Logo O POVO+
Artistas trans debatem sobre visibilidade e outras demandas urgentes
Vida & Arte

Artistas trans debatem sobre visibilidade e outras demandas urgentes

Vida&Arte convida três artistas trans que passaram pelas páginas do caderno ao longo do último ano para dividirem demandas que vão além da visibilidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Levi Banida é artista, performer e professora não-binária (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Levi Banida é artista, performer e professora não-binária

Sy Gomes, Jonas Van, Muriel Cruz Phelipe, Má Dame, Letícia Aguiar, Isadora Ravena, Anie Barreto, Monstra, Angel History, Linga Acácio, Jupyra Carvalho, Devon Zoal e Georgia Vitrilis são alguns dos nomes de artistas trans que ocuparam as páginas e outras plataformas do Vida&Arte nos últimos meses. Por trás de cada pessoa, múltiplas ideias, obras, discursos, defesas. Para marcar de forma propositiva e positiva o Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis - data instaurada desde 2004 no País, ano em que um grupo de lideranças e ativistas travestis e transexuais lançou campanha em parceria inédita com o Governo Federal -, o V&A convidou três artistas do Ceará que passaram pelas plataformas do caderno ao longo do último ano para dividirem questões e demandas que vão além da visibilidade em si.

São muitas as pautas e conquistas das populações trans a serem celebradas - do reconhecimento do nome social à maior participação de candidaturas de travestis e transexuais na política partidária, por exemplo -, mas não é possível esquecer que continuam atingindo vidas trans no Brasil constantes violências concretas e simbólicas, sejam as transfobias disfarçadas de "opinião" ou "mal entendidos" ou as ações sistemáticas de esvaziamentos e apagamentos vindas de esferas do poder.

É por isso que o gesto, aqui, é de celebração, de olhar para frente. Da demanda por criar novos caminhos proposta pelo artista visual Beijamim Aragão à proclamação de existência da não-binariedade dividida pela performer Levi Banida, passando pela cobrança de políticas públicas feita pela artista multilinguagem Noá Bonoba, o movimento é por buscar futuros.

Leia também | Dia da Visibilidade Trans: demandas além da visibilidade

Criar caminhos

Visibilidade é sobre ocupar espaços. Espaços esses que foram retirados de pessoas trans desde sempre. É sobre ultrapassar o mês de janeiro e atravessar o ano inteiro. É de fato viabilizar possibilidades para quem nunca teve os caminhos abertos. É importante não só permitir que pessoas trans falem e sejam visíveis durante esse mês, mas principalmente oportunizar o protagonismo de pessoas trans, permitir que, além de falarmos, possamos de fato ocupar espaços de ação, de poder. O mês da visibilidade trans precisa ser cada mês do ano, pois a estrada ainda é muito longa, e no Brasil a política pública voltada para as pessoas trans ainda é inexistente e ineficaz - por ainda estarmos lutando pela nossa existência, pela nossa vida - e o mais básico ainda tem sido nossa busca por anos. As artes visuais me proporcionaram construir uma comunicação do meu sensível com a busca da naturalização do meu cotidiano como pessoa transgênero, em acreditar no fortalecimento da afetividade e o amor para comigo e com os meus. Precisamos receber amor, precisamos de esperança; depois de tudo regredir tanto, precisamos que caminhos sejam criados para que a caminhada, que ainda é longa, continue acontecendo.

Beijamim Aragão tem 23 anos e é transmasculino, artista visual e técnico e produtor audiovisual desde 2014

FORTALEZA, CE, BRASIL, 25.01.2021: Levi Banida, performer e artista visual não binaria. Falando sobre Dia da visibilidade TRANS. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 25.01.2021: Levi Banida, performer e artista visual não binaria. Falando sobre Dia da visibilidade TRANS. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

Dia da Visibilidade Trans: demandas além da visibilidade

O que você achou desse conteúdo?