Logo O POVO+
O POVO+: plataforma multistreaming de jornalismo e cultura é lançada
Reportagem

O POVO+: plataforma multistreaming de jornalismo e cultura é lançada

O POVO+ reúne reportagens multimídia interativas, documentários, livros, séries, podcasts, cursos e palestras, além do conteúdo do jornal. Iniciativa é a primeira da América Latina
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Uma plataforma com conteúdos jornalístico e também com cultura, entretenimento, arte, educação e opinião. Este é O POVO+, primeira área de multistreaming da América Latina lançada pelo Grupo O POVO nesta quarta-feira, 13.

“A ideia do O POVO+ surgiu em março de 2019 e tem como meta oferecer uma nova maneira de fazer e consumir informação, trabalhando diferentes linguagens e oferecendo narrativas plurais aos nossos assinantes”, afirma Filipe Dummar, head de Estratégia Digital do O POVO. “O objetivo é o mesmo que fez parte da nossa história até aqui: contar boas histórias e mostrar um Jornalismo cada vez mais crítico, intenso e cearense, uma missão que teve como ponto de partida o grande processo de transformação digital do Grupo O POVO”, destaca.

Filipe lembra os desafios no processo de construção de uma plataforma inédita. “As pessoas utilizam, cotidianamente, serviços de streaming de audiovisual, de podcasts, de cursos e de livros digitais, mas a O POVO+ é a primeira a reunir todos esses conteúdos em um só lugar - algo que é, definitivamente, inédito por aqui”, ressalta. “Este lançamento é uma oportunidade para reiterarmos nosso papel de agente transformador social por meio da informação, educação e cultura. É um compromisso que assumimos há 92 anos”, diz.

O processo de estudo e desenvolvimento levou um ano. Nesse tempo, o time de especialistas do Grupo O POVO realizou diversas análises estratégicas de novas cadeias de distribuição e conteúdos globais, avaliando experiências de grandes veículos de comunicação como The Washington Post, The New York Times e Business Insider.

Neste primeiro momento, o O POVO+ oferece sete categorias de conteúdo: séries e documentários, reportagens especiais, cursos e palestras, podcasts (conteúdo em áudio), livros digitais do acervo da Editora Dummar, colunistas e conteúdo das edições impressas, todos sob a curadoria de editores que farão os destaques periódicos na página inicial do site. Outros tipos de conteúdo deverão ainda ser acrescentadas nos próximos dias.

“Neste momento, é essencial falar de Jornalismo e cultura porque estamos vendo uma altíssima produção de conteúdo falso. A informação correta, uma apuração responsável e a educação são as únicas formas de combater esse mal”, afirma Erick Guimarães, diretor-executivo da Jornalismo do O POVO. “Quando o Grupo O POVO lança uma plataforma como essa, está reafirmando com o assinante um compromisso, que é o de oferecer o melhor conteúdo de jornalismo e entretenimento que é possível ser oferecido”, enfatiza.

“As empresas de comunicação estão percebendo que a audiência de programas jornalísticos está em ascensão, o que é um sinal de que as pessoas estão buscando mais informação, e não necessariamente só sobre a Covid-19. Teremos conteúdos abertos sobre a pandemia do novo coronavírus, mas também sobre outros temas, como o avanço do mar do Ceará, a Câmara de Vereadores de Fortaleza e mesmo os sobreviventes de Auschwitz”, enumera.


Conheça a plataforma O POVO+

Primeira plataforma multistreaming de jornalismo e cultura da América Latina, O POVO+ oferece conteúdo jornalístico, séries, documentários, cursos, livros digitais, debates online, programas ao vivo, podcasts e muito mais. Saiba alguns dos recursos e inovações oferecidos aos assinantes:


A home da plataforma

A página inicial da plataforma mostra diversos tipos de conteúdo, os quais são especialmente selecionados por curadores de cada seção como sendo os destaques do dia. O leitor poderá fazer um verdadeiro passeio virtual por reportagens especiais, colunas, séries e documentários, podcasts, livros digitais e materiais exclusivos do jornal. Nos próximos dias, outras categorias serão adicionadas, tais como programas ao vivo e fórum de discussão, o que vai enriquecer a diversidade de suportes midiáticos já disponível. A busca pode ser por palavra-chave ou pela consulta ao menu, que permite abrir todas as seções da plataforma de forma panorâmica.


O que você vai encontrar no O POVO+

Os curadores de cada uma das seções de conteúdo falam sobre a chegada da plataforma e a importância de oferecer mais uma opção de acesso à educação, comunicação e cultura.


