Logo O POVO+
Perto de atingir ocupação máxima de UTIs, Fortaleza amplia 28 leitos para coronavírus
Reportagem

Perto de atingir ocupação máxima de UTIs, Fortaleza amplia 28 leitos para coronavírus

Até ontem, 30, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 geridos pela Sesa era de 97% na região de Fortaleza e 87% no Estado. Nos leitos municipais, a ocupação chegou a 92%. São 7.861 casos e 492 óbitos no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Hospital Leonardo da Vinci: assistência intensiva para pacientes de Covid-19 (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Hospital Leonardo da Vinci: assistência intensiva para pacientes de Covid-19

Perto da saturação, a rede de saúde pública do Ceará deve contar com mais 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) direcionados para pacientes infectados com a Covid-19. Ontem, 30, o Governo do Ceará abriu mais 18 leitos de alta complexidade no Hospital Leonardo da Vinci, adquirido para atendimento exclusivo de pacientes infectados com o novo coronavírus. Hoje, a Prefeitura de Fortaleza direciona 10 leitos de UTI do Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher) para ampliação da rede hospitalar em razão da pandemia.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 nas unidades sob gestão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é de 97% na região de Fortaleza e 87% no Estado, segundo a pasta informou na tarde de ontem. Até a abertura das unidades anunciada nesta quinta-feira, eram 465 leitos de UTI no Ceará especificamente para tratamento da infecção. Sendo 317 novos leitos de UTI adulto, 29 de UTI pediátrica e 119 já existentes para adultos que foram voltados para atenção a pacientes com o coronavírus. A pasta não informou quantos são localizados na Capital e quantos no Interior. Na rede municipal, até a tarde de ontem, eram 50 leitos em funcionamento no Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), com 92% de ocupação.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

"Quanto mais a gente tem aberto leitos de UTI, mais a demanda tem aumentado", avaliou o governado Camilo Santana em transmissão ao vivo nas redes sociais sobre a pressão na rede hospitalar. Na próxima semana, 30 respiradores para montagem de leitos de alta complexidade devem chegar ao Ceará. "Foi confirmada a decolagem do avião que trará 300 respiradores comprados para o Consórcio Nordeste, sendo 30 para o Ceará. Sairão sábado e chegarão no Brasil na quarta-feira", disse. Há ainda a expectativa de chegada de outros 94 respiradores (44 do município e 50 do estado) que haviam sido requisitados pelo Ministério da Saúde. Visto que a Justiça Federal determinou entrega imediada dos equipamentos.

Durante live em que anunciou os leitos de UTI do Hospital da Mulher para tratamento da Covid-19, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a compra de mais 100 respiradores de ventilação mecânica para viabilizar a montagem de mais leitos de terapia intensiva. Os aparelhos devem chegar neste fim de semana ou no início da próxima semana, conforme RC. "Tudo isso é uma tentativa de, com muita urgência e muita necessidade, garantir a ampliação de leitos de terapia intensiva. Não têm faltado esforços para diversificar as compras e buscar soluções criativas", afirmou o prefeito.

Roberto Cláudio informou que será criado um canal de comunicação centralizado para que os parentes sejam informados das atualizações da evolução médica e estado de saúde dos internados.

O Ceará registra 7.861 confirmações laboratoriais de Covid-19 e 492 mortes até ontem. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Sesa, atualizada às 17h04min. Do total, 5.970 casos diagnosticados e 381 óbitos são registrados em Fortaleza. São 148 municípios cearenses com confirmação da doença e 52 com mortes em decorrência da infecção. A taxa de letalidade do Estado está em 6,3%.

 

Brasil

País chegou a 85.380 confirmações laboratoriais de Covid-19. Foram 7.218 novos casos, novo recorde em um único dia. São 5.901 mortes registradas até ontem, 30. Do total, são 434 óbitos a mais do que o dia anterior.

 

O que você achou desse conteúdo?