Logo O POVO+
O tradicional pão de queijo mineiro ganha novos sabores e temperos
Vida & Arte

O tradicional pão de queijo mineiro ganha novos sabores e temperos

Junto da feijoada, da caipirinha e do churrasco, o pão de queijo integra aquele grupo de comidas que são a cara do Brasil. Versão original da receita ganha cada vez mais incrementos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Comida típica mineira, que fez parada na mesa dos cearenses há bastante tempo e não saiu mais. Mas não é só por aqui. O pão de queijo é, na verdade, um prato popular no País todo e originalmente brasileiro, apesar de ainda não ter registros que datem o contexto da sua criação.

O formato tradicional até os dias de hoje tem base de polvilho e queijo, mas, com o passar do tempo, essa receita ganhou adaptações. Afinal, não é novidade para ninguém que brasileiro gosta de incrementar todos os pratos. O pão de queijo foi ganhando recheio de variadas maneiras, agradando, assim, um público ainda maior.

A empresária Marta Gomes conta que aquilo que era uma receita da família, há mais de 30 anos, se tornou o pontapé para a criação do "Pão de Queijo da Mainha". Hoje, apenas o sabor tradicional segue a proposta original, sendo todos os outros formulados com recheios, abrindo margem até para duas versões "fitness", como prefere chamar, com redução calórica.

"Fui sentindo necessidade dessa demanda desde o início do empreendimento, as pessoas já perguntavam assim: tem outros sabores, tem recheado? A partir daí percebi que seria necessário aumentar o leque e oferecer esse diferencial. Então passei a desenvolver outros sabores. O primeiro foi o de goiabada, depois criei o de carne de sol, logo mais o de calabresa", comenta a chef. "Passamos um bom tempo com esses quatro. Mas depois vi que era importante termos algo a mais e resolvi apostar num sabor bastante inusitado: gorgonzola. Daí surgiram outras ideias. A nutricionista, nossa parceira que conhece nossos pães mesmo antes de se comercializar, brincando sugeriu que eu desenvolvesse um fit. Levei a sério e criei. Hoje são dois no estilo fit, com e sem proteína animal. Assim pude atender ao público não adepto da proteína animal", explica.

Para os recheios não há regra. Tudo depende dos gostos e do paladar de cada pessoa. Apesar de o público ter aproximação crescente com as opções recheadas, Marta comenta que os tradicionais não foram esquecidos, sendo pedidos também em quase toda encomenda. Para os amantes do doce, a dica é investir nos sabores de goiaba e geleia de pimenta. "Fica o néctar dos deuses", conclui Marta.

Leia também | Com Seu Jorge e homenagem a Tarsila do Amaral, confira as lives do fim de semana

Quem também aposta na opção para as receitas preparadas em casa é Maria Deogracia Andrade. Aos 83 anos, ela tem o pão de queijo como um dos seus pratos típicos de domingo, quando reúne toda a família. "Em tempos de pandemia não estamos mais fazendo isso e me dá uma saudade grande", desabafa.

Os preferidos dos filhos e netos são os sabores de requeijão e cream cheese. A dona de casa e chef particular da família explica que são receitas fáceis de serem feitas, estando o segredo na mistura da massa, que precisa ser feita de forma impecável.

Leia também | Cristovão Bastos e Rogério Caetano se encontram em disco dedicado a Raphael Rabello

"Também não pode abusar muito no recheio, é só pra dar um toque. A forma de incluir os ingredientes varia muito de cada pessoa. Quem faz com carne do sol, por exemplo, pode misturá-la desfiada junto à massa. Já com requeijão, que é minha especialidade, uma colher de chá com a massa aberta na mão, sendo fechada no formato de bola logo em seguida e levada ao forno, é ideal", pontua.

Maria Deográcia ainda explica que as receitas passeiam por muitas possibilidades. Há quem prefira misturar o polvilho na água quente, outros na água fria, como é seu caso. Os tipos de queijo também variam entre diversos, sendo o mais indicado para a mistura da massa o parmesão. Mas o segredo real, ela não conta. "Quem faz pão de queijo e tem apreço por essa comida tem sua receita que, possivelmente, vai ser passada entre gerações. É segredo de família", finaliza.

Curiosidades

O pão de queijo tem um dia reservado só para ele no calendário gastronômico. É em 17 de agosto, datado desde 2007.

Na Colômbia, uma réplica desse prato foi criada, sendo chamada de Pan de Bono, sendo com textura diferente e mais dura, mas de sabor similar.

Origem 100% mineira. Apesar de registros históricos não apontarem ao certo o contexto do seu surgimento, o que se sabe é que esse prato foi criado e se popularizou primeiro em Minas Gerais.

Serviços

Pão de Queijo da Mainha
Instagram: @paodequeijodamainha
Contato: 99773 1018
*funcionando em delivery

Benévolo
Onde: Ana Bilhar, 1083 - Varjota
Instagram: @ benevolo_cafe_gelato_boulange
site: benévolo.com.br
*também funciona pelo Ifood

Casa do Pão de Queijo
Onde: RioMar Fortaleza (Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
Site: casadopaodequeijo.com.br

O que você achou desse conteúdo?