Logo O POVO+
Festival Varilux de Cinema Francês 2020 começa hoje, 19, no Riomar Fortaleza
Vida & Arte

Festival Varilux de Cinema Francês 2020 começa hoje, 19, no Riomar Fortaleza

Festival Varilux de Cinema Francês 2020 inicia a partir de hoje, 19, com retorno às salas de cinema de todo o Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Acossado, de Jean-Luc Godard (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Acossado, de Jean-Luc Godard

Após meses de programação virtual com o "Varilux em Casa", devido à pandemia do coronavírus, o Festival Varilux de Cinema Francês 2020 retorna às grandes telas das salas de cinema brasileiras. Um encontro com filmes de diretores consagrados e revelações do cinema feito na França, mesclando gêneros como comédia, drama, animação e documentário. Na Capital cearense, as salas do shopping RioMar Fortaleza recebem o Varilux a partir de hoje, 19.

Entre dezembro e janeiro, será a vez do Cinema do Dragão - ainda sem data definida. Apesar do encerramento oficial marcado para o dia 3 de dezembro, exibidores terão a alternativa de estender a programação até fevereiro de 2021. Isso só será possível de acordo com o seguimento dos protocolos sanitários para o enfrentamento à pandemia. Na Capital cearense, o festival tem o apoio máster da Aliança Francesa, instituição de difusão da língua e da cultura francesas fora da França.

Além da exibição de 17 longas-metragens inéditos da cinematografia francesa contemporânea, integra a programação o clássico "Acossado" (1960), de Jean Luc-Godard. Na época do seu lançamento, o filme de rompeu vários códigos da linguagem cinematográfica. Isso porque havia novas formas na montagem da obra, diálogos improvisados, iluminação natural e outros elementos. Alguns críticos consideram a produção um marco para a transgressão de alguns dogmas da sétima arte.

"Acossado" narra a história de Michel Poiccard, grande fã do ator Humphrey Bogart. Após roubar um carro e matar um policial, o homem vai para Paris. Lá, conhece a americana Patricia Franchini, vendedora de jornais na avenida Champs-Élysées.

Um dos destaques é o filme "Gagarine" (2020), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, que esteve na seleção oficial do Festival de Cannes. A produção, com Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven no elenco, aborda movimentos de resistências políticas e afetivas sobre o lugar em que se vive. No drama, o menino Youri mora no conjunto habitacional de tijolos vermelhos Gagarine, mas vê o local onde mora ameaçado de demolição. Junto aos seus amigos e vizinhos, tenta salvá-lo.

O diretor François Ozon, presença constante no festival, apresenta o filme "Verão 85" (Eté 85, 2020). A obra esteve na seleção oficial do Festival de Cannes e aborda um verão nos anos 1985 - quando Alexis completa 16 anos e é salvo de um naufrágio por David, de 18 anos. Ali, há encontros e descobertas típicos da adolescência acontecem.

Leia também | Vida&Arte passeia pela obra e pelas fortalezas de Rachel de Queiroz

A animação "A Famosa invasão da Sicília pelos ursos", primeiro longa-metragem do ilustrador italiano Lorenzo Mattotti, também integrará a programação do Varilux. O filme foi indicado em seis categorias no Festival de Cannes de 2019, ao César 2020 de melhor animação e vencedor do Prêmio da Fondation GAN pour le Cinéma. A obra é baseada no livro do escritor italiano Dino Buzzati. Trilha sonora ficou por conta de René Aubry e as vozes de Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti e Thomas Bidegain.

Na programação do Varilux, também passaram por Cannes: "DNA" (Adn), de Maïwenn, de Louis Garrel e Fanny Ardant; "Minhas férias com Patrick" (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal; e "Slalom" (Slalom), de Charlène Favier.

Em homenagem aos 60 anos do movimento Nouvelle Vague, evento também terá mostra paralela gratuita e conferência on-line com Jean-Michel Frodon, crítico de cinema e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma. Oferecimento da Embaixada da França no Brasil, a grade de programação conta com oito filmes do cinema moderno francês, revolucionários dos formatos e das narrativas do espaço-tempo. São obras, entre curtas e longas-metragens, dos cineastas Louis Malle, Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, Agnès Varda e Jacques Demy. Datas e modos de acesso devem ser divulgados pelo site do Varilux.

Leia também | Confira a programação completa do Dia da Consciência Negra no Ceará

Nesta edição, o Varilux só acontecerá nas redes exibidoras cujas medidas exigidas pelas autoridades estão sendo cumpridas e nas cidades autorizadas a reabrirem os cinemas - garante a organização. Além disso, nenhum dos funcionários integrantes do grupo de risco retornarão aos seus postos, para garantir que estejam seguros.

Dentre os protocolos já adotadas pelos espaços, prevalece o uso obrigatório de máscaras, a lotação máxima reduzida e o distanciamento social. Antes de abrir e entre as sessões, as salas são submetidas a um processo de desinfecção.

Festival Varilux de Cinema Francês 2020

Quando: a partir de hoje, 19 de novembro

Onde: Cinépolis do shopping RioMar Fortaleza; e no Cinema do Dragão, ainda sem data definida

Mais informações: variluxcinefrances.com/2020

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

 

O que você achou desse conteúdo?