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O apelido Boris foi uma herança do pai que tinha uma certa semelhança com o ator britânico Boris Karloff.
Por viver na companhia do pai, ainda jovem, recebeu com amor o codinome que mais tarde se tornaria a marca de ótica mais lembrada pelos cearenses e seu sobrenome no papel, em 2004.
José Airton Boris Ponte, 73, ou melhor, senhor Boris, como é conhecido por todos desde a segunda infância já mostrava a facilidade em empreender, comunicar-se e, ainda, ser marqueteiro.
Venda de água em quartinha (vaso de barro) na estação, sandálias no interior da vida e óculos escuros nas ruas de Fortaleza são alguns exemplos da aptidão para o comércio varejista.
No seu caso, o pouco estudo não fez diferença para conseguir chegar aonde desejava. O que facilitou seu caminho?
As boas amizades que fez pela vida e, segundo os próprios amigos, o jeito único de reunir em seu caráter qualidades como carinhoso, simpático, honesto, trabalhador e agradável.
Senhor Boris coloca ainda nessa conta estar sempre disponível para servir, o sorriso no rosto, a esposa Fátima, e os filhos, especialmente os que fazem parte da empresa familiar, Clayton e Ângelo.
Apesar de responder como presidente, além de fundador das Óticas Boris, que completará 50 anos em 2023, descreve seu papel mais como um conselheiro, pois o filho Clayton já assumiu os negócios e conta com o apoio do irmão Ângelo para a parte administrativa.
Os anos difíceis e o atual momento econômico não desanimam Boris, que aprendeu com o pai a nunca transferir a responsabilidade e culpar ninguém pelos períodos difíceis, que já foram muitos ao longo da vida.
Da mãe vem o dever de ser honesto em qualquer ocasião, a qualquer hora, do trabalho até a vida pessoal.
Para os filhos transmite o que julga correto tanto para si como para a sociedade. E não fazer com os outros o que não quer para si.
Sente-se feliz por poder trabalhar com os dois lado a lado e, apesar de já ter se aposentado há 12 anos, prevê no mínimo mais cinco no dia a dia dos negócios.
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Expediente
Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Coordenação e edição: Beatriz Cavalcante e Irna Cavalcante
Edição de design e identidade visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Edição de fotografia: Julio Caesar
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Texto: Carol Kossling
Fotografia: Aurelio Alves e Jílio Caesar
Recursos visuais: Beatriz Cavalcante
Produção Geral: Carol Kossling
Audiovisual: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves e Júlio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes e Abdiel Anselmo (edição).