Logo O POVO+
Cantor Pedro Frota apresenta novo trabalho em show virtual
Vida & Arte

Cantor Pedro Frota apresenta novo trabalho em show virtual

Com repertório inspirado em uma poética regional e contemporânea, a partir da mistura de elementos, Pedro Frota estreia, em versão online, show "No Ceará se tem disso sim"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Músico Pedro Frota estreia formato virtual com o show "No Ceará se tem disso sim" (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Músico Pedro Frota estreia formato virtual com o show "No Ceará se tem disso sim"

Neste domingo, os melhores lugares serão em casa. Em formato virtual, o cantor e compositor Pedro Frota exibe pela primeira vez o resultado de seu novo trabalho. Batizado de "No Ceará se tem disso sim", o show, que é viabilizado pela Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), lança um olhar sobre as raízes do artista, filho de pais do interior, com a cultura e a música nordestina.

"O repertório é composto na maior parte de composições minhas", diz Pedro, que segue um modelo de apresentação iniciado na pandemia. "O formato surgiu da lacuna deixada pelos shows presenciais", justifica. "Como alternativa, optamos por gravar nossa apresentação em vídeo e realizar a exibição on-line. É um evento com hora marcada, porém o local é o meu canal de YouTube", convida.

Leia também | Cinco anos após sua morte, David Bowie segue como um caldeirão de influências

O projeto, estreado de forma inclusiva, com tradução em libras simultânea, delineia um presente para o artista. "É uma nova fase do meu trabalho, já que no primeiro apresentei canções mais introspectivas com arranjos jazzísticos", compara em relação à atual. "Nessa nova fase resgato, na herança nordestina, as cores e sabores para compor essas canções", acrescenta.

"Além das minhas composições, interpreto arranjo meu de 'Mulher rendeira' e de 'No Ceará se tem disso sim', versão na qual modifiquei a letra original do clássico de Guio de Moraes eternizado na voz de Luiz Gonzaga", revela, cheio de entusiasmo quanto o resultado que poderá ser visto domingo.

"É um formato muito fora do convencional que permite novas sonoridades", que surge pela ideação de arte, ali, uma sintonia de dois. "Outra coisa sobre o formato é o fato de eu me apresentar cantando e tocando violão, e me acompanhando somente o músico Thiago Almeida, que toca teclado e bateria ao mesmo tempo, e ainda flauta, escaleta e percussões", sem precisar reforçar o convite. A pegada autoral e os muitos instrumentos - tocados só por dois músicos - é o grande alicerce para a descoberta, antecipada desde já.

Uma das composições, segundo Pedro, que iniciaram o processo de criação do show foi "Tão falando por lá", lançada como seu primeiro single e videoclipe, contando com a participação de figuras ilustres da cultura cearense. No lançamento do clipe, foi experimentada essa formação, pouco convencional, de dois músicos no palco tocando vários instrumentos, que, para o cantor, deu a dimensão do potencial lúdico e inovador do trabalho que é mais; uma mescla entre musicar origens (a força, a beleza e a diversidade do Nordeste) e descobertas (questionamentos sociais urgentes, tais como a preservação ambiental; a liberdade sexual e a crítica ao preconceito, à discriminação e à misoginia) trazendo o relevante e o humor em uma pitada, espere, diferente.

No Ceará se tem disso sim

Quando: domingo, 17, às 18h30min

Onde: no canal do artista no YouTube

Tradução simultânea em libras

Gratuito

O que você achou desse conteúdo?