"Farewell Amor" estreia na plataforma Mubi; confira crítica
João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.
Walter, Esther e Sylvia dividem um pequeno apartamento em Nova York, mas são quase desconhecidos entre si - ainda que sejam família. Marido, esposa e filha, os três não se conhecem - e reconhecem - por conta de um contexto que os separou por quase duas décadas. O encontro/reencontro deles é a base dramática de "Farewell Amor", longa de estreia da cineasta Ekwa Msangi, que está disponível no Mubi.
O casal se conheceu ainda jovem em Angola, país natal de ambos, e logo concebeu Sylvia. Problemas econômicos e conflitos civis os forçaram, pouco depois do nascimento da menina, a abandonar a casa. No entanto, os caminhos se dividiram. Walter emigrou para os Estados Unidos, buscando melhores condições, enquanto Esther e a filha foram para a Tanzânia. 17 anos depois da separação, a família consegue se reconectar a partir da emigração das duas para os EUA, para morarem com Walter.
17 anos é, também, a idade de Sylvia, que cresceu sem conhecer o pai. O reencontro da família é, praticamente, o encontro inicial dos dois. Além dessa não-relação, outro ponto de interesse do longa é o não-reconhecimento mútuo entre Walter e Esther, que passaram a maior parte do casamento separados e sem contato.
Nos anos em Nova York, trabalhando como taxista, ele chegou a estabelecer uma relação amorosa com outra mulher. Com o retorno da vida familiar, desfaz o namoro, mas sofre pela confusão de sentimentos. Já Esther, tendo que enfrentar os desafios de criar sozinha a filha em um novo país, acabou aproximando-se de uma comunidade religiosa que lhe concedeu apoio neste processo, tornando-se fervorosa.
Some-se a estes contextos e relações o elemento da dança, que adquire importância simbólica e prática na narrativa. Sem revelar tantos detalhes, é possível explicar que foi muito a partir da dança que o casal se conectou na juventude e é, também, pela dança que Sylvia encontra escapes e formas de expressão, ainda que a contragosto da mãe.
Todas as complexidades e nuances dos personagens e suas relações são alçadas a um patamar ainda mais preciso e interessante de desenvolvimento narrativo por conta de uma decisão estrutural: o roteiro - também assinado por Ekwa - baseia-se em espécies de "segmentos" que são, na verdade, momentos em que o longa "assume" os pontos de vista de cada membro da família em relação ao mesmo contexto.
Isso permite que o filme se coloque muito próximo às questões íntimas, reações e visões de mundo específicas de cada um, o que faz com que os personagens adquiram um bem-vindo caráter multifacetado, profundo e complexo. Se de início acompanhamos uma cena sob o ponto de vista do pai na qual a filha pouco aparece, por exemplo, o segmento no qual Sylvia assume protagonismo realça os sentimentos e reações da jovem aqueles fatos ora mostrados.
Esta tentativa de explicação pode até soar algo complicada, mas tudo, ressalte-se, é construído de forma extremamente delicada e natural, sem pesos e aprisionamentos que a estrutura narrativa poderia trazer consigo. A escolha, principalmente, soma muita humanidade não somente aos protagonistas, mas à própria obra. Seria possível que Walter fosse limitado às obviedades de um pai ausente e esposo infiel, ou que Esther fosse retratada de forma unidimensional a partir da crença religiosa. No entanto, o olhar que "Farewell Amor" lança às personagens é de abertura, compreensão, honestidade, carinho.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.