Logo O POVO+
Flávio Paiva lança série que evoca o espírito da infância
Vida & Arte

Flávio Paiva lança série que evoca o espírito da infância

| Youtube | Escritor e cronista do O POVO, Flávio Paiva lança, neste sábado, "Benedito Bacurau - O pássaro que não nasceu de um ovo" - série infantil para adultos que evoca o espírito da infância
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Benedito Bacurau, o pássaro que não nasceu de um ovo (Foto: Estrigas)
Foto: Estrigas Benedito Bacurau, o pássaro que não nasceu de um ovo

“Benedito bacurau/ Tá no oco do pau...” A cantiga se repete no imaginário de Flávio Paiva, escritor e jornalista, como um convite à infância. Ora como uma respiração feita música, ora como um acalanto suave guardado no tempo. A metáfora verbal, visual e sonora da ave onírica dos sonhos de Flávio inspira a narrativa da websérie “Benedito Bacurau - O pássaro que não nasceu de um ovo” que será lançada hoje, 14, no YouTube.

Flávio, que é cronista semanal do Vida&Arte, escreveu o texto de “Benedito Bacurau – o pássaro que não nasceu de um ovo” em 2003. “Ele surgiu como algo espontâneo, como uma respiração, e me instigou a visitar as regiões imaginárias dessa lembrança feliz e a contar o que encontrei durante a viagem”, explica. Na época, o artista visual cearense Nilo Firmeza, o Estrigas, fez as gravuras que aproximam poesia e imagem e constroem o cenário onírico da narrativa.

O artista, falecido em 2014, leu um texto a cada noite, antes de dormir, e pintou uma aquarela para cada texto na aurora do dia seguinte. O lirismo das cores de Estrigas, na série, se entrelaça à paisagem sonora criada pelo músico pernambucano Antônio Nóbrega, que narra os textos de cada episódio. “A literatura recitada com a poética vocal de Antônio Nóbrega abraça as aquarelas abstratas e líricas de Estrigas, para que o pássaro que não nasceu de um ovo, como diz Rubem Alves, faça o que nenhum outro bacurau faz”, resume o autor.

Figura marcante no imaginário poético de Flávio Paiva, “a corujinha do oco do pau”, ou seja, o pássaro Bacurau que é diferente de todos os outros, remonta às memórias da infância do escritor. “Minha mãe tinha o hábito de me colocar para dormir cantarolando uns versos que falavam de um prodigioso Benedito Bacurau”, adianta, no início da narrativa. A obra, que já foi lançada em formato de livro e audiolivro em 2005, conta a história de uma ave que, no dizer de Rubem Alves, “não nasceu de um ovo”, mas de uma canção de ninar e cujo cantar é a metáfora do espírito da infância. “Antes de entender é preciso imaginar”, escreve Flávio.

Em 2004, Rubem Alves escreveu a apresentação da obra, cuja narração, na websérie, é feita pela atriz cearense Marta Aurélia. A cineasta portuguesa Cláudia Rodrigues coordena a produção do seriado, cuja animação e edição tem realização de Lucas Santiago e Gabriel Goersch. Os episódios serão exibidos a partir de hoje, 14, até 25 de dezembro, no canal do YouTube Plural Cultura, sempre às 18h. A música “Benedito Bacurau”, que integra o repertório do livro-cd “A Festa do Saci” (2007), amarra as ilustrações sonoras dos capítulos. “Benedito quer caçar / Tem inseto pra danar / Benedito tá cantando / Bacurau quer namorar". Benedito quer passarinhar em nós.

Série Benedito Bacurau: O pássaro que não nasceu de um ovo

Quando: Estreia hoje, 14, às 18 horas

De hoje até 25 de dezembro, sempre às 18 horas

Onde: Plural Cultura (Canal do Youtube)

Youtube.com/PluralCultura

 

O que você achou desse conteúdo?