O Grupo de Comunicação O POVO (Gcop) realinhou a gestão para melhor oferecer jornalismo e entretenimento às leitoras e aos leitores em todas as plataformas de produção de conteúdo. Desde o início do ano passado, e mesmo atravessado pela pandemia do novo coronavírus, um redesenho na estrutura interna da empresa e nas Redações - do impresso, do on-line e do rádio - vem potencializando a produção de informação de caráter coletivo e público.
Por questão de transparência e respeito à diversidade do universo de leitores e suas decisões na hora da busca por notícia, comunicamos que todas as plataformas de informação da empresa estão mantidas.
Há 93 anos, O POVO imprime história no papel e se atualiza com as transformações da engenharia jornalística. Agora, mais ainda, em extensões expandidas nas plataformas digitais. Notadamente no O POVO Online e no O POVO Mais (OP+). Dois veículos imprescindíveis para o cotidiano de Fortaleza, do Ceará e da Região Nordeste.
De acordo com o jornalista Erick Guimarães, diretor-executivo de Jornalismo do O POVO, há duas mudanças consolidadas. A primeira foi pensada no ano passado e reorganiza as editorias do Grupo de modo a potencializar a cobertura digital e impressa e se ajustar às demandas dos leitores.
"Estabelecemos editores digitais para cada unidade de cobertura para tornar cada vez mais relevante a produção de conteúdo digital. Reforçamos equipe de repórteres, estruturamos um núcleo de jornalismo de dados e mudamos a gestão de algumas áreas", explica Erick Guimarães.
A segunda mudança é no comando da Redação, com a saída de Arlen Medina Néri da Direção Geral de Jornalismo a pedido. A liderança do jornalismo do Grupo nas suas plataformas impressa e digital será compartilhada entre os jornalistas Erick Guimarães e Ana Naddaf. Os dois, que já eram diretores-executivos da área, agora incorporam as funções de Arlen Medina numa filosofia de trabalho que está sempre em construção.
Conforme Ana Naddaf, será uma gestão horizontal, dual e mais inclusiva ainda entre as plataformas do jornal impresso e as digitais: OP , OP Online, mídias sociais, audiovisual e podcasts.
A jornalista reforça que as plataformas receberam, além da nova configuração de editores digitais, repórteres especiais e investigativos, e foi formada uma equipe especialmente voltada para a plataforma multistreaming OP+.
Outra novidade para substanciar a pegada da reportagem em profundidade foi a reestruturação da área de Jornalismo de Dados. O repórter investigativo Cláudio Ribeiro se junta à recém-contratada jornalista Thays Lavor, com mestrado no assunto e diretora da Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji), e ao historiador Sérgio Falcão. É um trabalho conjunto, também, com o time de big data da diretoria de Estratégia Digital do Gcop.
Ainda no campo das novidades, o Gcop criou a Diretoria de Rádios. A coordenação das ações, a partir de hoje, está sob a responsabilidade do jornalista Jocélio Leal, um dos principais colunistas do GCOP. Ele estará à frente da produção de conteúdos na O POVO/CBN (FM 95.5), na O POVO AM 1010 e na CBN Cariri (FM 93.5).
Há nove décadas, o Grupo de Comunicação O POVO vem transformando sua estrutura de jornalismo para oferecer relevância à produção de conteúdo. A ideia, conta Ana Naddaf, é influenciar e ser influenciado pelas mais diversas mudanças na sociedade e no hábito de consumir informação.
"Transformação é uma constância no O POVO, mas que, desde as comemorações dos 90 anos, vem se intensificando com a integração de toda a produção de conteúdo jornalístico e a área de estratégia digital. As últimas mudanças, no entanto, não são para a criação de um novo produto ou um novo projeto editorial e gráfico. Estas mudanças são reflexo da permanente busca pela melhoria do que produzimos, do que investigamos, das histórias que contamos", observa a diretora-executiva de Jornalismo do Grupo.
Ana Naddaf reafirma o compromisso do Gcop na manutenção de sua edição impressa, por reconhecer o valor do suporte e pelo respeito aos leitores deste produto. No entanto, sem deixar de investir em novas ferramentas e em estratégias para atender o leitor de outras plataformas. "Estamos ampliando as possibilidades dos nossos suportes digitais, principalmente do nosso mais recente produto, o O POVO+. A plataforma multistreaming de jornalismo, educação e cultura, que foi lançada em maio de 2020, e já conquistou o prêmio internacional Latam Wan-Infra Digital Media Awards". Uma das mais importantes premiações do jornalismo digital da América Latina e com projeção mundial.
