O cheiro de fritura misturada com canela anuncia o que está próximo antes mesmo da visão perceber: é o carrinho de churros. Nas pracinhas dos bairros, nas calçadas e até ao lado dos supermercados, esses espaços móveis estão presentes em diversas partes da cidade. Basta que tenha pessoas se locomovendo por perto, e a probabilidade é que ali também exista um lugar vendendo a iguaria. O produto já pertence ao imaginário popular, principalmente, daqueles fortalezenses acostumados a passar os dias passeando entre as ruas. Afinal, quantas pessoas param para comprar um desses doces no caminho para outro compromisso?
Leia também | Com quatro cearenses, Prêmio Jabuti anuncia os cinco finalistas de cada categoria
O Dia Mundial do Churros é comemorado na próxima quarta-feira, 11 de novembro. Apesar da fama internacional, o alimento tem uma origem incerta. De acordo com algumas teorias, ele teria surgido no momento em que os árabes invadiram a península Ibérica. Há quem defenda, também, que a iguaria apareceu séculos depois, quando os portugueses trouxeram a receita da China durante a Dinastia Ming (1368 - 1644). Neste período, esse território mantinha fortes relações com Portugal por causa do comércio marítimo. Outros ainda atribuem seu surgimento aos pastores espanhóis, que teriam inventado a receita para substituir alguns alimentos de difícil aquisição.
Fato é que, após centenas de anos, esse produto é consumido com regularidade, principalmente, em países hispano-americanos. Uruguai, Argentina, Portugal e Espanha são apenas alguns dos locais que produzem o doce. No Brasil, a comida foi adaptada para nossa realidade - como os brasileiros fazem com várias mercadorias importadas. Por causa dessa versatilidade nacional, encontra-se o sabor em bolos, docinhos e até mesmo em sorvetes.
Leia também | Cineastas e público debatem sobre documentários brasileiros no seminário "Na Real_Virtual"
Mas o gosto de doce de leite com canela não é o único que domina as vendas. "No País, a gente aprecia os churros recheados por dentro. Nos tradicionais, passamos a massa no açúcar e na canela e recheamos com doce de leite, chocolate ou goiabada", explica Matheus Vieira, chef e instrutor do Senac Ceará. Por isso, é possível se deparar com recheios de brigadeiro, creme de avelã, coco, goiabada, entre outros. Nas coberturas, quase todo sabor açucarado pode ser adicionado. Castanhas, granulados, gotas de chocolate, jujubas, amendoim e balas de gelatina são algumas das opções encontradas. "Esse doce passou por uma gourmetização, assim como vários produtos. São adicionados diversos tipos de confeitos, principalmente, à base de chocolate", comenta o profissional.
Esse alimento não está restrito somente aos estabelecimentos comerciais. Há quem goste de se aventurar na cozinha para produzir a iguaria. Porém, as pessoas que desejam realizar uma produção caseira devem estar atentas a algumas questões. "É preciso cuidado para a massa ficar bem cozida, com o peso e a medida corretos dos ingredientes para a receita funcionar", recomenda o instrutor. Além disso, um fator importante é a temperatura do óleo, que não deve estar muito quente, nem fria. Confira ao lado a receita que o chef Matheus Vieira compartilhou para o Comes&Bebes.
Onde encontrar churros
Dulê Churros
Com seis tipos de recheios e nove coberturas diferentes, a Dulê Churros oferece uma variedade de sabores em seu quiosque. Além do formato tradicional, tem o denominado “Dulê Ice”, que vem com sorvete, e o “Dulê Cream”, que acompanha oito churros e uma bolha de doce.
Onde: Imprensa Food Square (avenida Desembargador Moreira, 2355 - Dionísio Torres) e iFood
Quando: de terça-feira a domingo, das 17h às 22h30min
Mais informações: (85) 99733 3787
Churreria 85
Entre os recheios no sabor tradicional, estão chocolate, doce de leite, goiabada e coco. No gourmet, ainda há o creme de leite Ninho, creme de avelã e Ovomaltine. Para acompanhar, tem oito toppings diferentes, como castanha, granulado e gotas de chocolate.
Onde: Extra Hipermercado (avenida dos Expedicionários, 4444 - Montese); Supermercado Frangolândia (avenida Rui Barbosa, 2727 - Joaquim Távora); e iFood
Quando: no Extra Hipermercado, todos os dias, das 10 horas às 21h45min; no Supermercado Frangolândia, de domingo à sexta-feira, das 12h às 21 horas
Mais informações: (85) 99736 3850
Sublime Churros
Atualmente, a Sublime Churros atende apenas a eventos sociais. Com variedade de recheios e coberturas, tem doce de leite, chocolate, brigadeiro branco, granulados coloridos, castanhas, entre outros. Também mantém um quiosque de sexta-feira a domingo, das 17h às 21h30min, no condomínio Golfville, no Porto das Dunas.
Onde: somente para eventos; também está no Golfville (avenida Oceano Indico, 255 - Porto das Dunas) durante o fim de semana
Mais informações: (85) 99957 4010
Rei do Churros
O Rei do Churros conta com duas sedes fixas. Fazem rotas por várias ruas de Fortaleza e delivery, além da revenda para outras lojas. Com diversos formatos, sabores e recheios, disponibilizam da tradicional canela com doce de leite ao gourmet.
Onde: no Super do Povo (avenida A, 800 - Conjunto Ceará); Shopping Eusébio (avenida Eusébio de Queiroz, 1890 - Eusébio); e no iFood
Quando: no Super do Povo, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 21 horas, e sábado, das 10h às 18 horas; no Shopping Eusébio, de segunda-feira a sábado, das 9h às 22 horas, e domingo, das 10h às 20 horas
Mais informações: (85) 98668 8692
Oba Churros
O Oba Churros trabalha somente com delivery em Aquiraz. Tem recheios de chocolate, doce de leite e creme de avelã. Já os toppings são de castanha, gostas de chocolate, bolas de chocolate, M&M’s, granulados ou leite Ninho. Os pedidos são feitos por telefone.
Onde: delivery em Aquiraz
Quando: de quarta-feira a sábado, das 14h às 18 horas
Mais informações: (85) 98713 7189
We Love Churros
Com uma produção diária, a We Love Churros se diferencia por seus doces fritos na hora do pedido. Além dos recheios de chocolate, doce de leite, goiabada e misto, ainda incluem mais de uma dezena de toppings.
Onde: Frangolândia (rua Padre Anchieta, 581 - Jacarecanga); Frangolândia (avenida Francisco Sá, 4474 - Álvaro Weyne); Centerbox (avenida Jornalista Tomaz Coelho, 1661 - Messejana); delivery por iFood e UberEats
Quando: todos os dias, das 13h às 21 horas
Mais informações: (85) 99798 4681
Receita de churros
Dica do chef Matheus Vieira
Ingredientes para a massa:
- 1 xícara de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 ovos
- Óleo para fritar (em média, 900ml)
Como fazer:
. Ferver a água com o açúcar, a manteiga e o sal
. Colocar a farinha de trigo e mexer até soltar do fundo da panela
. Pôr a massa em uma tigela e adicionar os ovos individualmente, mexendo até ficar com consistência cremosa
. Moldar a massa com uma pistola de churros ou com um saco de confeitar com bico
. Aquecer o óleo na temperatura de 160°C e pingar os churros
. Esperar dourar por dois a três minutos
. Passar em uma mistura de canela com açúcar cristal a gosto
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.