Logo O POVO+
Com protocolos, exposições presenciais de artes visuais retornam à agenda
Vida & Arte

Com protocolos, exposições presenciais de artes visuais retornam à agenda

Com a retomada de atividades culturais, espaços de artes visuais da Capital começam movimentos de reabertura ofertando exposições ao público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A artista Emília Porto apresenta quadros inspirados em Frida Kahlo (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação A artista Emília Porto apresenta quadros inspirados em Frida Kahlo

Durante os últimos seis meses, a arte foi refúgio constante. Em meio à pandemia, com a necessidade do isolamento social, obras e fazeres artísticos foram formas de escape, reflexão crítica e contato com sentimentos diversos. Nas últimas semanas, com a liberação do Governo do Estado para a retomada de atividades culturais, espaços artísticos de Fortaleza voltados para as artes visuais vêm ofertando novamente ao público a possibilidade de visitar exposições - com a lembrança, é evidente, de que o vírus segue no ar e os cuidados como distanciamento, uso de máscara, higienização e não aglomeração devem seguir também.

"Um dado, ou melhor, uma verificação importantíssima que foi percebida durante a pandemia, e espero que assimilada de uma vez por muita gente que não se dava conta, foi o fato da arte ser imprescindível para o ser humano. Atravessamos esse momento apoiados e escorados pela literatura, pelas artes visuais, pelo filmes e vídeos exibidos através da televisão, tablets ou celulares…", elenca o artista Fernando França, nascido no Acre em família de cearenses e radicado no Estado. Ele é um dos artistas que compõe a exposição "Veredas", no Espaço Mostra Iguatemi, junto de Vando Figueiredo e Carlos Lebran.

Leia também | Feira de Cascavel reabre e vira uma festa a céu aberto. Confira crônica de Isabel Costa

O espaço abriu na semana passada apresentando coletânea com 80 obras dos três. "Através das linguagens artísticas, seguimos refletindo sobre o mundo em que vivemos, sobre nossas sociedades, sobre o nosso papel como indivíduo e sobre os nossos sentimentos, imutáveis no decorrer das eras", aponta Fernando, que ressalta a importância que a arte teve durante o período da pandemia. Uma das obras que apresenta em "Veredas" é a série "Encantes Amazônicos", que iria para uma exposição na Europa em 2020 que foi adiada devido à pandemia.

"É uma série que versa sobre o universo mitológico da Amazônia, e materializa as minha reminiscências da infância e adolescência no Acre, estado em que nasci. Procuro despertar as sensibilidades para a imensa riqueza cultural, no sentido amplo da palavra, resguardada pelos habitantes da floresta e, evidentemente, para a importância da preservação desse universo, hoje a nossa maior riqueza", explica, ressaltando o contexto "muito significativo" em que a série encontra o público, em meio à "catástrofe ambiental" promovida pela Governo Federal.

Leia também | Fotógrafa e escritora Tércia Montenegro ministra o curso on-line "A ficção nas imagens"

Outro espaço novo dedicado às artes se encontra em outro shopping: a Store, Gallery & Studio, que abre amanhã, 25, no RioMar Fortaleza. Projeto do artista Juca Máximo, o local reunirá não apenas o estúdio de criação do cearense, mas também contará com exposição e loja. A ideia surgiu pela vontade de Juca em dividir processos com o público. "Pensei em fazer uma galeria-estúdio aberta, mas se fizesse num galpão menos acessível, como é de praxe, as pessoas dificilmente iriam. Pensei em um espaço onde elas poderiam ver as obras de perto, meus processos, trocar ideias", contextualiza Juca. A escolha pelo shopping se deu pela avaliação do artista de que o contato do público, ali, é "orgânico". "As pessoas vão passar nos corredores, ver as obras de fora e, se sentirem algo, entram. Essa foi a ideia e o RioMar abraçou", comemora.

