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Pesquisa de recall é base para definição de estratégias de comunicação
Reportagem

Pesquisa de recall é base para definição de estratégias de comunicação

Marcas internacionais são destaques no setor Top do Top e Área Social ou Ambiental. Esta reportagem encerra o especial sobre as marcas mais lembradas pelos cearenses segundo pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023
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A edição 2022-2023 do Anuário do Ceará é composta por 680 páginas e 14 capítulos (Foto: Reprodução )
Foto: Reprodução A edição 2022-2023 do Anuário do Ceará é composta por 680 páginas e 14 capítulos

Com a mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos e a introdução de novos nomes nos diferentes setores, fica mais difícil criar estratégias para se destacar nos segmentos de atuação e ser a marca mais lembrada pelo cearense em levantamento de recall.

Por isso, a importância de manter a pesquisa Anuário Data Folha Top of Mind que aponta se as estratégias de comunicação adotadas tanto pelas marcas cearenses, como as nacionais e internacionais que atuam no Estado, estão surtindo efeito na mente e no coração da população do Ceará.

Nesta edição, algumas novidades, como a estreia, na lista de categorias, da Marca de Carro, e o retorno da categoria Jornal.

Além de, pelo segundo ano consecutivo, foram incluídos os setores Marca que Representa o Ceará e Área Social ou Ambiental.

Este último se faz relevante quando toda a agenda mundial está focada no sustentável e em pautas que envolvam Ambiental, Social e Governança, conhecidas como práticas de ASG.

Em suma, a pesquisa englobou nove setores e 23 categorias e os resultados foram obtidos com as respostas espontâneas à pergunta “Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em…?”.

Com os dados em mãos, são divulgadas as marcas, seja nacional, regional ou internacional, mas as mais lembradas na mente do cearense.

O resultado, portanto, reflete estratégias bem executadas, assim como sinaliza oportunidades e vácuos, como na categoria Área Social ou Ambiental, em que 60,2% dos entrevistados não souberam informar numa marca.

Outro exemplo são os 45,3% dos entrevistados que não lembram sequer um nome de uma empresa de segurança.

“Ficam a reflexão e a oportunidade de aproveitar o espaço na mente dos consumidores. Por outro lado, os dados mostram empresas que não existem mais ou diminuíram sua presença no mercado, no entanto, são lembradas até hoje”, convida para a reflexão a editora-executiva do Anuário do Ceará, Joelma Leal.

Após dois anos com o levantamento sendo realizado por telefone, por causa da pandemia de Covid-19, o questionário voltou a ser aplicado presencialmente.

Para a editora-executiva o desafio é gigante, levando em conta que o branding ainda é pouco compreendido e bem mais complexo que vender produto ou serviço.

“O Anuário Datafolha Top of Mind segue como aliado para o mercado ao funcionar como base de parâmetros concretos e menos achismos. A partir do levantamento, agências e consumidores têm acesso a argumentos científicos e a uma importante baliza em segmentos diversos”, conclui Joelma.

Alexandre Medina Néri, diretor de Negócios e Marketing do O POVO diz não ser à toa que as empresas e as agências de publicidade redefinem rotas e mudam de posicionamentos e condutas a partir dos fatores determinantes da pesquisa.

“Ela contribui para balizar estratégias a serem executadas para bem vender produtos e serviços. Afinal, ser o primeiro lembrado na mente do consumidor é o que toda marca quer”, ressalta o executivo.

Já para O POVO é uma responsabilidade "enorme" divulgar esses dados e respaldar as ações do mercado.

“A partir da credibilidade que o Grupo tem, ao longo dos seus 94 anos de história, conquistou a confiança do leitor e o reconhecimento da sociedade tanto na dedicação ao jornalismo de excelência quanto na contribuição às estratégias de mercado. Tudo é informação bem trabalhada, apurada e verificada”, conclui Néri.

Confira todos os resultados do Anuário Datafolha Top of Mind

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.

Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

Veja outros resultados do Anuário Datafolha Top of Mind

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Conheça a marca cearense mais lembrada pela população do Estado

De uma padaria em Fortaleza a referência nacional no setor industrial e comercial de alimentos, é assim que a M. Dias Branco S.A conquista, desde 1953, o paladar e as casas em todo o País.

E é a vencedora da categoria Marca que Representa o Ceará pelo segundo ano consecutivo.

