O setor de eletroeletrônicos inicia o segundo semestre de 2022 lançando mais de 2 mil produtos. Em ano de Copa do Mundo, é apresentado ao consumidor a TV de 98 polegadas. E em meio à chegada do 5G no Brasil, chega ao consumidor as casas inteligentes, com os cômodos da residência totalmente conectados e controlados por inteligência artificial.
A indústria de eletrônicos busca reabilitação após uma primeira parte de ano complicada e chegar a R$ 150 bilhões em negócios no varejo até o fim do ano.
Em meio à inflação, câmbio e juros em alta, o consumo no mercado diminuiu e os custos de produção continuaram altos. Nos primeiros cinco meses de 2022, o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos apresentou retração de 24% nas vendas ao varejo quando comparamos ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
A avaliação é que o cenário é o mais desafiador para o setor desde o início da retomada. Isso porque, quando a pandemia iniciou, em que veio a necessidade de isolamento, as pessoas buscaram equipar melhor suas casas, montar a estrutura para o home office, ter mais conforto a partir da tecnologia. Mas, em 2022, tem sido diferente.
Considerando a série histórica dos últimos cinco anos, em média, o setor comercializava em torno de 36 milhões de produtos nos primeiros cinco meses do ano. Neste ano foram 31,49 milhões, o que é uma parcela 13% menor que a média.
O levantamento da Eletros reconhece que o poder de compra da população está deprimido, inibindo novas aquisições, ainda mais num momento em que a taxa Selic está em alta, impedindo com que o consumidor busque crédito para adquirir produtos.
Mas a indústria vê potencial de retomada ainda neste ano. Com a retomada das contratações no mercado de trabalho formal, o setor espera que neste segundo semestre o apetite de consumo melhore. De imediato, para fortalecer as vendas, o foco tem sido num mercado premium ávido por novidades.
Voltando à versão presencial após dois anos, a Eletrolarshow chega à 15ª edição com mais de 10 mil produtos expostos, 700 expositores e mais de 27 mil presentes. O CEO do Grupo Eletrolar, Carlos Clur, explica que o evento é uma oportunidade para a cadeia de indústria e varejo observar as novidades do mercado e definir estratégias de como encaminhar os novos recursos aos consumidores.
Foi na Eletrolarshow que em 2019 chegou ao Brasil um protótipo, que no primeiro olhar parecia “futurista”, de smartphone com tela dobrável. Poucos anos depois, o conceito já está nas lojas.
“(É crescente) A quantidade de segmentos em que a Eletrolar atua, como a de celulares, climatização, TV, agora o mercado de games e mobilidade urbana (bicicletas elétricas) que têm crescido bastante. A nossa feira e o nosso mercado está sempre impulsionado pelos lançamentos, esse ano também lançamos uma plataforma focada em conectar a indústria e o distribuidor ao pequeno varejista para que tenham acesso a marcas e produtos de maneira rápida”, destaca o executivo ao mencionar o marketplace B2B.
Mas em meio às novidades, o que se destacam são os preços. Segundo Carlos, o mercado premium é a tendência e tem recebido o foco das marcas. “E o que mais vai continuar a revolucionar o mercado são os produtos interativos e a casa conectada”. No entanto, em meio ao momento conturbado da economia, produtos com melhor custo x benefício tendem a ganhar a preferência mesmo em meio ao público mais abonado.
*O jornalista viajou a São Paulo a convite do Grupo Eletrolar
APOSTAS DO MERCADO DE ELETRÔNICOS
TV Semp TCL 98"
Chega às lojas do Brasil em setembro a série de lançamentos da Semp TCL. São nove modelos, sendo o principal, o C735, que possui a maior tela de TV no Brasil, com 98 polegadas. Além do tamanho, a TV ainda conta com um processador com inteligência artificial que promete mais cor e contraste quadro a quadro. Tamanha tecnologia deve chegar às lojas custando aproximadamente R$ 40 mil.
Câmera inteligente Elsys
A Elsys lança neste semestre uma linha de produtos de segurança. Entre os produtos está a câmera inteligente 360º, que vem atender às demandas de monitoramento internas, como casas, empresas, crianças, funcionários e pets, por exemplo. O equipamento é conectado via Wi-Fi e permite ao usuário interagir por áudio e vídeo, em tempo real, por meio de app no smartphone. O consumidor pode encontrar o produto por R$ 350. Há ainda a oferta de serviços adicionais, como gravação em nuvem, com planos diferentes, que guardam dados por 3, 7 e 30 dias, variando de R$ 11,90 a R$ 47,90.
Smartphone gamer ZTE
A ZTE, marca chinesa do setor de tecnologia, está estudando trazer ao Brasil o modelo ZTE RedMagic 7 5G, um smartphone gamer com display de 6.8 polegadas AMOLED (FHD ) e taxa de atualização de 165 Hz, câmera tripla de 64 MP, 256 GB ROM 18 GB de RAM e processamento Qualcomm Snapdragon 8ª geração. A Usina de Vendas Distribuidora é o distribuidor oficial da marca no Brasil e pode trazer o modelo.
Desempenho dos Segmentos de Eletrônicos no Varejo (em Milhões de produtos vendidos)
Ar Condicionado
2018: 992,6 mil
2019: 1,17 milhão
2020: 1,14 milhão
2021: 1,58 milhão
2022: 1,01 milhão /-36%
TV
2018: 5,71 milhões
2019: 5,11 milhões
2020: 4,65 milhões
2021: 4,61 milhões
2022: 3,76 milhões /-19%
Linha Branca
2018: 5,47 milhões
2019: 6,40 milhões
2020: 4,86 milhões
2021: 6,62 milhões
2022: 5,0 milhões / -24%
Linha Portátil
2018: 25,01 milhões
2019: 28,05 milhões
2020: 21,42 milhões
2021: 26,19 milhões
2022: 21,73 milhões /-17%
Fonte: Eletros