Logo O POVO+
Jogos analógicos ganham espaço e adeptos em Fortaleza.
Vida & Arte

Jogos analógicos ganham espaço e adeptos em Fortaleza.

Em lojas especializadas ou em eventos gratuitos, os jogadores se aventuram pelos mistérios de cartas, tabuleiros, cores e peças. Hoje, o Vida&Arte mostra como esse cenário está se disseminando pela Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL,21-09-2019:Jogos de tabuleiro no shopping Rio Mar kennedy.  (Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FORTALEZA, CE, BRASIL,21-09-2019:Jogos de tabuleiro no shopping Rio Mar kennedy. (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Sentar em uma mesa na companhia de outras pessoas - amigos ou não - e entender a sistemática das cartas, dos tabuleiros, das regras, das cores e dos números. Os jogos analógicos, que sempre integraram o cotidiano da comunidade nerd em Fortaleza, estão ganhando mais adeptos, espaços e interessados. "Os jogos de mesa vêm como ferramentas de promoção da interação social. Todos temos recordações dos jogos que brincamos na infância e juventude - seja com nossos amigos, pais ou familiares. Esses jogos recuperam o desenvolvimento de habilidades de negociação, de sociabilidade e de cooperação entre as diferentes gerações e personalidades. É a importância da diversão em torno de uma mesa em um mundo no qual, cada vez mais, nos diz que a tendência é que cada um esteja isolado em um cômodo da casa olhando para o seu pequeno espelho", reflete o administrador Régis Freitas, integrante do movimento BoardGame Livre.

Agnaldo Barbiere, gestor da Quantum BoardGames, acredita que, apesar da popularização, ainda há um grande mercado para ser explorado. Nos últimos cinco anos, explica, editoras brasileiras têm trazido para cá os lançamentos do mercado internacional - investindo nas traduções e na distribuição dos jogos. "Hoje temos aproximadamente quinze editoras fortes, no Brasil, apenas voltadas para jogos. É um mercado aquecido e há lojas aparecendo em várias capitais", pontua. Fortaleza tem se destacado nesse cenário. Além de lojas especializadas - como a Quantum BoardGames e a Balboa's Hobby Games -, por aqui estão sendo popularizados os eventos onde antigos e novos jogadores podem usufruir de acervos especiais. Grandes iniciativas - a exemplo do Festival Vida&Arte e da Bienal Internacional do Livro do Ceará - mantiveram áreas destinadas a esses jogadores. Há, também, eventos segmentados que acolhem iniciantes. No Shopping RioMar Kennedy, no último sábado, 21, mais de 1.300 pessoas, de várias idades, se reuniram para descobrir tabuleiros e cartas. Um novo evento no shopping já está marcado para janeiro de 2020.

Clique na imagem para abrir a galeria

Apenas no próximo mês, em Fortaleza, serão realizados dois eventos gratuitos. No dia 5 de outubro, das 8h às 17 horas, a Vila das Artes recebe o Encontro Board Game Livre - que será totalmente gratuito e terá a arrecadação de livros para a montagem de uma biblioteca comunitária. Já nos dias 19 e 20 de outubro, das  15h às 20 horas, o bairro Curió verá acontecer a primeira edição do PerifaGeek - evento que, entre outras atividades, terá uma área de jogos analógicos e um campeonato de UNO. "Todo e qualquer local público é também um centro comunitário que exerce um papel importante na socialização, no desenvolvimento de saberes sociais, na convivência e no diálogo. Os jogos de tabuleiro entram nesses espaços ajudando a criar relações de vínculo, alegria e aprendizado entre as pessoas", pontua o administrador Régis Freitas.

Fernando Machado, integrante da Covil Associação, acredita que o crescimento do público está impactando no mercado. "Existem editoras, financiamentos coletivos e, em Fortaleza, muitos grupos que marcam para se encontrar e jogar". O sucesso, ele diz, é pautado tanto na maior divulgação que acontece através da internet quanto no encantamento que as pessoas sentem ao chegar aos eventos - "encontrando caixas coloridas e componentes diferenciados". Quem viveu as décadas passadas consegue lembrar facilmente do Banco Imobiliário, do Jogo da Vida e do War. "Pessoas que passaram boa parte da infância e da adolescência sem os jogos eletrônicos ou sem os consoles têm uma válvula de escape nos jogos analógicos. E se apaixonaram pelo hábito de jogar ou têm um certo saudosismo", argumenta Fernando.

Os jogos vão, assim, passando de uma geração para a outra. "A troca está acontecendo em Fortaleza. As gerações passadas seguem ensinando aquilo que foi importante para sua infância e adolescência", pontua. Quando as pessoas percebem que o universo é muito maior do que o imaginado - indo além da tradicional dama e do xadrez - e chegando até níveis altos de sofisticação, começam a se apaixonar e a querer conhecer mais jogos, mais lugares e, principalmente, mais pessoas. "Às vezes, chegando em uma luderia para formar grupos, conhecer outros jogadores e estabelecer vínculos de amizade", diz Fernando.

Eventos gratuitos

ENCONTRO

BOARD GAME LIVRE

Jogos analógicos e arrecadação de livros para montagem de biblioteca comunitária

Onde: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)

Quando: sábado, 5 de outubro

Horário: das 8h às 17 horas

Entrada gratuita

PERIFAGEEK

Jogos analógicos e campeonato de UNO. Presença de monitores do grupo Board Game Livre

Onde: Sede da ONG Arte de Amar (Rua George Sosa, 97 - Curió)

Quando: sábado e domingo, 19 e 20 de outubro

Horário: das 15h às 20 horas

Entrada gratuita

 

Onde jogar

Balboa's Hobby Games

Ampla carta de jogos de tabuleiro e cardápio com sanduíches, sucos e sobremesas

Onde: Rua República do Líbano, 669 - Meireles

Horário: de terça a quinta-feira, das 14h às 21 horas, e de sexta-feira a domingo, das 14h às 22 horas.

Informações: (85) 3181 9922

Quantum Boardgames

Jogos para locação e venda, monitores auxiliando novos jogadores e cardápio com cafés

Onde: Rua Fiscal Perdigão, 664 - Cidade dos Funcionários

Horário: quarta-feira, quinta-feira e domingo, das 14h às 21 horas, sexta-feira e sábado, das 14h às 22 horas

Informações: (85) 99992 1349

Jogos Analógicos - Entenda algumas diferenças

Jogos de tabuleiro: jogos que precisam de uma base para serem executados

Jogos de carta: jogos que necessitam apenas das cartas, como o UNO

RPG: jogo que utiliza vários recursos físicos e imaginação para criação de universos

 

O que você achou desse conteúdo?