Sai José Sarto (PDT), entra o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Com o índice de desconhecimento do candidato com o eleitorado ainda em alta, pedetistas tiveram que improvisar para que a infecção de Sarto com o novo coronavírus não impactasse as agendas externas de campanha durante período de isolamento da doença.
Desde a segunda-feira, 5, compromissos de campanha do candidato têm sido tocados sobretudo por vereadores da base aliada pedetista e pelo prefeito. Na noite de ontem, Roberto Cláudio participou de carreata em defesa da candidatura no Conjunto Palmeiras. "Estamos enviando toda a nossa energia e todas as nossas orações pela pronta recuperação do nosso futuro prefeito", disse RC.
Em nota, a assessoria da campanha destacou que o evento teve atenção com cuidados contra a Covid-19. "Enquanto isso, vamos juntos, com força e coragem, dentro dos critérios, ocupar as ruas da Cidade e as redes sociais, enviando a mensagem do bem, da paz, da esperança e do amor para que Fortaleza continue avançando!", disse o prefeito.
Pega de surpresa com a confirmação da infecção de Sarto, a organização do PDT "se vira nos 30" para manter compromissos de campanha durante o período de cerca de duas semanas de isolamento do candidato. Desde segunda-feira, a equipe do partido tem realizado adaptações para que ele possa gravar sozinho vídeos para o Horário Eleitoral, de casa.
"Ele precisa de uma estrutura lá na casa dele, e isso está sendo providenciado com segurança", diz um assessor do candidato. A equipe destaca, no entanto, que Sarto já havia gravado muito material para rádio e televisão ao longo das últimas semanas. A situação, portanto, não deverá afetar o início do Horário Eleitoral.
A programação em rádio e TV, vista como trunfo do PDT para evitar maiores prejuízos com o afastamento forçado do candidato, começa oficialmente nesta sexta-feira, 9. Como Sarto ainda é menos conhecido que os principais adversários, a ideia é usar da ampla maioria da coligação do candidato no Horário Eleitoral para reverter o cenário.
Com quatro minutos do bloco para candidatos a prefeito, Sarto terá, sozinho, praticamente o tempo somado de todos os quatro principais adversários, Capitão Wagner (Pros, 1min30seg), Luizianne Lins (PT, 1min11seg), Heitor Férrer (Solidariedade, 1min2seg) e Renato Roseno (Psol, 18 segundos), que já disputaram eleições majoritárias em Fortaleza.
Na agenda de hoje, Sarto deverá participar, por videoconferência, de uma reunião de seu plano de governo para discutir propostas para a saúde. O evento será conduzido pelo coordenador do plano, o secretário Samuel Dias (PDT). Às 18 horas, o prefeito Roberto Cláudio entra em cena mais uma vez para outra carreata, desta vez nos bairros Dias Macedo e Serrinha.
Segundo a assessoria da campanha, Sarto estava bem e apenas com sintomas leves na noite de ontem.
Cautela
Na noite de ontem, Sarto divulgou vídeo de casa. Destacando estar bem, com sintomas leves e sob orientação médica, recomendou que pessoas que estiveram com ele a fazer teste para detectar a doença