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Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind destaca marcas mais lembradas no Ceará
Reportagem Seriada

Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind destaca marcas mais lembradas no Ceará

A partir de hoje, 14 de setembro de 2023, O POVO lança uma série de reportagens, que segue até 4 de outubro, para apresentar as empresas e instituições mais lembradas pelos cearenses em nove setores e 25 categorias
Episódio 1

Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind destaca marcas mais lembradas no Ceará

A partir de hoje, 14 de setembro de 2023, O POVO lança uma série de reportagens, que segue até 4 de outubro, para apresentar as empresas e instituições mais lembradas pelos cearenses em nove setores e 25 categorias
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O que vem à mente quando perguntam qual a marca mais lembrada do Ceará? Qual empresa de água, leite ou café? E jornal? Essas e muitas outras perguntas fazem parte da pesquisa de recall Anuário Datafolha Top of Mind, que revela as marcas nacionais, internacionais e locais mais lembradas pelos consumidores no Estado.

A partir desta quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

Ao todo, são 25 categorias e na estreia serão apresentados três segmentos: as marcas mais lembradas em Financeiras, Leite e Parque Turístico.

 

 

Como foi feita a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024

Para Gal Kury, consultora de Marketing, professora universitária com mais de 30 anos de atuação com foco em Marketing Estratégico, Planejamento e Inteligência de Mercado e colunista do OP+, pesquisas que trazem o Top of Mind são muito importantes para que as empresas possam ter um retorno a respeito de suas ações de marketing, comunicação e se estão conseguindo alcançar os objetivos.

“Gosto de dizer que uma das coisas mais poderosas que uma marca pode ter é ser dona de um pedacinho da nossa cabeça, ou seja, quando a gente pensar naquela categoria, a marca está lá. Ou, pelo menos, considerar a marca como uma opção, o que de denominamos conceitualmente de inserir a marca no repertório do consumidor”, analisa.

Jocélio Leal, editor-geral do Anuário do Ceará(Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Jocélio Leal, editor-geral do Anuário do Ceará

Gal ainda complementa que as pesquisas devem mensurar a lembrança do nome, além de medir a associação da marca aos valores trabalhados. “Elas são de extrema valia porque podem ajudar a fazer correções de ajustes ou corroborar suas estratégias”, pontua.

O editor-geral do Anuário do Ceará 2023-2024, Jocélio Leal, lembra que a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind começou a ser aplicada com este nome na edição de 2004.

Mas um pouco antes, na retomada do Anuário em 2002, ela já figurou como Marcas do Ceará, também feita pelo Datafolha.

“Podemos considerar que a pesquisa é um marco para as marcas. Ela baliza estratégias de comunicação, na medida em que oferece a clientes e agências a aferição do que tem sido feito.

E quando falamos de recall, de força das marcas, estamos mirando para além de ações pontuais, em forma de uma peça isolada ou de uma campanha isolada”, avalia o editor.

 

 

Hipercompetitividade no mercado de produtos e serviços

Gal Kury Consultora de marketing e professora universitária  (Foto: Gal Kury)
Foto: Gal Kury Gal Kury Consultora de marketing e professora universitária

A consultora de Marketing descreve que o mercado de produtos e serviços está mais competitivo. “Na verdade, hipercompetitivo, com produtos e serviços muito parecidos. Assim, as marcas precisam encontrar através do seu posicionamento e da construção de uma gestão da marca elementos que possam ser um diferencial para o consumidor”, afirma.

Gal Kury complementa que mais do que isso, as pessoas hoje não consomem apenas marcas, elas consomem ideais, valores, então o objetivo é de que você pense na empresa, ou na marca como alguém que você coaduna seus valores e admira o que ela faz.

Nesse sentido, ela diz que as empresas estão abraçando muito o marketing de causas, pensando em ações que podem tornar a sua marca única e admirável frente aos olhos do consumidor.

A ideia é não estar interessado apenas em ter o consumidor como alguém que vai comprar o serviço, mas alguém que vai acompanhar a marca ao longo da vida.

“É preciso gerar um relacionamento em longo prazo. Pensar no tempo de vida do consumidor e muito fortemente no conceito do que a gente chama de customer success, o posicionamento é para deixar claro quem você é. Te diferenciar e fazer com que as pessoas entendam a mensagem que você quer passar na comunicação”, orienta. 

 

 

Detalhes da Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 

Amanda Araújo, editora-executiva do Anuário do Ceará(Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Amanda Araújo, editora-executiva do Anuário do Ceará

Amanda Araújo, editora-executiva do Anuário do Ceará, revela que a pesquisa traz os resultados com margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos, no caso da pesquisa geral.

"O detalhe é que no caso do levantamento geral, o Datafolha realiza teste estatístico de desempate, que pode ou não permanecer. Quando há mais de um vencedor nessa pesquisa geral, significa que o empate permaneceu após a realização do teste estatístico, e isso é apresentado no livro", diz.

O leitor ainda poderá conferir mais dados no novo site do Anuário a partir do dia 15 de setembro, bem como as pesquisas anteriores.

Neste ano, os números são apresentados no on-line de maneira muito mais atrativa, com gráficos interativos.

 

 

 

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Capa do Anuário do Ceará 2023-2024(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Capa do Anuário do Ceará 2023-2024

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Educação, Alimentos e Bebidas, Saúde, Comunicação, Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população.

 

 

Veja as categorias da Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024

 

 

 

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