Logo O POVO+
Autoras nordestinas retratam santos católicos em quadrinhos e situações atuais
Vida & Arte

Autoras nordestinas retratam santos católicos em quadrinhos e situações atuais

Dez autoras nordestinas apresentam novas abordagens para santos católicos em "Todos Santos", antologia de quadrinhos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ilustrações do projeto TodoSantos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Ilustrações do projeto TodoSantos

São Jorge. São João. São Tomé. São Longuinho. São Pedro. São Francisco. Santo Antônio. Neste parágrafo, estão separados por pontos finais. Em “Todos Santos”, serão reunidos em um livro com quadrinhos desenvolvidos por dez autoras nordestinas que se propuseram a contextualizá-los em uma roupagem voltada para os dias atuais. A campanha para o financiamento da antologia está disponível na plataforma Catarse e pode ser apoiada até março com valores a partir de R$ 10. Entre as recompensas possíveis estão marcadores de páginas, cartões postais, santinhos e pôsteres, além do livro em versão digital e impressa.

A ideia para o projeto foi desenvolvida em 2019 pelas quadrinistas alagoanas Mariana Petrovana e Janaina Araújo, que pensaram em produzir histórias atuais com santos baseadas em “crendices populares nordestinas”. Conversaram, então, com a ilustradora cearense Demi Goldheart, que “abraçou a ideia com a força de mil sóis” e decidiu pôr em prática, tornando-se uma das idealizadoras. Assim, formou uma equipe com artistas do Ceará, de Alagoas e de Pernambuco.

Os santos retratados foram escolhidos a partir de votação. Os personagens são trabalhados por duplas que foram sorteadas. Nessa divisão, foi considerada, para a construção das narrativas e dos personagens, as competências de cada artista, fosse na parte de roteiro ou na parte de desenho. Santo Antônio foi o santo trabalhado por Demi e sua história aparecerá em um conto ilustrado. A autora afirma que buscou trazer um visual mais voltado ao pop e sua história baseia-se na questão do “amor próprio”, fugindo um pouco da visão sobre o santo como um santo casamenteiro.

As histórias que estarão presentes no livro são independentes e foram construídas antes da pandemia, mas isso não significa que as autoras não puderam abordar aspectos desse período em suas artes. A partir de tirinhas veiculadas nas redes sociais do projeto, elas tiveram a chance de contextualizar, no universo de suas histórias, acontecimentos mais recentes, como uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a vacina contra a Covid-19. Não, quem se vacinar não será transformado em jacaré, mesmo que São Jorge - que nas ilustrações de Todos Santos assume a forma de dragão - ache que sua aparência possa virar “tendência” nesse cenário hipotético. Esse é apenas um dos exemplos das abordagens feitas pelas artistas nas tirinhas.

Leia também | Cantora cearense Di Ferreira lança EP "No tempo do Tempo", nesta quinta, 28, no Youtube

Demi acredita que “Todos Santos” é uma obra com importância em diferentes aspectos, servindo tanto para mostrar que “há pessoas competentes no Nordeste trabalhando com quadrinhos” quanto para retirar um pouco da “polarização” desse segmento nas regiões Sul e Sudeste do País. Além disso, aponta a representatividade que existe por ser uma equipe formada totalmente por autoras nordestinas. “Nós estamos aqui, somos uma equipe de dez autoras. Então, não há essa história de dizer que mulheres não estão fazendo quadrinhos. Nós estamos, sim. Apesar de todas as dificuldades, estamos aqui trabalhando”, destaca.

Uma das autoras é a roteirista e designer cearense Kamile Girão. A sua entrada no “Todos Santos” surgiu a partir de um convite feito por Erika Sampaio, ilustradora e também integrante da equipe. Enquanto Kamile atua como roteirista na iniciativa, Erika contribui como desenhista, e ambas dividem o desenvolvimento da narrativa de São João.

Leia também | Jornalista vende pôsteres fotográficos para financiar doutorado

A partir de pesquisas, do contato com saberes populares e com referências ao universo pop (como a série de televisão “Dark”), as autoras estabeleceram a aparência do personagem, caracterizando-o com marcas no pescoço (em conexão à história da decapitação do santo) e designando suas feições com “olhos mais baixos, como se fossem olhos de quem dorme muito” (em referência à crença de que o santo gosta de dormir o dia inteiro para ter energias para participar da festa).

Com essas conexões e com o uso, em alguns momentos, de frases que marcam linguagens locais, as artistas trazem “uma personalidade mais atualizada para as suas realidades”. Assim, “modernizam” os santos e apresentam enredos que podem trazer identificação aos leitores. “Um dos nossos objetivos é que as histórias sejam acessíveis, leves e que possam ser consumidas por vários públicos”, aponta.

Para Kamile, o projeto representa uma chance de mostrar mais dos quadrinhos feitos por artistas do Nordeste e participar da iniciativa traz felicidade a ela. “Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse projeto, porque é muito bom trabalhar com artistas tão talentosas e que possuem tantas visões diferentes. O espaço dos quadrinhos precisa ser ocupado por artistas nordestinos, pois ainda é algo muito voltado para o eixo Sul-Sudeste. É um projeto que nos divertimos criando personagens e situações, fico muito feliz com isso. Espero que ele dê certo e que nós alcancemos a meta”, afirma.

Campanha "Todos Santos"

Quando: até 9/3
Quanto: apoios a partir de R$ 10
Campanha: www.catarse.me/todosantos
Perfis nas redes sociais: www.instagram.com/todossantoshq/ e www.facebook.com/todosantoshq

O que você achou desse conteúdo?