Logo O POVO+
Escritora Simone Pessoa lança livro de contos sobre a Praça Portugal
Vida & Arte

Escritora Simone Pessoa lança livro de contos sobre a Praça Portugal

No livro de contos "Batizada pelo Sol, Festejada pelo Vento: Contos de uma Praça Portugal", a escritora Simone Pessoa humaniza a visão de um dos lugares mais tradicionais na memória de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vista aérea Praça Portugal (Foto: Mateus Dantas para O POVO em 02/09/2016)
Foto: Mateus Dantas para O POVO em 02/09/2016 Vista aérea Praça Portugal

No coração da Aldeota, reside um lugar que há cinco décadas acompanha as transformações de Fortaleza. No centro de dezenas de prédios comerciais, a Praça Portugal permanece uma passagem obrigatória para aqueles que trafegam entre as avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. Desde sua fundação em 1968, tornou-se o ambiente de tantas histórias para seus conterrâneos. Intervenções culturais, feiras e a já tradicional decoração de Natal são alguns dos motivos que levam os moradores a andarem por aquele círculo simbólico da Capital. Essas narrativas pessoais que se entrelaçam ao espaço público foram a inspiração para o livro "Batizada pelo Sol, Festejada pelo Vento: Contos de uma Praça Portugal", escrito pela administradora e escritora Simone Pessoa.

Leia também | Primeira afrobrasileira a cantar "Carmen" na Ópera de Paris ganha biografia

O primeiro estímulo para produzir a obra surge de uma relação íntima da autora com o local. Sobralense, ela costumava sair de sua casa para a praia a pé. No caminho, cruzava sempre com a praça. Esta consolidou-se como uma imagem afetiva recorrente de sua juventude. "Por um tempo, fui para Sobral e senti muita falta de Fortaleza. Quando voltei, passei pela Praça Portugal para sentir que 'matei' a saudade. É um apego antigo que tenho", comenta. Porém, somente anos mais tarde iniciou um processo de reflexão sobre o lugar. "E se a praça pudesse contar as histórias que passaram por ela? Que figuras teriam despertado seu interesse? Se ela pudesse falar, quanta coisa interessante teria para nos dizer?", questionou-se.

Em 'Batizada pelo Sol, Festejada pelo Vento: Contos de uma Praça Portugal', a autora Simone Pessoa narra a partir da perspectiva da praça
Foto: Arquivo pessoal
Em 'Batizada pelo Sol, Festejada pelo Vento: Contos de uma Praça Portugal', a autora Simone Pessoa narra a partir da perspectiva da praça

Dessas perguntas, criou os 25 contos que compõem a coletânea. O lugar, denominado em homenagem aos colonizadores portugueses, é exposto como o protagonista e narrador. A partir dele, é possível conhecer, por exemplo, o homem de paletó de linho que frequentava a praça para se encontrar com a amada. Até mesmo a trajetória de um cachorro vira-lata ganha destaque entre as páginas. Moisés foi carinhosamente nomeado por causa de sua capacidade de atravessar os carros com destreza. Já outra parte foca no momento em que o espaço virou ponto de encontro para os jovens adeptos ao movimento "emo", no início dos anos 2000. São acontecimentos que se distinguem no tempo, mas se conectam no espaço.

Leia também | Mona Gadelha comenta novo single produzido por Alexandre Fontanetti

No início, entretanto, há uma breve introdução sobre o percurso pessoal do lugar. Os sentimentos que viveu quando ainda estava em fase de construção, as cenas que capturou logo após ganhar consciência e até a primeira desilusão amorosa estão neste começo. "Nas brumas desse cenário uterino, fui concebida a céu aberto. Batizada pelo sol, festejada pelo vento, entrevi o mar pela primeira vez como se fosse a extensão do firmamento", escreve. Mas afirma: "Chega de mim! É tediosa a ladainha autocentrada. Doravante meu foco narrativo serão as gentes, essas criaturas tão complexas, tão curiosas, tão controversas e intrigantes que passaram por mim e deixaram marcas indeléveis". Reforça que precisa narrar essas situações antes que o tempo leve sua memória embora.

Simone Pessoa encarna a personalidade do lugar no livro. "Como é a Praça Portugal, ela tem uma identidade um pouco portuguesa. Gosta muito de Fernando Pessoa e cita seus trechos. Ela é bem cearense, mas também tem uma personalidade herdada do português", exemplifica. Para ela, essa humanização possibilita uma maior identificação dos leitores com um ambiente que está há tanto tempo na memória fortalezense. "Não são contos presos na realidade. O fato dela ser humanizada, quase como um ser, propicia que as pessoas possam se identificar. Ela traz muito a questão existencial da vida humana e facilita a empatia. Todos os lugares têm uma humanidade, e tento extrair isso na obra", explica.

Leia também | "Mães do Derick" vence 14º For Rainbow

O livro foi o vencedor do Prêmio de Literatura Unifor, de 2019, na categoria "Obra Inédita". Promovido pela Universidade de Fortaleza, o evento selecionou o original de Simone Pessoa para publicar uma tiragem inicial de 400 exemplares. Agora, é possível comprar o título em formato e-book na plataforma da Amazon. A obra física também pode ser solicitada por e-mail pela própria autora.

Batizada pelo Sol, Festejada pelo Vento: Contos de uma Praça Portugal

136 páginas
Preço: R$ 30 (e-book: R$ 15)
Mais informações: simonepes@gmail.com

O que você achou desse conteúdo?