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Anuário do Ceará lança edição alusiva aos 95 anos do O POVO
Reportagem

Anuário do Ceará lança edição alusiva aos 95 anos do O POVO

A publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará, referência do Grupo de Comunicação O POVO, chega com 680 páginas e 14 capítulos com dados jornalísticos de administração política, infraestrutura, setores econômicos, divisão dos poderes, educação superior, bens culturais e guia do futebol cearense
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Site traz informações sobre os municípios, educação, esporte, economia e cultura do Ceará (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Site traz informações sobre os municípios, educação, esporte, economia e cultura do Ceará

Conhecer as origens e saber analisar dados do território são peças fundamentais para traçar os novos passos para um futuro mais justo, com equidade e pautado em um desenvolvimento econômico sólido.

Assim, a edição do Anuário do Ceará 2023-2024, publicação impressa mais antiga em circulação no Estado, é lançada hoje, 15, com a reunião dessas informações em um só local para facilitar com que empresas, gestores públicos, entidades e organizações possam acessar.

A obra, atualizada anualmente, traz os dados e as análises do Estado, com informações dos 184 municípios cearenses em estatísticas, gráficos e tabelas. Nesta edição, a efeméride dos 95 anos do O POVO permeia o Anuário do Ceará, desde a sua concepção, e culmina em uma festa nesta sexta-feira, 15 de setembro, somente para convidados no La Maison.

"Para continuar pulsante com o bom Jornalismo que produz, O POVO investe na mudança e na inovação. Reinventa-se para chegar a mais gente. Atualiza-se para atender às tecnologias. Isso não nos intimida nem ameaça! Antes, nos anima a lapidar o que fazemos de melhor, que é contar histórias, com a verdade e o respeito. Falta pouco para os 100 anos do O POVO e já estamos trabalhando para isso”, avalia Luciana Dummar, presidente e publisher do Grupo de Comunicação O POVO.

Nas 680 páginas, divididas em 14 capítulos, dados jornalísticos, conteúdos de administração política, infraestrutura, setores econômicos, divisão dos poderes, educação superior, bens culturais e guia do futebol cearense.

Mas no centro das homenagens deste ano está a comemoração dos 95 anos do O POVO. E é a jornalista Bruna Forte quem assina este capítulo especial, enfatizando o papel do jornal mais influente do Estado, que atravessou governos, crises políticas e econômicas, mudanças climáticas, revoluções artísticas e pandemia e se reinventa a cada dia junto ao leitor em multiplataforma, no impresso, no rádio e na web, com O POVO+, o primeiro multistreaming de Jornalismo da América Latina.

São muitos anos de credibilidade para retratar e o casamento deste tema com o Anuário do Ceará baliza a sociedade para aprofundar sobre o cenário da população cearense.

“O encontro dos dois títulos é anual, mas neste momento carrega valor ainda maior frente à procela política, econômica, cultural e social na qual navegamos. Trazemos conteúdos para cada uma dessas dimensões em forma de livro, site, programas de TV e podcasts. Tudo feito em linguagem didática e projeto gráfico funcional, amigáveis aos diferentes perfis de públicos a quem nos dirigimos”, afirma o editor-geral do Anuário do Ceará Jocélio Leal.

Quais os destaques

Um exemplo que o periódico traz é a sexta versão do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM-Anuário do Ceará-Ipece) e os novos rankings dos parlamentares mais influentes do Ceará. São informações que auxiliam a governança pública, contribuindo para uma maior integração entre o Governo e a população.

O Anuário também chega ao mundo do comércio exterior. No conteúdo Infraestrutura, detalha uma lista de empresas que compõem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Em evidência está a principal, ArcelorMittal Pecém. Ela integra o maior grupo produtor de aço do mundo. Mas o rol de informações vai além, com dados da movimentação portuária cearense e os grupos de mercadorias transportadas.

Estreante na edição anterior, retorna neste ano atualizado o capítulo sobre o futebol cearense. Além da referência no mercado, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind.

Sobre a importância de todo esse conteúdo, o diretor de Negócios e Marketing do Grupo de Comunicação O POVO, Alexandre Medina, ressalta que o Anuário do Ceará é a mais importante publicação do Estado. "Não só porque é a mais antiga, mas também porque traz os recortes mais fundamentais para se entender o Ceará em que vivemos, dentro do qual produzimos, e pelo qual lutamos para ver avanços", destaca.

O executivo destaca a relevância do capitulo destinado a Pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind com o recorte de 25 segmentos das marcas mais lembradas do Ceará. “É mais que uma celebração. É na verdade um instrumento de análise para o mercado anunciante e publicitário, uma vez que fundamenta as estratégias em branding e as coloca em alinhamento com posicionamento, propósito e valores das empresa”, pontua Medina.

Identidade e equipe

Neste ano, o Anuário contou com uma reformulação na equipe de produção, que passou a ser comandada pela editora-executiva Amanda Araújo. Andrea Araujo segue como diretora de arte e o artista plástico e ilustrador, Carlus Campos, dá o tom da experiência desde a retomada do projeto, há 21 anos.