A M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) obteve 11% das menções. O percentual é ainda maior no recorte das classes A e B, atingindo 14,6%.

Anuário Datafolha Top of Mind - Marca que Representa o Ceará Geral

Jonas Piancó, gerente de Marketing da empresa, conta que a Fortaleza foi a primeira marca a entrar no portfólio da companhia M. Dias Branco e hoje é líder nacional em massas e biscoitos.

“A marca está apoiada nos valores de tradição, carinho e família. Fazendo-se presente na cozinha e na vida dos cearenses com um amplo portfólio e vem conquistando o coração de seus consumidores desde a infância, em incontáveis momentos de troca e afeto. A marca Fortaleza já se tornou, de geração em geração, parte da memória afetiva do cearense”, explica o gerente.

Segundo o Piancó, a marca está sempre próxima do seu consumidor, entende suas necessidades, seja para a ampliação do portfólio ou na forma de se comunicar.

“Com forte presença nos pontos de venda, mantendo a qualidade de seus produtos e em campanhas de comunicação, a Fortaleza compartilha histórias e lembranças únicas que fazem da marca uma grande parceira de gerações”, informa o gestor.

O balanço do primeiro trimestre de 2022 mostra que, após dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid-19, o lucro líquido cresceu 152% nos três primeiros meses do ano, chegando aos R$ 37,8 milhões. Em 2020, em igual período foi R$ 137 milhões.

O aumento da receita no período ajudou com R$ 1,8 bilhão, numa subida de 26,8% ante o ano anterior. Os volumes vendidos aumentaram em cerca de 5%.

Anuário Datafolha Top of Mind - Marca que Representa o Ceará AB

Outras marcas citadas nesta categoria do Anuário Datafolha Top of Mind são a cachaça Ypióca (2,2%), atualmente parte da multinacional Diageo, São Gerardo (1,2%) uma clara menção ao refrigerante São Geraldo, de Juazeiro do Norte (CE), além de Cajuína, Café Santa Clara, Ceará Sporting Club, Esmaltec, Governo do Estado do Ceará, Indaiá e Verdes Mares (1%, cada), entre outras.

Chama a atenção o índice dos que não souberam responder, que saltou de 29,9%, em 2021, para 42,5%, em 2022. Um ponto de atenção para as marcas trabalharem a comunicação na categoria.

Nike
Nike

Empresas internacionais são destaque no Top do Top

Na edição 2022-2023 da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, apenas marcas internacionais se destacam e assumem a liderança na mente dos cearenses no setor Top do Top.

O resultado é o mesmo apresentado na edição anterior, porém, com percentuais diferentes. As vencedoras são Nike (que passou de 4,5% para 6,6%), Nestlé (de 5% para 5,3%), Coca-Cola (de 6,8% para 5,1%) e Samsung (de 7,2% para 4,8%).

O empate técnico é registrado considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Pela primeira vez a Nike aparece no topo do ranking das mais lembradas. A marca que mais liderou a pesquisa na categoria Top do Top foi a Coca-Cola com 15 conquistas, em 15 edições. A Nestlé aparece em seguida com cinco vitórias e a Samsung com três.

Outras empresas lembradas foram: Omo (3,9%), O Boticário (3,3%), Natura (2,4%), Adidas (2,2%), Sadia (2%), entre outras menos citadas. A taxa dos que não souberam informar o nome de uma marca subiu de 4,3% para 7,8%.

Anuário Datafolha Top of Mind - Marcas Top do Top Geral 


No recorte de classes A e B, a primeira colocação segue com o mesmo grupo: Coca-Cola (8,6%), Nestlé (7,9%), Nike (6,2%) e Samsung (5,3%) com a novidade da marca Omo, que alcançou 5,4% das menções.

Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike do Brasil enfatiza que a marca tem como premissas fazer o possível para expandir o potencial humano.

“Acreditamos que o esporte tem um poder transformador e tem uma importância quando incluímos histórias, origens e orientações diversas, de pessoas diferentes”, comenta.

Em maio deste ano, o nome completou 50 anos e mantém como foco o atleta, seja ele profissional ou amador.

“A Nike existe para trazer inspiração e inovação a todos e todas as atletas do mundo. E para nós, se você tem um corpo, você é um atleta”, finaliza.

