conjunto Palmeiras

Após sete anos de estiagem, as chuvas de 2019 encheram o sertão de esperança e revelaram o despreparo da Capital para a chuva. Renato Lima, coordenador das regionais de Fortaleza e do Comitê da Quadra Chuvosa, afirma que desde agosto a Prefeitura de Fortaleza vem se preparando para a estação deste ano.

Mais de 8 mil bocas de lobo e 100 canais hídricos como lagoas foram limpos. "Nós queremos que chova sim. O Ceará precisa dessa bênção que é a chuva e por isso que desde o semestre passado estamos com diversas ações de preparação para a quadra chuvosa", afirma.

Na última sexta-feira, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foram limpos quatro canais nos bairros Bela Vista, na Regional III, e São Gerardo, na Regional I. A intenção é contemplar todas as regionais até o fim da quadra chuvosa. Para além de ações preventivas, um plano emergencial será montado.

Renato Lima explica que 24 postos de saúde da Capital estarão de prontidão para atender vítimas de possíveis enchentes. Também há previsão de distribuição de cestas-básicas, colchões, lonas e auxílio emergencial, nos casos necessários. "Tudo faz parte do nosso plano de contingência. Estamos tendo várias reuniões e ainda vamos continuar tendo, em parceria com o Governo de Estado, para atender essas famílias de áreas inundadas", diz.

Enquanto obras de infraestrutura de drenagem não têm início, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) segue um cronograma para mitigar deslizamentos, enchentes e melhorar a circulação e retenção de águas por rios e barragens. "É possível que com o andamento das nossas intervenções, já consigamos ter uma parte do problema da drenagem resolvida para assim não termos mais problemas com a chuva", pontua a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira.

Paralelo a isso, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos monitora a situação das barragens pra garantir a segurança das comunidades vizinhas. "Uma inspeção é feita antes da quadra chuvosa e, inclusive, nós sempre executamos antes do previsto na legislação. Outra é feita logo após a quadra, para checar se teve algum impacto nos reservatórios. Nós já temos a expertise em segurança de barragens", afirma Bruno Rebouças, diretor de operações.

Rio Cocó

A Secretaria Estadual das Cidades executa obras de dragagem e limpeza da vegetação aquática do Rio Cocó, em dois trechos - av. Paulino Rocha e BR 116; av. Murilo Borges e av. Engenheiro Santana Júnior. Serviço é orçado em R$ 15.506.585,46 e tem conclusão prevista para final de 2021.

O que você achou desse conteúdo?