Logo O POVO+
Óticas Boris: o camelô que criou a ótica mais lembrada do Ceará
Reportagem

Óticas Boris: o camelô que criou a ótica mais lembrada do Ceará

| José Airton Boris Ponte | O fundador da Boris, que completará 50 anos de atividades no próximo ano, tem muito orgulho da sua história que começou nas ruas do Centro de Fortaleza. Hoje, a marca é a mais citada há 14 anos pela população, de forma espontânea no segmento óptico, na pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 02-11-2022: PROJETO LEGADOS. EMPRESA-OTICAS BORIS (FOTO: AURÉLIO ALVES)  (Foto: fotos AURÉLIO ALVES)
Foto: fotos AURÉLIO ALVES FORTALEZA-CE, BRASIL, 02-11-2022: PROJETO LEGADOS. EMPRESA-OTICAS BORIS (FOTO: AURÉLIO ALVES)

 

 

Quer saber mais da história da Óticas Boris e outras curiosidades? CLIQUE AQUI

O apelido Boris foi uma herança do pai que tinha uma certa semelhança com o ator britânico Boris Karloff.

Por viver na companhia do pai, ainda jovem, recebeu com amor o codinome que mais tarde se tornaria a marca de ótica mais lembrada pelos cearenses e seu sobrenome no papel, em 2004.

José Airton Boris Ponte, o senhor Boris, conta com orgulho a trajetória árdua que o tornou comerciante renomado(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES José Airton Boris Ponte, o senhor Boris, conta com orgulho a trajetória árdua que o tornou comerciante renomado

José Airton Boris Ponte, 73, ou melhor, senhor Boris, como é conhecido por todos desde a segunda infância já mostrava a facilidade em empreender, comunicar-se e, ainda, ser marqueteiro.

Venda de água em quartinha (vaso de barro) na estação, sandálias no interior da vida e óculos escuros nas ruas de Fortaleza são alguns exemplos da aptidão para o comércio varejista.

No seu caso, o pouco estudo não fez diferença para conseguir chegar aonde desejava. O que facilitou seu caminho?

As boas amizades que fez pela vida e, segundo os próprios amigos, o jeito único de reunir em seu caráter qualidades como carinhoso, simpático, honesto, trabalhador e agradável.

Senhor Boris coloca ainda nessa conta estar sempre disponível para servir, o sorriso no rosto, a esposa Fátima, e os filhos, especialmente os que fazem parte da empresa familiar, Clayton e Ângelo.

Apesar de responder como presidente, além de fundador das Óticas Boris, que completará 50 anos em 2023, descreve seu papel mais como um conselheiro, pois o filho Clayton já assumiu os negócios e conta com o apoio do irmão Ângelo para a parte administrativa.

Ainda hoje, senhor Boris circula pelas lojas e atende clientes pessoalmente, e alguns gostam de registrar esses momentos(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Ainda hoje, senhor Boris circula pelas lojas e atende clientes pessoalmente, e alguns gostam de registrar esses momentos

Os anos difíceis e o atual momento econômico não desanimam Boris, que aprendeu com o pai a nunca transferir a responsabilidade e culpar ninguém pelos períodos difíceis, que já foram muitos ao longo da vida.

Da mãe vem o dever de ser honesto em qualquer ocasião, a qualquer hora, do trabalho até a vida pessoal.

Para os filhos transmite o que julga correto tanto para si como para a sociedade. E não fazer com os outros o que não quer para si.

Sente-se feliz por poder trabalhar com os dois lado a lado e, apesar de já ter se aposentado há 12 anos, prevê no mínimo mais cinco no dia a dia dos negócios.

Para o futuro da marca deseja expandir as franquias por todo o Estado. Confira o bate-papo exclusivo com O POVO sobre lembranças, família, valores, trabalho, empreendedorismo e vida.

Quer saber mais da história da Óticas Boris e outras curiosidades? CLIQUE AQUI

Expediente

Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Coordenação e edição: Beatriz Cavalcante e Irna Cavalcante
Edição de design e identidade visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Edição de fotografia: Julio Caesar
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Texto: Carol Kossling
Fotografia: Aurelio Alves e Jílio Caesar
Recursos visuais: Beatriz Cavalcante
Produção Geral: Carol Kossling
Audiovisual: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves e Júlio Caesar (direção de fotografia) Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Samya Nara (produção); Raphael Góes e Abdiel Anselmo (edição).

O que você achou desse conteúdo?