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Noélia Doces e Salgados: As delícias caseiras que viraram negócio de família
Reportagem

Noélia Doces e Salgados: As delícias caseiras que viraram negócio de família

Yuri Fontenelle | O filho do meio de dona Noélia recorda-se das brincadeiras culinárias com os irmãos e, anualmente, volta à cozinha no Natal para fritar 30 mil salgadinhos sozinho. Ele quem conta a história da mãe ao O POVO devido à timidez da matriarca
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Arquivo pessoal de fotos da família e empresa Noélia Doces e Salgados. Legados 2023.  (Foto: Arquivo Pessoal/Noélia Fontenele)
Foto: Arquivo Pessoal/Noélia Fontenele Arquivo pessoal de fotos da família e empresa Noélia Doces e Salgados. Legados 2023.

 


 

Tudo começou com a produção caseira de bolos, doces e salgados para as festas da família. Dona Noélia com três filhos pequenos fazia com suas próprias mãos todos os quitutes para celebrar a vida dos pequenos e os momentos importantes com eles.

O que era uma necessidade, já que era mais barato fazer do que comprar fora, virou hobby e caiu no gosto dos vizinhos que queriam contratar Noélia para suas festividades, mas com toda sua gentileza e amabilidade pedia só os ingredientes, sem cobrar pela mão de obra.

As primeiras brincadeiras do Yuri e dos irmãos foram na cozinha da mãe, dona Noélia Fontenelle(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE As primeiras brincadeiras do Yuri e dos irmãos foram na cozinha da mãe, dona Noélia Fontenelle

Mas o boca a boca foi se alastrando e amigos dos vizinhos, parentes mais próximos também queriam e aquilo virou um negócio. Foi de um apartamento para uma casa, tudo em família, com os três filhos Igor, Yuri e Yves ajudando na cozinha e o marido, José Mario, apoiando financeiramente.

No começo era tudo diversão e para poderem sair para brincar com os colegas, eles os convidavam para colocar a mão na massa para tudo ficar pronto mais rápido.

O pagamento? Cascas dos bolos... Assim, o amor, pitada certa nas receitas de dona Noélia, conquistou mais e mais pessoas até que um quarto virou a primeira lojinha de portas abertas no Montese. 

Noélia começou fazendo bolos e salgados para as festinhas dos filhos, em casa, onde a família e os amigos degustavam os quitutes(Foto: Arquivo Pessoal/Noélia Fontenele)
Foto: Arquivo Pessoal/Noélia Fontenele Noélia começou fazendo bolos e salgados para as festinhas dos filhos, em casa, onde a família e os amigos degustavam os quitutes

Depois outro e outro cômodo até que a casa toda virou uma loja, em 1997. Yuri, o filho do meio, que já estava acostumado a fritar os salgadinhos, entre as várias funções, experimentou novos ares, por sete anos, mas voltou por amor e saudade a família.

Nesse retorno, o primeiro desafio foi a montagem da loja Sul, segunda da dona Noélia, dessa vez no bairro Parque Manibura. De 2017 para cá, só sucesso com as aberturas, inclusive em shopping, e da cozinha industrial, que virou referência no Ceará e no Nordeste.

Yuri destaca sempre a criatividade e a determinação da mãe que deve estampar seu nome em lojas em São Paulo e fora do Brasil, nos Estados Unidos. Se depender do filho, que cuida dos planos e estudos de expansão da marca, mais uma cearense fará sucesso mundo afora. Ele acredita que o dom da mãe transformou-se em negócio de família.

Yuri Fontenelle conta que a história da sua família e dos negócios se confundem ao longos das últimas décadas(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Yuri Fontenelle conta que a história da sua família e dos negócios se confundem ao longos das últimas décadas

O momento mais difícil que atravessaram, além do início sem um fluxo de caixa, foi um câncer com a matriarca, contado pela própria Noélia durante o café da manhã, momento de emoção a todos. Yuri lembra que mesmo diante do grave problema de saúde, dona Noélia, que tinha um bolo de casamento para confeitar, cumpriu seu compromisso horas antes de entrar na cirurgia que teve muito sucesso.

Confira o bate-papo exclusivo com Yuri, o filho da dona Noélia, que conta sobre a história da sua mãe, dos irmãos e da família. As lições de empreender e o que fez a marca que começou em casa ter um portfólio com mais de 450 produtos.

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Texto: Carol Kossling
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Produção Geral: Carol Kossling
Recursos audiovisuais: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves (direção de fotografia), FCO Fontenele (direção de fotografia); Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Raphael Góes (edição) e Abdiel Anselmo (edição).

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