Logo O POVO+
Ceará antecipa medidas de combate ao Covid-19
Reportagem

Ceará antecipa medidas de combate ao Covid-19

| CORONAVÍRUS | Ceará vai destinar R$45 milhões para prevenção e tratamento. A partir da próxima terça-feira, 17, o Ceará passará a realizar o exame para testagem do vírus
Edição Impressa
Tipo Notícia
Mulheres e meninas são as mais agravadas pela presença do coronavírus, informa o estudo  (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Mulheres e meninas são as mais agravadas pela presença do coronavírus, informa o estudo

Com 20 casos suspeitos em isolamento domiciliar, o Ceará vai destinar R$ 45 milhões para prevenção e tratamento de "eventuais casos de coronavírus" no Estado. O Governo do Estado anunciou ações de combate à doença ontem, 12, em live no Facebook do governador Camilo Santana. As medidas contemplam a compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes, bem como a ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. A partir da próxima terça-feira, 17, o Ceará passará a realizar o exame para testagem de coronavírus.

Do total de casos suspeitos no Estado, 15 notificações são em Fortaleza. Aquiraz, Caucaia e Quixadá contam com uma suspeita, enquanto o Crato tem dois casos em investigação, conforme boletim diário da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

As ações incluem ainda a preparação de equipamentos estaduais de saúde, treinamento e orientação das unidades hospitalares, acompanhamento dos casos e disponibilização de equipes de saúde para realização de triagem nas visitas a unidades prisionais.

Na tarde de ontem, o titular da Sesa, Dr. Cabeto, discutiu o plano de contingência e reiterou as ações de prevenção. "O Estado está preparado para casos mais complexos e que precisem de atenção e terapia intensiva, mas até o momento é importante frisar que não há casos de transmissão comunitária no Ceará", afirma. O secretário destacou que ainda não há indicativo de cancelamento de aula em escolas públicas e nem de eventos públicos, porém recomenda que pessoas com sintomas e na faixa de risco evitem aglomerações.

Na ocasião, foi anunciada a ampliação de 230 leitos em hospitais particulares da Capital. São 200 de enfermaria e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para o Interior, 100 novos leitos de enfermaria e 50 de UTI foram solicitados e serão destinados ao Hospital Regional Norte, ao Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim e ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Mudança que deve acelerar a confirmação ou descarte de casos, os testes serão feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará. Atualmente, o Estado realiza a coleta e envia as amostras para análise em outros Estados. Ontem, a Sesa pediu mais 1.500 kits de coleta ao Ministério. Outros 240 já haviam sido pedidos nesta semana.

O Hospital São José é a unidade de referência para pacientes com sintomas de coronavírus e que estejam em grupo de risco (idosos, pessoas com doenças que afetem a imunidade e que tenham viajado para locais contaminados). "Caso o HSJ tenha uma demanda muito acima do normal, nós já preparamos equipes de seis UPAs para coletar amostrar para exames", afirma a titular da Secretaria Municipal de Saúde. (Colaboraram Matheus Facundo e Lucas de Paula/Especial para O POVO)

 

Católicos

A Arquidiocese de Fortaleza cancelou a Caminhada Penitencial prevista para acontecer neste domingo, 15. Comunicado foi assinado pelo coordenador do evento, padre Antônio Francileudo.

 

O que você achou desse conteúdo?