Com sede em Beaverton, Oregon, nos EUA, a Nike, Inc. inclui as marcas Nike, Converse e Jordan.

Anuário Datafolha Top of Mind - Marcas Top do Top AB

Já a Omo busca na tecnologia suas inovações para estar presente na casa dos brasileiros e declara ser a marca líder no mercado de detergentes para roupas. O propósito é tornar a marca cada vez mais sustentável.

"Foi pensando nisso que criamos o "Poder do Somos", um reflexo do que Omo acredita ser a ponte para a construção de um futuro limpo: o poder do coletivo. Tudo isso por meio de uma série de ações da marca para trazer mudanças significativas para a vida dos consumidores e para o meio ambiente, desde formulações com ingredientes biodegradáveis até o aumento do uso de plástico reciclado nas embalagens”, declara Vinícius Menezes, gerente de Marketing da Omo.

Prédio sustentável da Natura
Prédio sustentável da Natura

Setor Área Social ou Ambiental ainda tem margem para crescer

A pandemia da Covid-19 evidencia a ligação mundial que todos os territórios têm e torna emergencial a necessidade de ações e práticas sociais, ambientais e de governança coorporativa necessárias para preservarmos a vida no planeta.

Todas estas questões interferem diretamente no comportamento e no modo de consumo. Repensando as matérias-primas utilizadas, o impacto que causa no ambiente, a reciclagem e reuso de produtos e uma economia mais circular e consciente.

Para isso, as marcas devem assumir seu papel responsável e de transparência com o cliente.

Pela segunda edição consecutiva no Anuário Datafolha Top of Mind, Área Social ou Ambiental chama atenção pelo baixo índice das respostas, o que mostra que as marcas ainda têm muito a evoluir ao comunicar sobre o setor.

Mas Natura e Ypê se destacam e empataram na primeira colocação com 4,1% e 2,4%, respectivamente, na pesquisa com a população cearense em geral.

O empate técnico foi constatado entre as duas, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos nesta edição.

Anuário Datafolha Top of Mind - Área Social ou Ambiental Geral

Ithamar Guerra, diretor regional da Natura, reforça que o valor e a longevidade de um negócio estão diretamente ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e para o desenvolvimento sustentável.

“Acreditamos em um futuro melhor para o planeta, com o propósito de crescimento sustentável a partir da ciência, da inovação e da sabedoria das comunidades que integram a nossa rede de relações”, diz.

Essa crença é colocada em prática de diversas formas, seja por meio do desenvolvimento de cosméticos que contribuem para a conservação da biodiversidade brasileira, da promoção do desenvolvimento socioeconômico da nossa rede ou da aceleração da jornada de digitalização e transformação organizacional.

A Natura entende que todos somos interdependentes e que a sociedade compartilha com governos e empresas a responsabilidade de encontrar soluções para um futuro mais sustentável.

Pensam ser fundamental o engajamento das pessoas no fortalecimento de novos modelos de consumo, fazendo escolhas pautadas em um propósito que seja positivo para todo o planeta.

“Acreditamos que os cearenses se identifiquem com as nossas crenças, além de prezar por produtos que façam bem para o meio ambiente sem ter que abrir mão de máxima performance, naturalidade e sensorialidade. Nos sentimos muito honrados com esse reconhecimento, que fortalece ainda mais a nossa jornada de geração de impacto social, econômico e ambiental positivo”, finaliza.

Já a Ypê é uma empresa brasileira que tem mais de seis mil funcionários e é líder em categorias do segmento de limpeza. A matriz é em São Paulo (SP) e conta com mais quatro unidades.

Um dos projetos da empresa é a parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, chamado de Florestas Ypê.

Iniciado em 2007, tem o objetivo de preservar mananciais e consiste no plantio de mudas de árvores nativas em regiões de mata ciliar. Em 2020, foi atingida a marca de 1 milhão de mudas plantadas em áreas de preservação permanente e de reserva legal.

Outras marcas citadas na pesquisa foram a Nestlé (1,8%), Greenpeace (1,6%), Ecofor e Ibama (com 1% cada), entre outras menos lembradas.

Anuário Datafolha Top of Mind - Área Social ou Ambiental AB

No recorte de classes A e B não há vencedores em decorrência dos baixos índices. Em relação à taxa dos que não souberam nomear uma marca, houve um crescimento no percentual, tendo atingido na pesquisa atual 60,2%.

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