Logo O POVO+
13º Festival da Ibiapaba acontece até domingo, 6, com dança, música e teatro
Vida & Arte

13º Festival da Ibiapaba acontece até domingo, 6, com dança, música e teatro

Em formato totalmente virtual, o 13º Festival União da Ibiapaba (FUI) acontece de amanhã, 4, até domingo, 6, pelo canal no YouTube do evento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A banda Tribo de Jah apresenta seus mais de 30 anos de reggae no encerramento da programação (Foto: fotos Divulgação)
Foto: fotos Divulgação A banda Tribo de Jah apresenta seus mais de 30 anos de reggae no encerramento da programação

O Festival União da Ibiapaba (FUI) chega à sua 13ª edição em formato completamente digital, com formação em teatro, apresentações de música e dança, além de Festival de Música Autoral (FuiFest). Gratuito, evento de incentivo à arte, cultura e cidadania acontece de amanhã, 4, até domingo, 6. Transmissão ao vivo e atrações gravadas serão exibidas pelo canal no YouTube do FUI.

Valorizar o intercâmbio cultural na região da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará - distante aproximadamente 350 Km da Capital -, é a premissa do FUI. Segundo o cantor, compositor e escritor Rogério Soares, um dos idealizadores do evento, a programação anual abrange não só apresentações de artistas da macrorregião da Ibiapaba, composta por 12 municípios. O intuito é reunir, também, convidados de outras localidades do Estado e do Brasil.

Esse diálogo sociocultural, consolidado desde 2007 pelo evento, deve ser levado para o ambiente virtual nesta edição. "Assim como outras atividades coletivas, nós tivemos que nos adaptar para o formato digital, devido à Covid-19. Há 13 anos, temos o direcionamento da troca de experiência e, agora, podemos alcançar também uma outra gama de público, que ainda não conhecia o festival", acrescenta Rogério - artista de destaque da cena musical brasileira, que gravou suas primeiras canções no movimento de arte e cultura Massafeira, em 1979.

O destaque da programação fica por conta da música, com artistas de diversas origens, estilos e ritmos. Nos três dias do FUI, duas diferentes atrações se apresentam, respectivamente, às 20h30min e às 21h30min. Amanhã, 4, será a vez de Rapper MH e Camila Marieta. Acompanhado do DJ Klapthis, MH mescla o rap com a embolada, o baião, o xote e o xaxado. O artista canta faixas do seu último álbum, "Made in Nordeste". Já Camila, cantora, compositora e multi instrumentista, repercute seu trabalho autoral, como as canções dos discos "Imaginada" (2015) e "Tropeço no Meio Fio" (2017).

Régis Soares, artista da música e da poesia, participa do FUI no sábado, 5. Junto aos irmãos Rogério Soares e Ednardo, ele é um dos idealizadores do movimento Massafeira. Em seguida, quem se apresenta é o cantor e músico instrumentista IgoNegão - influente nas festas e casas de shows do município de Ipu.

Leia também | Marcos Tardin assume vice-presidência da CSA em 2021 e traça cenários do audiovisual

Os Bardos, grupo da cena autoral e independente da Serra da Ibiapaba, marca presença no domingo, 6. Conjunto mescla poesia, política e rock em suas composições. Encerrando a programação do Festival, a banda Tribo de Jah reverbera seu reggae. Referência do gênero, a banda já passou por diversos territórios nacionais e estrangeiros.

Bruna Sánchez, coreógrafa e bailarina, participa o Festival no sábado, 5
Bruna Sánchez, coreógrafa e bailarina, participa o Festival no sábado, 5

Dança em vários ritmos

Integra a programação o grupo de dança Doce Magia, do município cearense de Croatá, nos três dias de Festival, sempre às 20 horas. As performances, coreografadas pela professora Débora Cristina, abrangem diferentes vertentes: xaxado, música pop e afro dance.

Bruna Sánchez, coreógrafa e bailarina com formação em Dança pela Escola Porto Iracema das Artes, apresenta espetáculos de balé clássico e de dança contemporânea, respectivamente, amanhã, 4, e sábado, 5.

No domingo, 6, após o Doce Magia, a performance “Dançando Sozinho”, coreografada por Júnior Lima, fecha o ciclo da dança no Festival.

Revelações da Ibiapaba

Público conhecerá as doze atrações selecionadas para o 3º Festival de Música Autoral da Ibiapaba (FuiFest) - com suas composições inéditas. Todos os dias do FUI, após os espetáculos de dança, às 20h15min, quatro diferentes bandas se apresentam. Ainda em novembro, o Festival abriu inscrições para revelar talentos da região e dividir o prêmio de R$ 18 mil.

Chico Terrah já trabalhou em diversas peças e produções audiovisuais, incluindo telenovelas e séries da Rede Globo. Artista ministrará uma oficina de teatro no FUI
Chico Terrah já trabalhou em diversas peças e produções audiovisuais, incluindo telenovelas e séries da Rede Globo. Artista ministrará uma oficina de teatro no FUI

Formação em Teatro

Ator, autor e diretor de teatro, cinema e televisão, Chico Terrah protagoniza o “Oficinão da Escola de Teatro da Ibiapaba” no domingo, às 16 horas. O artista questiona, na atividade formativa do FUI, os caminhos para que o sujeito do teatro possa desenvolver um espetáculo sólido e emocionante.

Militante da arte e da cultura no País, o curitibano tem mais de 40 textos produzidos para teatro e vasta produção de roteiros para cinema. Atuou em cerca de dezesseis espetáculos profissionais de Curitiba e do Rio de Janeiro.

13º Festival União da Ibiapaba

Quando: de amanhã, 4, até domingo, 6
Onde: YouTube do Festival
Mais info.: @fui.fearte

O que você achou desse conteúdo?