Logo O POVO+
Xenia França é atração principal na abertura da Virada Sustentável Fortaleza, nesta quarta-feira, 20
Vida & Arte

Xenia França é atração principal na abertura da Virada Sustentável Fortaleza, nesta quarta-feira, 20

Cantora e compositora baiana Xenia França é atração principal na abertura da Virada Sustentável Fortaleza, hoje, no Cineteatro São Luiz. O evento encerra no domingo, 24, com show de Dona Onete
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cantora Xenia França (Foto: Filipa Aurélio/ Divulgação)
Foto: Filipa Aurélio/ Divulgação Cantora Xenia França

Baiana radicada em São Paulo, Xenia França carrega em sua voz um discurso referenciado pelos ancestrais e as sonoridades que aportaram por meio da diáspora negra. "A minha musicalidade e meu jeito de expressar música vêm da maioria das coisas que eu ouvi na vida. No meu primeiro disco, escolhi reverenciar o som da diáspora através do que eu conheci primeiro na Bahia. Desde os instrumentos presentes tanto nos blocos afros, afoxés e, obviamente, no candomblé, mas também da percussão cubana, terra que eu conheci há pouco tempo, que tem uma identificação muito forte culturalmente com a Bahia", explicou.

Influenciada por mulheres do porte de Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Erikah Badu, Xenia absorveu e amadureceu um estilo que passeia tanto pelos elementos do jazz, como também pelos tambores e batuques do ijexá e do samba-reggae, tudo isso acompanhado pelos riffs da guitarra e uma base de sintetizadores. Ex-integrante da banda Aláfia e com um disco homônimo na praça, lançado em 2017, a baiana - indicada ao Grammy Latino (2018) em duas categorias - será a grande atração na abertura da Virada Sustentável, movimento que chega hoje a Fortaleza. A partir das 17h30min, o Cineteatro São Luiz irá ainda receber o show do Maracatu Solar e o espetáculo Duas Estações, da Edisca.

Fazendo sua estreia na Cidade, em pleno Dia da Consciência Negra, Xenia virá com os músicos Juliano Vale (piano e sintetizadores), Pipo Pegoraro (guitarra), Vitor Cabral (bateria), Felipe Pizzu (baixo) e Márcio Manchinha (percussão). "Eu tô muito feliz de finalmente levar a minha nave para Fortaleza. Tô muito ansiosa, tenho certeza que será uma noite muito especial de experiência extra sensorial", celebra ela, que aproveita a deixa para opinar sobre o 20 de novembro. "Eu celebro com muito mais referenciais pretos do que tive na infância. Eu celebro a juventude pulsante e criativa que, mesmo com pouco ou quase nenhum recurso, está mais uma vez fornecendo novos conceitos e fundamentos para o desenvolvimento da cultura e que não parece querer esperar nenhum salvador da pátria realizar as coisas que acreditam".

Para Xenia, o Mês da Consciência Negra serve, acima de tudo, para o exercício de uma reflexão. "Existe uma boa intenção, que é gerar reflexão a respeito da desigualdade social gerada pela não reparação pós-escravidão, violência, invisibilidade negra, genocídio, etc. Num único mês, é gerado um número absurdo de conteúdo a esse respeito, mas e os outros meses do ano? E a vida vulnerável das pessoas todos os dias, quando ela vai mudar? Quando nós, artistas, somos convocados pra responder essas perguntas... Quem está nos ouvindo?", pontua.

Numa parceria com O POVO, a Virada Sustentável Fortaleza é realizada pelo Instituto Virada Sustentável, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

LEIA MAIS| Confira entrevista completa com a cantora Xenia França

Abertura da Virada Sustentável Fortaleza 2019

Quando: hoje, 20, às 17h30min

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Quanto: gratuito. Inscreva-se no Sympla e retire seu ingresso no Cineteatro, das 10h30min às 17 horas

Programação e info: www.viradasustentavel.org.br

 

O que você achou desse conteúdo?