Logo O POVO+
Emmy 2020 tem cerimônia marcada pelo sucesso da HBO e por protocolos de segurança
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Emmy 2020 tem cerimônia marcada pelo sucesso da HBO e por protocolos de segurança

Primeira grande premiação desde o início da pandemia, Emmy 2020 foi marcado pelo sucesso da HBO e pelas formas criativas que encontrou de manter o show seguindo os protocolos de segurança
Tipo Análise
Regina King levou o prêmio de melhor atriz em Série Limitada ou Filme para TV pelo papel em
Foto: reprodução / Academy of Television Arts & Sciences and ABC Entertainment Regina King levou o prêmio de melhor atriz em Série Limitada ou Filme para TV pelo papel em "Watchmen"

O cenário não é nada novo: grande plataforma de streaming acumula número impressionante de indicações a um prêmio relevante da indústria, mas não consegue transformá-las em número impressionante de vitórias. Tal "roteiro" aconteceu mais cedo neste ano, no Oscar - onde a Netflix teve o maior número de indicados, 24, emplacando somente dois vencedores -, e agora se repetiu na cerimônia do Emmy, que aconteceu no domingo, 20. A premiação, apresentada por Jimmy Kimmel, foi marcada pela criatividade de adaptação aos protocolos sanitários, pelo sucesso da HBO e por vitórias surpreendentes, como da série canadense "Schitt's Creek" e da atriz Zendaya ("Euphoria").

Quando da divulgação da lista de indicados, em julho, as manchetes davam conta de que a Netflix havia quebrado o recorde da HBO de maior número de indicações no mesmo ano: a gigante do streaming havia conseguido 160, contra 107 da gigante da TV fechada. Na conta das vitórias, porém, a HBO saiu na frente, com 30 troféus no total, contra 21 da Netflix. Se forem levados em conta somente os prêmios distribuídos no domingo - ou seja, excluindo categorias técnicas e outras que tiveram os vencedores anunciados anteriormente -, a diferença é ainda maior: nas 23 categorias, a HBO teve 11 vitórias, contra somente duas da Netflix.

Leia também | 70 anos de TV no Brasil e a pergunta: A televisão mostra o que acontece?

Considerando a lista de obras com mais indicações no total, porém, o favoritismo da minissérie "Watchmen" (HBO), que foi a mais indicada, foi comprovado: foram 11 vitórias entre 26 indicações, quatro delas entregues ao vivo no domingo. Outra produção HBO que saiu com quatro troféus da cerimônia foi o drama "Succession", com sete vitórias no total. Além das séries com muitos prêmios, a HBO ainda foi destaque pelo prêmio de Melhor Atriz de Drama para Zendaya, por "Euphoria", um marco por ser não só a mais jovem a vencer a categoria, mas também por ser somente a segunda vez que uma mulher negra leva o prêmio.

Leia também | Coluna Mimi Rocha 8: De Liszt a Hendrix, uma viagem pelas virtuoses da música

Na seara da comédia, houve talvez a maior surpresa da noite. Não deu nem para a gigante do streaming, nem para a gigante da TV fechada: "Schitt's Creek", série canadense exibida nos EUA pelo pequeno canal Pop TV, levou todos os prêmios possíveis do gênero na noite de domingo. Além das vitórias em melhor série, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro e direção, venceu mais dois prêmios técnicos entregues antes da cerimônia, saindo do Emmy 2020 como a segunda obra mais premiada. Inicialmente pouco conhecida do público, "Schitt's Creek" entrou no catálogo da Netflix estadunidense em 2017 e passou a ter um alcance maior. O reconhecimento do Emmy para a série, curiosamente, veio justamente na temporada final.

Leia também | Inscrições de filmes, fotografias e bandas para o 19º Festival NOIA seguem até 30 de setembro

Em termos de cerimônia, a premiação conseguiu se adaptar de forma bastante exitosa aos protocolos. No monólogo de abertura, o apresentador Jimmy Kimmel fez piada com a realização do evento - "por que a gente está fazendo uma premiação no meio de uma pandemia?". Numa das primeiras categorias anunciadas, Kimmel contou com a ajuda de Jennifer Aniston para "higienizar" um envelope com álcool em gel e fogo. Os indicados participaram via transmissão digital e a entrega dos troféus de quem venceu ocorreu ao vivo, a partir da presença de funcionários paramentados com espécies de macacão de biossegurança em cada local. Houve até uma postagem que viralizou feita pelo ator Ramy Youssef no Twitter; ele perdeu na categoria de Melhor Ator em Comédia e filmou o funcionário paramentado indo embora da casa dele, segurando uma estatueta do Emmy numa mão e acenando com a outra. Entre especialistas da indústria do entretenimento dos EUA, as escolhas do Emmy repercutiram bem e podem ser base para futuras premiações, mostrando que o show pode continuar junto dos protocolos necessários.


Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?