Logo O POVO+
Websérie conta história da Divine, famosa boate LGBTQIA de Fortaleza
Vida & Arte

Websérie conta história da Divine, famosa boate LGBTQIA de Fortaleza

A websérie "Divine Vive!", dirigida pelo artista Régis Amora, estreia na sexta, 29 de janeiro, e conta a história da boate que marcou a cena LGBTQIA em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Coletivo Divas contribuiu com material histórico para o projeto 'Divine Vive!' (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Coletivo Divas contribuiu com material histórico para o projeto 'Divine Vive!'

A trajetória da arte transformista no Ceará se confunde com a história da boate Divine. O estabelecimento, que funcionou durante 15 anos, abria de quarta-feira a domingo e lotava a rua General Sampaio, próxima ao cruzamento com a avenida Duque de Caxias. Naquele lugar, pessoas da comunidade LGBTQIA (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais e travestis, queer, intersexos, assexuados e outras orientações sexuais) se encontravam para apreciar os shows. Em homenagem ao local, o artista Régis Amora lança o documentário "Divine Vive" na sexta-feira, 29 de janeiro.

O ambiente fechou suas portas há meia década por motivos comuns no comércio: o aumento do preço do aluguel tornou inviável a manutenção das atividades. Agora, o movimento noturno que antes era permeado por uma diversão agitada deu espaço apenas ao barulho dos carros no trânsito. "Fui frequentador assíduo durante anos. A arte transformista sempre me encantou e a própria proposta da Divine de ser um espaço extremamente democrático, em que qualquer pessoa era bem-vinda, já me fazia ter um interesse especial por lá. Aos poucos, fui encontrando, na vida artística, alguns dos artistas do elenco da Divine e fomos construindo projetos juntos", lembra Régis.

Leia também | Artistas trans debatem sobre visibilidade e outras demandas urgentes

O funcionamento parou há cinco anos, mas essa situação não impede que o estabelecimento continue uma referência. Em rodas de conversas, existe uma nostalgia entre aqueles que presenciaram os espetáculos do lugar. "Também acompanho as gerações atuais, e o nome 'Divine' sempre vira um frenesi, pois a maioria gostaria de ter vivido essa época, mas não tem onde procurar informações. Na websérie, oferecemos ao público material inédito de arquivo, cenas valiosas que não estão em nenhuma outra fonte. Espero que o conteúdo possa contribuir como fonte de pesquisa para futuras gerações", explica.

A partir de imagens de arquivo e registros orais, a obra reconstrói aspectos afetivos e históricos da boate. O conteúdo foi criado em parceria com as artistas do Coletivo Divas, que se apresentavam com regularidade no local. Ao lado de Régis Amora, o grupo percebia a importância de preservar a memória de um marco da comunidade LGBTQIA . "A arte transformista ainda é relegada a segundo plano no circuito artístico tradicional", indica o diretor.

As idealizadoras da coletividade artística são: Camilly Leycker, Adma Shiva, Tatiana Hilux, Veronica de Castro, Naara Vuitton, Mônica Lepinsky, Flávia Fontenelle e Nefertitti Hortz. "Inicialmente foi feita uma pré-entrevista com as oito artistas envolvidas de forma a desvendar histórias, fazê-las lembrar de fatos históricos importantes para a gente começar a montar o quebra-cabeça que contaria a história dos 15 anos de Divine. As artistas, após isso, se voltaram para os seus acervos pessoais para procurar memórias", explica Régis Amora sobre o processo de elaboração.

Leia também | Espetáculo on-line celebra arte transformista no Ceará

Para ele, o projeto é uma espécie de grito de esperança em um período de tantas adversidades. "É um grito tímido de artistas cearenses que ainda hoje buscam sobreviver, muitas vezes, à margem dos circuitos artísticos", afirma. De acordo com o diretor, mais de 300 artistas passaram pelos palcos do estabelecimento durante seu período em atividade. Naquele espaço, surgiram e cresceram vários nomes que continuam relevantes na arte transformista cearense. Foi ali, por exemplo, que o coletivo As Travestidas ganhou destaque.

Além disso, registrar a trajetória da boate Divine é importante para conservar a memória da Capital. "É importante contar a história da boate Divine, celeiro da arte transformista, que marcou toda uma geração com seu intenso trabalho de fortalecimento da performance artística a partir de espetáculos que traziam desde a atmosfera do teatro de revista ao enaltecimento da performatividade contemporânea das drag queens", ressalta.

"Divine Vive" será lançado na sexta-feira, 29 de janeiro, pelos canais do Youtube da Juv.TV e do Coletivo Divas. O projeto, fomentado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), consiste em cinco episódios. Na página do projeto, o público ainda poderá conferir material extra sobre os perfis das artistas entrevistadas e os bastidores do conteúdo. (Clara Menezes)

 

Divine Vive!

Quando: sexta-feira, 29
Onde: nos canais do Youtube da Juv.TV e do Coletivo Divas
Mais informações: www.divinevive.com

O que você achou desse conteúdo?