O olhar de quem desenha as linhas do Anuário fez do projeto gráfico um agregado de tendências nacionais e internacionais, recebendo reconhecimento e prêmios nas artes gráficas, reafirmando o valor do design como expressão artística.

"O compromisso com a qualidade jornalística e uma identidade visual criativa é uma marca que pode ser acompanhada na evolução ao longo do tempo, acompanhando as transformações do design, não de forma isolada, mas inseridas nas demandas da sociedade", complementa Andrea. 

Conheça os capítulos do Anuário do Ceará

 

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Lançamento Anuário do Ceará 2023-2024 e 95 anos do O POVO

Quando: Hoje, 15, às 19 horas

Local: La Maison - Espaço Cidade - para convidados

Informações: anuariodoce.com.br /
@anuariodoCeara (Instagram) /
@anuariodoCE (Twitter)

As marcas mais lembradas no Ceará

O que vem à mente quando perguntam qual a marca mais lembrada do Ceará? Qual empresa de água, leite ou café? E jornal? Essas e muitas outras perguntas fazem parte da pesquisa de recall Anuário Datafolha Top of Mind, que revela as marcas nacionais, internacionais e locais mais lembradas pelos consumidores no Estado.

Com isso, O POVO traz uma série de reportagens no portal, no OP e no impresso, que segue até 4 de outubro. O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023- 2024, dividido em nove setores - Top do Top; Educação; Saúde; Varejo; Comunicação; Serviços; Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição. Ao todo, são 25 categorias e na estreia já serão apresentados três segmentos: as marcas mais lembradas em Financeiras, Leite e Parque Turístico.

Para Gal Kury, consultora de Marketing, professora universitária com mais de 30 anos de atuação com foco em Marketing Estratégico, Planejamento e Inteligência de Mercado e colunista do O POVO, pesquisas que trazem o Top of Mind são muito importantes para que as empresas possam ter um retorno a respeito de suas ações de marketing, comunicação e se estão conseguindo alcançar os objetivos. "Gosto de dizer que uma das coisas mais poderosas que uma marca pode ter é ser dona de um pedacinho da nossa cabeça, ou seja, quando a gente pensar naquela categoria, a marca está lá. Ou, pelo menos, considerar a marca como uma opção, o que de denominamos conceitualmente de inserir a marca no repertório do consumidor", analisa.

Gal ainda complementa que as pesquisas devem mensurar a lembrança do nome, além de medir a associação da marca aos valores trabalhados. "Elas são de extrema valia porque podem ajudar a fazer correções de ajustes ou corroborar suas estratégias", pontua.

O editor-geral do Anuário do Ceará 2023-2024, Jocélio Leal, lembra que a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind começou a ser aplicada com este nome na edição de 2004. Mas um pouco antes, na retomada do Anuário em 2002, ela já figurou como Marcas do Ceará, também feita pelo Datafolha.

"Podemos considerar que a pesquisa é um marco para as marcas. Ela baliza estratégias de comunicação, na medida em que oferece a clientes e agências a aferição do que tem sido feito. E quando falamos de recall, de força das marcas, estamos mirando para além de ações pontuais, em forma de uma peça isolada ou de uma campanha isolada", avalia o editor.

A consultora de Marketing descreve que o mercado de produtos e serviços está mais competitivo. "Na verdade, hipercompetitivo, com produtos e serviços muito parecidos. Assim, as marcas precisam encontrar através do seu posicionamento e da construção de uma gestão da marca elementos que possam ser um diferencial para o consumidor", afirma.

Gal complementa que mais do que isso, as pessoas hoje não consomem apenas marcas, elas consomem ideais, valores, então o objetivo é de que você pense na empresa, ou na marca como alguém que você coaduna seus valores e admira o que ela faz.

Nesse sentido, ela diz que as empresas estão abraçando muito o marketing de causas, pensando em ações que podem tornar a sua marca única e admirável frente aos olhos do consumidor. A ideia é não estar interessado apenas em ter o consumidor como alguém que vai comprar o serviço, mas alguém que vai acompanhar a marca ao longo da vida.

"É preciso gerar um relacionamento em longo prazo. Pensar no tempo de vida do consumidor e muito fortemente no conceito do que a gente chama de customer success, o posicionamento é para deixar claro quem você é. Te diferenciar e fazer com que as pessoas entendam a mensagem que você quer passar na comunicação", orienta.

Sobre o recall, Amanda Araújo, editora-executiva do Anuário do Ceará, revela que a pesquisa traz os resultados com margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos, no caso da pesquisa geral. "O detalhe é que no caso do levantamento geral, o Datafolha realiza teste estatístico de desempate, que pode ou não permanecer. Quando há mais de um vencedor nessa pesquisa geral, significa que o empate permaneceu após a realização do teste estatístico, e isso é apresentado no livro", diz.

O leitor ainda poderá conferir mais dados no novo site do Anuário a partir do dia 15 de setembro, bem como as pesquisas anteriores. Neste ano, os números são apresentados no on-line de maneira muito mais atrativa, com gráficos interativos.

Método

A pesquisa foi entre os dias 3 e 8 de maio de 2023 com 510 entrevistados na população geral, bem como 143 das classes A/B.

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