Mesmo quem não assistiu ao filme "Lua de Cristal" possivelmente já escutou a música de mesmo nome. O sucesso do cinema nos anos de 1990, que levou cerca de cinco milhões de espectadores às telonas, celebra 30 anos na próxima terça-feira, dia 22.
Muitos são os motivos para esse aniversário ser comemorado. Talvez, o principal deles seja a repercussão que a obra tem até os dias de hoje. Xuxa é peça importante nessa trajetória que vive há três décadas. Ela deu vida à protagonista e também voz à trilha sonora da trama.
O filme, dirigido por Tizuka Yamasaki, conta a história de Maria da Graça (Xuxa), que vai morar em São Paulo na busca de realizar o sonho de ser cantora. Por lá, ela enfrenta os desafios da cidade grande e se apaixona por Bob (Sergio Mallandro). O elenco também conta com Júlia Lemmertz, Marilu Bueno, Duda Little e Cláudio Mamberti.
A cantora abraçou o projeto repercutindo em seus shows e apresentações pelo Brasil e, apesar das diversas fases de Xuxa na televisão, "Lua de Cristal" parece acompanha-la desde então. Ela escolheu a canção para fechar alguns shows da última turnê, além de se emocionar quando a música foi reproduzida por um dos participantes do "Dacing Brasil", programa que apresentava na Rede Record. Em meio às mudanças na vida e na carreira - hoje ainda mais posicionada em defesa de causas sociais, principalmente neste atual contexto de pandemia - o roteiro de 1990 parece caminhar com ela.
Prova disso é que "Lua de Cristal" vem se reinventando até os dias de hoje, principalmente como trilha sonora em festas infantis, debutantes, bailes carnavalescos e, principalmente, naquela playlist estratégica de fim de balada. Sempre funciona.
Se apresentando de casa, pelas suas mídias sociais, a última live do DJ Marciano Djow, por exemplo, trouxe "Lua na Cristal" na trilha sonora. Outros eventos do artista também contam com a composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas. "Falar de 'Lua de Cristal' é retratar o sonho. É uma mensagem de esperança. Eu já me encontrei em situações em que o cerimonial da debutante era encerrado com a música, porque era um tributo a todo aquele sonho. Eu já fiz aniversários virtuais, agora, que me pediram para tocar porque faz parte da história. E por aí vai", comenta o Dj.
LEIA TAMBÉM | Produtores contam detalhes do documentário "Lua de Cristal 30 anos"
Ser um projeto ainda pulsante nos dias atuais é um dos motivos que fazem "Lua de Cristal" ser um clássico do cinema brasileiro, e a chegada aos 30 anos merece (e vai!) ser comemorada.