Reportagens Especiais

A seção leva ao leitor análises aprofundadas sobre temas de destaque. Texto e imagem são trabalhados com esmero para dar ao leitor a experiência de proximidade e imersão em assuntos que fazem parte do cotidiano. Já possuem episódios disponíveis as reportagens “Raio-X da Câmara Municipal”, de Wanderson Trindade e Carlos Holanda e “Encontros e despedidas, uma versão da pandemia”, de Demitri Túlio e Júlio Caesar.


“O O POVO+ chega em um momento de profunda transformação do jornalismo e do mundo. E reafirma a disposição e coragem do O POVO em mudar, mantendo firme e ampliando pilares que o sustentam por mais de nove décadas: a grande reportagem, a investigação jornalística e a produção de conteúdos aprofundados. A decisão é fortalecer o jornalismo e apostar nas possibilidades que se colocam de recursos multiplataforma, de dados, de linguagens, e, assim, proporcionar novas experiências de consumo da informação” Fátima Sudário, editora-executiva de investigação do O POVO


Jornal & Colunistas

A seção de colunistas, já presente no jornal e no portal online, irá ganhar também um espaço de destaque na plataforma. Os jornalistas Plínio Bortolotti vai escrever sobre política e Luiz Viana, sobre inovação e tecnologia.

“Sem dúvida nenhuma, temos o melhor time de colunistas do Ceará, com nomes como Guálter Jorge, Fernando Graziani, Ricardo Moura, Neila Fontenele, Carlos Mazza, Érico Firmo, Henrique Araújo, Jocélio Leal, Eliomar de Lima, Lúcio Brasileiro e outros tantos talentos que já produzem colunas especialíssimas para o portal e impresso". Erick Guimarães, diretor-executivo de Jornalismo do O POVO


Livros Digitais

Para quem não abre mão da companhia dos livros e dos prazeres da leitura, o streaming de ebooks vai propiciar obras para os públicos adulto e infantojuvenil produzidas por autores consagrados, como “Sobre os Felizes”, de Socorro Acioli, “A Magia da Vida”, de Rita Upadhi e “A Memória das Coisas”, de Marília Lovatel.


“A partir de hoje, n´O POVO+, você encontrará livros para seu entretenimento e crescimento pessoal. Para a estreia da plataforma, a seleção de textos levou em conta a diversidade de autores, gêneros e temas. A cada mês, uma nova seleção de textos estará à disposição dos leitores”  Regina Ribeiro, editora executiva das Edições Demócrito Rocha


Séries & Docs

Diversas produções audiovisuais abordam temas como os ataques das facções criminosas no Ceará, cenário retratado no doc “Guerra Sem Fim” (direção de Demitri Túlio), a relação de artistas cearenses com a própria arte, tema de “Como Se Fosse Casa”, de Renato Abê, e histórias de pequenos negócios que saltaram com o investimento em microcréditos, vistas em “Transformação pelo Crédito”, reportagem da jornalista Bruna Damasceno.

“O O POVO+ abre uma janela para o assinante acompanhar grandes reportagens, entrevistas exclusivas, análises e até séries de ficção”  Chico Marinho, coordenador da TV O POVO e do Núcleo Audiovisual


Cursos & Palestras

O O POVO+ também será um espaço de educação, com a oferta de conteúdo de aperfeiçoamento dividido por temas.


“Com o streaming de cursos e palestras, os assinantes vão poder se aperfeiçoar a partir de videoaulas, palestras e falas de diversas pessoas renomadas que já passaram pelo Grupo O POVO. O usuário também terá a seu dispor diversos cursos de temáticas distintas, com o diferencial das múltiplas linguagens” Viviane Pereira, gerente pedagógica da Fundação Demócrito Rocha


Podcasts

A sessão de podcast acompanhará o assinante do O POVO+ no decorrer do dia, sempre informando com muita leveza e precisão assuntos que vão da política aos games, passando de forma leve e inteligente por áreas de conhecimento como a Filosofia.

 “A plataforma vai mudar o hábito de consumo de notícias, informações e entretenimento do cearense. A a área de podcast é para todos os públicos”PH Santos, gerente de Inteligência de Negócios do O POVO


Serviço:

Como acessar

Para acessar a nova plataforma basta entrar em mais.opovo.com.br. Se já é assinante do O POVO basta usar os mesmos dados de email e senha que já usava para entrar na área exclusiva. Quem não tem cadastro deve criar um login.

O acesso à plataforma se dá por meio de computadores ou smartphones com sistema operacional Android ou iOS. A assinatura é de R$ 1,99/mês nos três primeiros meses da contratação do serviço (promoção por tempo limitado), cobrada em cartões de crédito ou débito.

O que você achou desse conteúdo?