Logo O POVO+
Semana Clarice: live "Visões de Clarice" discute legado da escritora brasileira
Vida & Arte

Semana Clarice: live "Visões de Clarice" discute legado da escritora brasileira

Em comemoração ao centenário de nascimento de Clarice Lispector, celebrado neste 10 de dezembro, O POVO promove a live "Visões de Clarice" a partir das 18 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Clarice Lispector celebra seu centenário na quinta-feira, dia 10 de dezembro (Foto: Acervo Clarice Lispector/ Divulgação)
Foto: Acervo Clarice Lispector/ Divulgação Clarice Lispector celebra seu centenário na quinta-feira, dia 10 de dezembro

Há um século, Clarice Lispector - ainda sob o nome Haia - nascia em uma pequena aldeia na Ucrânia. Naquele 10 de dezembro, a cidade de Chechelnyk se tornou o berço de um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. A escritora chegou ao Brasil na infância após migração da família e traçou sua carreira como autora. Foi reconhecida desde o início da profissão e, depois de décadas, também foi aclamada. Em suas dezenas de obras, demonstra uma escrita de sensações, que até hoje é discutida entre apreciadores e estudiosos. Para homenageá-la, O POVO realiza hoje a live "Visões de Clarice".

Leia também | Atriz Maria Vitória faz performance inspirada na escritora Clarice Lispector

O evento ocorre simultaneamente nas redes sociais do O POVO e do Canal FDR, além da plataforma de assinantes OP+. Com mediação da jornalista e repórter do Vida&Arte, Bruna Forte, a iniciativa terá como convidados a professora Fernanda Coutinho, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC); Yuri Brunello, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC; e Gabriel Marques Cavalcante, estudante de Medicina da UFC.

Na live, Fernanda Coutinho apresenta o livro "Visões de Clarice: ensaios, entrevistas, leituras", que organizou em parceria com Sávio Alencar. A obra, incentivada por edital da UFC, consta no repositório da universidade. "Durante minha intervenção, vou colocar o livro em perspectiva, como uma homenagem à Clarice Lispector. O livro aponta a presença da escritora no século XXI. Apesar de quatro décadas desde sua morte, ela consegue figurar como uma escritora deste século", comenta. Ainda sem previsão para o lançamento do formato físico por causa da pandemia do novo coronavírus, o volume reúne as visões de pesquisadores de diversos locais do mundo. "O que significa a leitura de Clarice? É interessante a gente pensar que ela tem uma legião de leitores muito dedicados, apaixonados, envoltos pelos textos que nos deixou", afirma.

Leia também | O POVO convida pessoas a lerem trechos das obras de Clarice Lispector

A própria Fernanda Coutinho é uma apreciadora afetuosa. Quando era jovem, teve seu primeiro contato com o universo "clariceano" a partir dos contos de "Laços de Família" (1960). Depois de adentrar pela primeira vez em suas palavras, encantou-se também por outros títulos. Cita as histórias "Banhos de Mar" e "Restos de Carnaval" como exemplos devido à ambientação em Recife, lugar que evoca a memória afetiva da professora. "Para mim, a obra dela não é fechada, um lugar estático. De vez em quando, as pessoas se sentem convidadas naturalmente a trazê-la de volta. Você lê uma parte, lembra-se de uma determinada situação, encontra-se em uma situação existencial, e, de alguma maneira, tem um vínculo com alguns personagens. Retomar essa leitura é algo dinâmico", indica.

Leia também | "Semana Clarice": dançarina Andréa Bardawil relaciona sua trajetória com Clarice Lispector

Além da presença da pesquisadora, a live também trará as perspectivas de Yuri Brunello, que produziu, ao lado da doutoranda Amanda Moura, a entrevista "Clarice é simbólica, introspectiva, apesar da aparente simplicidade", presente no livro, com a pesquisadora Amina di Munno. O terceiro convidado da transmissão é o estudante Gabriel Marques Cavalcante, um fã da autora, que abordará sua visão como admirador da obra.

A transmissão integra a programação da "Semana Clarice", promovida pelo grupo de comunicação O POVO, com o objetivo de comemorar o centenário da escritora Clarice Lispector. Iniciada na segunda-feira, 7, a cobertura especial se encerra amanhã, 11, com o lançamento do e-book "Cartas para Clarice", disponibilizado pela plataforma O POVO+. A publicação digital, organizada por Cinthia Medeiros, editora-chefe do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO, trará 12 textos assinados por nomes como a jornalista e mediadora de leituras Isabel Costa; a pesquisadora Vera Moraes; a artista visual Bia Soares - em carta assinada junto com seu pai, Jorge Soares, entre outros. A coletânea homenageia a escritora que tanto recorreu à escrita de correspondências para se comunicar com amigos e parentes.

Live "Visões de Clarice Lispector"

Quando: quinta-feira, 10 de dezembro, às 18 horas
Onde: nas redes sociais do O POVO, nas redes sociais do Canal FDR e na plataforma de assinantes OP (www.mais.opovo.com.br)

Semana Clarice

Sexta-feira, 11
Lançamento do e-book "Cartas para Clarice"
Onde: O POVO (www.mais.opovo.com.br)

O que você achou desse conteúdo?