O espaço deve receber, também, performances artísticas de Juca. "Elas não tem convites, não são eventos. Quem estiver passando pode olhar. Vou tocar instrumento, pintar com olhos vendados. É uma coisa orgânica, a pessoa vai passar e ver", reforça. O local, que reúne 80 peças do acervo do artista, terá restrições. "Tenho obras que precisam ser tocadas, mas nessa situação tirei, não tem o toque. Não vou lançar coquetéis nem eventos, tem um limite de entrada de pessoas, têm as normas do shopping. Os padrões devem ser seguidos e cumpridos, a pandemia ainda está aí e a gente tem que se proteger e proteger as pessoas", ressalta Juca.

Serviços

Exposição "Veredas" no Espaço Mostra Iguatemi
Quando: visitação de segunda a sábado, de 10 às 22 horas, e aos domingos, de 13 às 21 horas
Onde: Piso L1 da Expansão, próximo à Zara e Forever 21, no Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85, Edson Queiroz)
Entrada gratuita

Juca Máximo Store, Gallery & Studio
Quando: abertura amanhã, 25. Visitação de segunda a sábado, de 10 às 22 horas, e aos domingos, de 13 às 21 horas
Onde: Piso L2, em frente ao Elevador Panorâmico, do RioMarFortaleza (rua Des. Lauro Nogueira, 1500, Papicu)
Entrada Gratuita

Mais exposições

Exposição "Próxima Parada", de Luciano Figueiredo, na Multiarte
Quando: até 30 de outubro. Visitação mediante agendamento de segunda a sexta, das 10 às 18 horas
Onde: Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota )
Mais informações: (85) 3261-7724 e @galeriamultiarte
Entrada gratuita

Exposição "Realtopia", de Stênio Burgos, no Espaço Unifor
Quando: até 20 de dezembro. Visitação de terça a sexta, das 9 às 19 horas, e sábados e domingos, das 10 às 18 horas
Onde: Espaço Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz)
Mais informações: (85) 3477-3818 e @uniforcomunica
Entrada gratuita

Exposições "Frida Kahlo por Emília Porto" e "Exposição Frida Kahlo"
Quando: até dia 30 de setembro. Visitação de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados, das 11h30min às 22 horas
Onde: Galeria BenficArte, no Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200, Benfica)
Mais informações: (85) 3243-1000 e @shoppingbenfica
Entrada gratuita

Exposições "Retratos", de Bob Wolfenson, "O Olhar Não Vê. O Olhar Enxerga" e "Não Danifique os Sinais", no Museu da Fotografia de Fortaleza
Quando: Visitação de terça à domingo, de 12 às 17 horas
Onde: rua Frederico Borges, 545, Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661 e @museudafotografiafortaleza

Opções virtuais

Exposição virtual "Christine", de Bia Leite
O quê: a artista cearense apresenta obras inspiradas em obras da cultura pop, de Stephen King ao disco "Chromatica", de Lady Gaga
Quando: até dezembro
Onde: clique aqui

Exposições virtuais do Cineteatro São Luiz
O quê: o equipamento cultural disponibiliza virtualmente nove exposições. Há de teatro de bonecos a registros de rituais dedicados a Iemanjá.
Já disponíveis
Onde: www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

Exposição "Anjos Caídos", de Negrosoousa
O quê: o projeto Cúpula Negra, parceria entre Negrosoousa e Julia Saldanha, pretende trabalhar na difusão de imagens.
Já disponível
Onde: link na bio de @negrosoousa

Protocolos

A Studio & Gallery fica sujeita aos protocolos gerais do Shopping RioMar Fortaleza, mas tem protocolos específicos. A assessoria afirma que estes seguem o Protocolo Setorial 25 do decreto nº33.737, que define regras para funcionamento de museus, bibliotecas, espaços de acervos e afins. Entre as adaptações, estão a capacidade máxima de 28 pessoas por vez, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel 70% na entrada, catálogo digital, utilização somente de métodos eletrônicos para pagamentos e entrega de obras na casa de clientes um dia após a compra para evitar contatos com o acervo no local.

No Espaço Mostra Iguatemi, a assessoria informa que os protocolos seguem os do shopping. Entre eles, aferição da temperatura dos clientes e funcionários, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos, limite de público e sinalização com orientações para distanciamento.

Procure se informar sobre os protocolos dos outros espaços e cumpri-los à risca.

O que você achou desse conteúdo?