Com quedas de energia elétrica em períodos de alta demanda, como no Réveillon, os hotéis e pousadas do Ceará estão com uma “preocupação gigante” para o cenário de Carnaval, indicou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Régis Medeiros.
“É notório que nós temos um problema sim de abastecimento de energia nesses locais que são mais demandados no período de pico. É uma preocupação gigante, e houve um prejuízo expressivo de alguns hotéis”, detalhou Régis.
Segundo o proprietário da Pousada 3 Abelhas — na Praia do Cumbuco —, Simone Mellini, a luta por energia é diária. Ele projeta que este problema, atrelado às obras de construção da CE-090 na região, pode acabar afastando os turistas no período de Carnaval.
“Eu acho que o Carnaval deste ano podemos esquecer que vai ser todo lotado como o do ano passado. Nós, até agora, não temos muitos quartos reservados, eu sou bem sincero”, relatou Mellini à reportagem.
Sobre o tema, a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP-CE) destacou que as obras da CE-090 estão com 50% dos serviços executados, com previsão contratual de finalização em março deste ano.
Já a Enel Ceará disse que o fornecimento de energia elétrica foi afetado em alguns pontos do Cumbuco por ocorrências relacionadas à maresia e ao furto de 1,3 quilômetros de cabos.
"A companhia (Enel) está realizando inspeção no alimentador que atende à praia (do Cumbuco) e tem feito podas, substituição de postes/transformadores e manutenções preventivas", complementou.
Entretanto, o problema de abastecimento elétrico não ocorre só no Cumbuco, de acordo com a presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT-CE), Vera Lúcia da Silva. “Estamos com esse problema em Aquiraz, e Fortaleza também não está uma grande maravilha”.