Logo O POVO+
Feiras de rua e filas em frente a lojas continuam em Messejana
Reportagem

Feiras de rua e filas em frente a lojas continuam em Messejana

Comércio no bairro desafia decreto de isolamento em vigor. Prefeito Roberto Cláudio afirma que fiscalização em Messejana tem sido intensa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRADICIONAL FEIRA de Messejana, em registro feito nesta quinta-feira, 11 (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima TRADICIONAL FEIRA de Messejana, em registro feito nesta quinta-feira, 11

Apesar de continuarem proibidas pelo poder público de Fortaleza, as feiras livres seguem ocorrendo. Em Messejana, bairro conhecido pelas feiras diárias, comerciantes já montavam suas barracas e exibiam seus produtos antes das 8 horas de ontem, quando O POVO circulou pela região. Além delas, chamam a atenção as filas que se formam em frente aos estabelecimentos autorizados a abrir.

Uma vendedora ambulante, que preferiu não se identificar, conta que o movimento estava menor. "Não está o movimento total não. Algumas pessoas ficam com medo da polícia que passa aqui e fecha", afirma se referindo às operações de fiscalização, que nesses casos acontecem mediante denúncias. "Mas aqui sempre foi movimentado. Na pandemia não parou completamente e agora com as lojas o pessoal faz fila", completa. Ela explica que tem duas filhas e não deixou de vender tapiocas e lanches com seu carrinho porque não recebeu o auxílio emergencial e seu esposo, mesmo empregado, ficou três meses sem receber salário.

Em frente a uma loja de calçados, pelo menos 20 pessoas já aguardavam pela abertura das portas, o que ainda levaria duas horas para acontecer. A primeira cliente da fila, que também preferiu não se identificar, diz que chegou às 7 horas no local. "Quando soube que abriu, vim logo. Quero me livrar das dívidas", expõe.

Segundo ela a maioria dos que estavam ali desejam quitar seus crediários e não havia recebido qualquer instrução da loja sobre o vencimento da conta ou outras formas de pagamento. "Como entram pouca pessoas por vez e o horário de funcionamento é menor, se não vier cedo a fila é grande e corre o risco de nem ser atendida", explica.

Desde o início da primeira fase da reabertura econômica em Fortaleza, na última segunda-feira, 8, fiscalização de órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado já dispersaram mais de 200 aglomerações e fecharam 101 estabelecimentos por descumprimento das normas da retomada. Balanço foi divulgado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) em live na noite desta quinta-feira, 11. Autuações foram contabilizadas até ontem, quarta-feira, 10.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a dispersão dos aglomerados em áreas públicas se deu de forma intensa nos bairros Vila Velha, Granja Portugal e Messejana, além da região do Mucuripe. "Tivemos atenção com algumas áreas de maior preocupação epidemiológica. São regiões que a gente atuou de forma mais integrada e intensa", frisa RC.

Sobre a operação em estabelecimentos, liderada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), foram alvo estabelecimentos que abriram sem autorização ou que não obedeceram o horário reduzido de funcionamento. Somente nesta quinta-feira, 11, a Agefis autuou 41 estabelecimentos. Órgão conta com auxílio da Guarda Municipal, da Polícia Militar do Ceará e da Vigilância Sanitária estadual.

"A operação é para tentar coibir o desrespeito às normas de abertura que foram estabelecida mas principalmente para gerar consciência, educação e responsabilidade compartilhada daqueles que não podes ser geradores de riscos, mas que tem que ser geradores de oportunidades econômicas de forma responsável", pontua o prefeito. (Com Mateus Facundo)

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Áreas de maior concentação

De acordo com a Agefis, alguns pontos do Centro são áreas de aglomeração constante. São elas rua José Avelino e entorno; Parque das Crianças; Praças da Lagoinha, dos Leões e do Ferreira; além das ruas Floriano Peixoto, Major Facundo, Barão do Rio Branco e avenida Duque de Caxias. Todos os locais são fiscalizados por equipes fixas ou volantes, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O que você achou desse conteúdo?