Todas as transformações no jornalismo do O POVO sempre foram pautadas pela participação direta do leitor e baseadas em um olhar sobre as mudanças nas formas de se consumir informação.
Ana Naddaf, diretora-executiva de Jornalismo do O POVO, observa que o diálogo com o leitor é facilitado por canais de participação já consolidados. "Mantemos o cargo de ombudsman, hoje exercido pela jornalista Juliana Matos Brito (foto), e também o nosso Conselho de Leitores, que permanentemente nos envia críticas e sugestões para melhoria do jornalismo que fazemos", afirma a jornalista.
O Grupo de Comunicação O POVO também ampliou o acompanhamento de dados e métricas criando estruturas internas para auditar tanto a audiência como a experiência do leitor nas mais diversas plataformas.
Dois jornalistas passam a lidar com novas possibilidades para o leitor. Na editoria de Opinião, a coordenação agora é de Guálter George. Ele passa a cuidar de todas as áreas que trabalham com a análise da informação, com os colunistas e os articulistas do O POVO.
Plínio Bortolotti, colunista e debatedor do Debates do POVO na Rádio O POVO/CBN, é o novo editorialista-chefe e editor de Diversidade e Inclusão do Grupo. Além disso, o jornalista segue coordenando, ao lado de Daniela Nogueira - que também é a assessora de comunicação do Grupo -, o Curso Novos Talentos, responsável por treinar estudantes de Jornalismo sobre aspectos teóricos e práticos da profissão.
Depois de 15 anos à frente da Diretoria Geral de Jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO (Gcop), o jornalista Arlen Medina Néri, a pedido, deixou a empresa. Ao todo, foram 24 anos de trabalho entre as Redações do O POVO e a cargos ligados à Presidência do Gcop.
Arlen Medina Néri é o jornalista que mais tempo ocupou o cargo da Diretoria Geral de Jornalismo do O POVO. Durante a trajetória, coordenou ao lado de outros profissionais uma das Redações mais premiadas e reconhecidas na produção de conteúdo jornalístico do Nordeste e do País. Sua geração é responsável, por exemplo, pela conquista de 12 dos 14 prêmios Esso de Jornalismo que o jornal possui.
Na semana passada, por ocasião de sua despedida, Arlen Medina declarou que teve "muita satisfação de ter chefiado um time aguerrido e combativo - que sabe a exata importância da comunicação nestes tempos em que o jornalismo é posto à prova".
Dos 93 anos de história do O POVO, Medina esteve presente em quase 27 deles. De repórter, passando por colunista de Política, editor e coordenador geral de jornalismo. "Sou muito grato por isso. Também sou grato a todos os que me chefiaram e a todos os que chefiei. É fundamental destacar a confiança infinda que tive dos presidentes Demócrito Dummar (que me entregou a uma função recém-criada, em 2006) e Luciana Dummar (que chancelou minha permanência no cargo desde 2008). Tenho ainda gratidão pelo suporte a mim conferido pelo presidente-executivo João Dummar Neto".
Ao deixar o Gcop, o jornalista lembrou o que repetia Demócrito Dummar, seguido por seus sucessores: "O POVO é mais que um jornal. É uma Instituição".
A afirmação, segundo Arlen Medina, traduz "a noção de institucionalidade que guia O POVO na defesa das boas causas e das bandeiras do multilateralismo, da livre iniciativa, do regionalismo, do respeito inconteste à diversidade, de dar voz às minorias e de celebrar superlativamente o que tem de ser festejado".
Para o jornalista, formado na Universidade Federal do Ceará, a tese de Demócrito "é o que manteve e mantém O POVO como fiador de uma causa legítima do jornalismo em conexão com os vários matizes sociais, econômicos, políticos, intelectuais e culturais".
O OP+ (mais.opovo.com.br) é uma plataforma multistreaming de jornalismo, cultura e educação que foi lançada em 13 de maio de 2020. O POVO conquistou o primeiro lugar na 6ª edição do Prêmio Latam Wan-Ifra Digital Media Awards, uma das mais importantes premiações do jornalismo digital da América Latina e com projeção mundial. O reconhecimento veio na categoria "Best Paid Content Strategy" (melhor estratégia em conteúdo pago).
>> Para conhecer mais sobre o OP+, acesse https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2020/05/13/o-povo+--plataforma-multistreaming-de-jornalismo-e-cultura-e-lancada.html
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