Logo O POVO+
Nova temporada de "Vis a Vis" mostra o que houve com Macarena e Zulema após 12 anos de prisão
Vida & Arte

Nova temporada de "Vis a Vis" mostra o que houve com Macarena e Zulema após 12 anos de prisão

Temporada final da série espanhola "Vis a Vis", lançada pela Netflix, traz desfecho para as vidas das protagonistas e divide opiniões entre os fãs
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os novos episódios da série dão continuidade à vida de Macarena, protagonista desde a primeira temporada (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Os novos episódios da série dão continuidade à vida de Macarena, protagonista desde a primeira temporada

Quem assistiu a quarta temporada de "Vis a Vis" e achou que fosse a despedida da série espanhola, produzida pela Globomedia, se enganou. Em 31 de julho, a Netflix lançou novos episódios, com o título complementar "El Oasis", trazendo outros caminhos para uma parte dos personagens. A produção vem diferente de tudo o que já vimos no decorrer das últimas temporadas, lançadas entre os anos de 2015 a 2018, onde o cenário contemplava uma prisão feminina e os atritos e desafios das presidiárias para sobreviver em meio a vinganças, violência, golpes, machismo e outras questões.

Desta vez, os oito novos episódios são focados na vida das protagonistas Macarena (Maggie Civantos) e Zulema (Najwa Nimri), cerca de 12 anos após suas saídas da prisão. O final da quarta temporada já deixa um spoiler de que as duas vão se aventurar juntas e as hipóteses são confirmadas nesta estréia. A dupla se uniu armando assaltos pelo mundo e se tornando, assim, uma das bandidas mais procuradas da Espanha. Mas, em meio à vida atribulada de crimes, Macarena acaba não se encontrando mais. A decisão de desfazer a aliança com a parceira é o que dá o gancho para todo o desenrolar da temporada. Ao saber da notícia, Zulema sugere armar um último assalto, mas o que deveria ser um plano simples acaba tendo sérias complicações e tirando todas as perspectivas de ambas dos eixos.

A maior parte dos episódios se passa no Hotel Oasis. Sem as roupas amarelas de prisioneiras, as protagonistas revelam novas facetas, apesar de que a essência continua a mesma: amigas rivais, se é que podemos denominar assim. O cenário de base para a trama é um lugar estratégico, que revela segredos do passado. Por isso, as cenas de flashback são constantes e alguns outros personagens vêm à tona, como o médico Sandoval (Ramiro Blas), que deixou a produção na terceira temporada, mas segue com forte influência na história; e a ex-presidiária Goya, que na maior parte das temporadas anteriores foi uma grande rival de Macarena, mas desta vez criou laços de amizade com a personagem.

Leia também | Festival Ponto.CE retorna nesta segunda, 17, em formato virtual com shows e oficinas

Quem espera encontrar outros grandes segredos da vida das protagonistas, é melhor não criar expectativas. Apesar dos novos episódios revelarem algumas questões sobre elas, nada parece ser muito chocante. Talvez, esse possa ser o motivo de boa parte dos fãs se pronunciarem nas redes sociais demonstrando chateação com a produção e até julgado a nova temporada como desnecessária. Por um lado, faz sentido. Mas, por outro, a estreia vem trazendo, de fato, um final para a vida de Macarena e Zulema. Quem gosta de ver ciclos sendo fechados pode avaliar esse desfecho como positivo.

Leia também | Temporada de festivais de cinema discute sustentabilidade, política e outros temas. Confira agenda

A verdade por trás deste lançamento é que ele iria surgir como um derivado da série original, que teria sido encerrada no ano de 2018, mas ganhou vida nova a partir de um resgate da Fox, dando origem, assim, ao título "El Oasis". Com a relevância no número de episódios, os produtores quiseram considerar o spin off como uma quinta temporada, dando sequência às passadas.

Assim como vem fazendo desde seu início, "Vis a Vis" seguiu abordando temas de impactos sociais. Além do machismo, assunto pertinente em toda a produção, os novos episódios também falam sobre incesto e bullying, mesmo que de uma forma rápida e um tanto superficial. As temáticas são trazidas por personagens novos, que não haviam participado do elenco nas outras vezes.

Leia também | Com lançamento para novembro no Brasil, confira o catálogo do streaming Disney+

Como (quase!) todo fim de série, adiantamos que o final pode arrancar lágrimas. Então, se você não é fã de despedidas, prepara o lencinho do lado do sofá. No mais, a dica é de que vale a pena conferir o desfecho que, apesar de não ter sido a melhor leva de episódios que a série já trouxe, é bacana de ser assistido.

O que você achou desse conteúdo?