Logo O POVO+
Festival Ponto.CE retorna nesta segunda, 17, em formato virtual com shows e oficinas
Vida & Arte

Festival Ponto.CE retorna nesta segunda, 17, em formato virtual com shows e oficinas

Festival Ponto.ce, que teve sua primeira parte em março deste ano, retorna programação entre os dias 17 e 29 de agosto, com programações musicais, oficinas, painéis e outras atrações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Felipe Batista (baixo), Alisson Ursulino (bateria), Víctor Hugo Sales (guitarra) e Amanda Sales (vocal), formam a banda Orfãos de Iracema
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Felipe Batista (baixo), Alisson Ursulino (bateria), Víctor Hugo Sales (guitarra) e Amanda Sales (vocal), formam a banda Orfãos de Iracema

A continuação da 13ª edição do Festival Ponto.ce, um dos maiores festivais de música independente do Brasil, que teve sua primeira etapa em março deste ano, ganhou formato digital. O evento segue entre os dias 17 e 29 de agosto com adaptações, mas sem abrir mão de gama de atrações, sendo transmitido pelo canal do YouTube do festival e com edições do Programa Ponto.CE na Mutante Rádio, que vai ao ar às segundas-feiras, com reprises terças e quartas.

A programação diária inicia sempre às 15 horas com o Trajetórias Ponto.CE, que conta histórias de personagens que fazem parte do festival, além de oficinas gratuitas sobre direção técnica de shows, produção de clipes, dicas sobre distribuição online em selos independentes, marketing na música, composição musical e construção de pedais de guitarra.

Um dos pontos de destaque desta edição do festival é a realização de uma série de painéis, sempre em torno das 19 horas, com jornalistas, empresários, produtores, escritores, músicos de todo o País. Entre eles, nomes como Pedro Antunes (Rolling Stone Brasil), Ana Morena (Festival DoSol-RN), Ana Garcia (Festival Coquetel Molotov), Tony Alex (site Tenho Mais Discos Que Amigos), Lucio Ribeiro (Popload Festival) e Paulo Baron (Top Link Music) estão na lista.

"A primeira parte desta edição começou em março, pouco antes da pandemia chegar por aqui e tomar toda essa proporção. Então, para continuar a programação agora em agosto, nós tivemos tempo para pensar e decidir qual caminho seguir. A gente está fazendo isso em um período que virou um novo normal. Então, já acompanhamos as lives que passaram a acontecer. Já estávamos encaminhados", comenta o produtor geral do Ponto.ce Denor Sousa.

O festival abre, mais uma vez, as portas para bandas cearenses entrarem na programação, algo já recorrente nas outras edições do evento. Neste ano, as bandas que encerram as programações diárias durante a semana de programações são Nova Polaris, Projeto Matéria Chicones, Filanos, Corja, Os Senhores da Casa Azul, Garotos da Capital, Orfãos de Iracema, The Good Garden, A.R.S. e Conte!.

Transformar uma programação que antes era presencial em um formato digital é um desafio, mas que não é visto como um processo de dificuldade. "Eu acho que foi uma facilidade no sentido de melhorar a acessibilidade do conteúdo para a galera. Conseguimos reunir nos painéis grandes nomes na cultura brasileira. Conseguimos fazer painéis que tratam do resgate do rock em Fortaleza. Conseguimos reunir uma galera muito massa. Não vimos como dificuldade e, sim, uma facilidade em abrir uma gama de produtos para quem está aqui e fora do Ceará. Vai atingir todo mundo", explica Denor.

Além das programações diárias, o último dia de evento desta edição promete contar com encerramento reunindo shows das bandas Selvagens à Procura de Lei, Lucas Silveira (RS) - vocalista e guitarrista da Fresno -, Camila Marieta, Singular e Camaleoa.

Leia também | Em fase madura, os Selvagens à Procura de Lei lançam quarto disco da carreira

"É um ano diferente para todo mundo. Eu acho muito legal a inciativa de se adaptar para continuar levando música e entretenimento para o público. O festival vai acontecer em uma situação única, falando pela nossa banda, é a primeira vez que vamos reunir os quatro, depois que a pandemia começou. Vivemos esse isolamento de forma bem íntima. É muito legal essa reunião vir acontecer nesse festival, que é bem histórico. Com uma estrutura legal", pontua Caio Evangelista, baixo e voz da banda Selvagens à Procura de Lei.

O cantor ainda anuncia que o repertório da apresentação vai girar em torno do último lançamento da banda, o disco "Paraíso Portátil". "Um disco tudo a ver com o que estamos passando agora, olhando para dentro de si, com o que estamos vivendo", comenta.

Além das programações musicais, de oficinas e painéis, o festival ainda conta com uma ação solidária. O público poderá participar das rifas virtuais e concorrer a prêmios como um shape de skate doado pela banda Charlie Brown Jr, um tênis autografado pelo cantor Nando Reis e diversos objetos doados por nomes como Sepultura, Gabriel O Pensador, Angra, Shaman e Edu Falaschi. O valor arrecadado será integralmente revertido em cestas básicas e doado para as instituições Fundação Espírita Maria de Nazaré e Sociedade Espírita de Fortaleza, que auxiliam e acolhem pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Serviço

Dia 17 de agosto
15 horas - Programa Ponto.CE, na Mutante Radio
21 horas - Show Nova Polaris, no Youtube

18 a 28 de agosto
15 horas - Trajetórias Ponto.CE e Oficinas, no Youtube
21 horas - Noites Ponto.CE, no Youtube

29 de agosto
15 horas - Programa Ponto.CE, na Mutante Radio
Shows com Lucas Silveira (Fresno), Selvagens à Procura de Lei, Camila Marieta, Singular, Camaleoa, no Youtube

*Programa Ponto.CE às segundas, com reprises terças e quartas, sempre às 15 horas na Mutante Rádio

O que você achou desse conteúdo?