Logo O POVO+
Para além da Universidade
Vida & Arte

Para além da Universidade

|19ª edição| Adaptado ao formato virtual, o Noia - Festival do Audiovisual Universitário começa hoje, 30, com mostras competitivas de curta-metragens, exposição de fotografias e shows de bandas universitárias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Divulgação "Vagabundos Eficazes", de Rafael Brasileiro, está concorrendo na Mostra Cearense de Cinema do Festival NOIA

Ser um espaço híbrido de "interferências artísticas de áudio, imagem estática e imagem em movimento, onde se encontram Cinema, Fotografia e Música" e promover a produção audiovisual de estudantes universitários brasileiros: é com esse intuito que se firma o Noia - Festival do Audiovisual Universitário, cuja 19ª edição se inicia nesta segunda-feira, 30, e segue até a próxima sexta, 4. Com promoção do Grupo de Comunicação O POVO e parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), o evento acontecerá de forma gratuita e, devido à pandemia, em formato virtual. A abertura terá transmissão pelo YouTube, nos canais do Noia, do Canal FDR e do O POVO Online, e pela televisão, no Canal FDR (antiga TV O POVO).

Marcado por apresentar mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), exposição de fotografias e shows de bandas universitárias, o festival precisou de ajustes e adaptações para que acontecesse virtualmente. De acordo com Paulo Benevides, diretor executivo do Noia, foram contratados especialistas em marketing digital e foi adotado o uso de inteligência artificial para aumentar o alcance do evento na internet.

Além disso, outras adaptações foram feitas para esta edição, como a gravação antecipada no estúdio do Canal FDR da "Mostra de Bandas" para ser apresentada durante a programação do Festival. Benevides também cita que a exibição dos filmes acontecerá uma única vez no YouTube devido a questões ligadas a direitos autorais. Assim, o projeto de itinerância do festival também será on-line, com a participação de estudantes cearenses a partir de encontros em plataformas de videoconferência. Nesses encontros, serão exibidos os filmes premiados no Noia e acontecerão debates com especialistas e cineastas, que falarão sobre a produção audiovisual universitária independente e do mercado do cinema.

Esta edição do Festival Noia será aberta com a "Mostra Cearense de Cinema Universitário" e também terá debates, seminários - como o de "Sustentabilidade em Eventos Culturais" - e oficinas em sua programação. De acordo com o diretor executivo, a meta é que estejam inscritas 200 pessoas em cada atividade, que poderão interagir com os condutores das ações e, assim, ter maior participação no evento. Dez bolsistas também foram contratados para auxiliar na produção do festival e no processo de alcançar mais engajamento. Nessas ações está também a criação do "Troféu Engajamento", prêmio que será entregue para a banda cujo vídeo postado nas redes sociais do Noia tiver mais curtidas e compartilhamentos.

Paulo afirma que as expectativas para esta edição do Festival Noia são muito boas. Ele também destaca a importância do evento para o fomento da produção audiovisual universitária. "Nós vemos que o NOIA consegue juntar o que há de melhor na produção artística visual na universidade, porque primamos por uma curadoria independente que avalia criteriosamente os filmes sem interesse particular algum. O interesse é o de buscar o que tem de melhor linguagem dentro do meio acadêmico", avalia.

Entre as obras selecionadas para esta edição do festival, estão 21 filmes para a "Mostra Brasileira de Cinema", oito filmes para a "Mostra Cearense de Cinema", oito grupos musicais para a "Mostra de Bandas" e 15 fotografias para a "Mostra de Fotografia" - estas, a propósito, já estão disponíveis para visualização no site do Noia. Neste ano, haverá a entrega do Troféu Enel de Sustentabilidade para o filme que "tiver algum destaque para temas ligados ao meio ambiente, à compreensão de que o homem é parte da natureza e que a sua relação pode ser harmônica com o meio".

No encerramento da 19ª edição, o Noia homenageará o Festival ForRainbow, que há 14 anos trabalha com a diversidade do público LGBTQIA+. Além de ser entregue um troféu para Labelle Rainbow e Verônica Guedes, coordenadoras do evento, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo ForRainbow, será exibido o curta-metragem "Afronte", de Bruno Victor e Marcos Azevedo. O Noia também trará a "Mostra Noia Kids com acessibilidade", que reunirá 13 curtas de animação locais cedidos pelo Foca (Fórum Cearense de Animação). A mostra apresenta tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos.

 

19ª edição do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário

Quando: de hoje, 30, a sexta-feira, 4

Onde: pelo YouTube nos canais do Noia, do Canal FDR e do O POVO Online. Transmissão também pelo Canal FDR em sinal digital aberto, no canal 48.1; em sinal fechado, canal 23 (Multiplay), 24 (NET) e 138 (Brisanet)

Programação completa: www.festivalnoia.com.br/2020/programacao

Inscrições para oficinas, seminários e debates: https://linktr.ee/Festivalnoia

Mais informações: perfil no Instagram e página no Facebook do festival


 

O que você achou desse conteúdo?