Logo O POVO+
Solo da atriz Janaína Suaudeau, peça "Ninho" tem temporada online
Vida & Arte

Solo da atriz Janaína Suaudeau, peça "Ninho" tem temporada online

A montagem foi destaque no site Observatório do Teatro nas categorias Luz, Cenário, Figurino, Direção Musical e Trilha Sonora e Atuação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo Ninho protagonizado pela atriz Janaína Suaudeau embarca em texto do autor catalão Marc Garcia Coté
 (Foto: Cleber Correa/Divulgação)
Foto: Cleber Correa/Divulgação Espetáculo Ninho protagonizado pela atriz Janaína Suaudeau embarca em texto do autor catalão Marc Garcia Coté

O espetáculo "Ninho", primeiro texto do autor catalão Marc Garcia Coté, ganhou encenação pelas mãos do diretor Bruno Guida em 2020, tendo no elenco Janaina Suaudeau, responsável também pela tradução. Agora, volta em cartaz na programação online do Teatro Aliança Francesa, em curta temporada de 3 a 18 de março. As sessões, às quartas e quintas às 21 horas, serão transmitidas pelo YouTube da Contorno Produções.

A montagem foi destaque no site Observatório do Teatro nas categorias Luz, Cenário, Figurino, Direção Musical e Trilha Sonora e Atuação. No enredo, peça começa com o relato de um acidente aéreo, o ritmo do texto se mostra vertiginoso como o fluxo de pensamentos da personagem. "Essa queda provoca o monólogo interior da personagem: um ninho de vozes que se encontram numa verdadeira fuga da consciência e nos permite viajar até a ilha onde passou a infância cercada de pássaros", explica o autor.

Leia também | Jornalista lança campanha para financiar livro sobre vultos que dão nome a ruas de Fortaleza

A narrativa frenética chamou a atenção de Bruno Guida. "O texto sugere um delírio onde um acidente aéreo é sobreposto à uma discussão de um casal em um bar e a um ataque de pássaro na infância. Em cena temos o fluxo de pensamento dessa figura que passou por um trauma e agora vomita palavras diretamente para a plateia, sempre com muito humor", explica.

Para Janaína Suaudeau é a história de uma menina que rompe o silêncio e investiga seu trauma de infância. "Nessa peça, a personagem não tem um arco dramático, visto que a dramaturgia do Marc é fragmentada. É como se o trauma dela fosse dissecado na frente do público e que enxergássemos sinapses do cérebro dela ao vivo. É tudo muito rápido e intenso".

Para a peça, Bruno Guida continua uma pesquisa que começou com "The Pillowman - O Homem Travesseiro", de Martin McDonagh e "In Extremis", de Neil Bartlett, que transita entre a comédia, o suspense, o terror e a fábula.

Leia também | Confira as estreias de março no catálogo do Disney+

"Usamos a técnica do bufão para construir uma persona que libera o ator de criar uma personagem e o possibilita a entrar em contato direto com o público. Essa figura faz também uma conexão com algo do plano do mistério. Alguém que traz mensagens importantes, ocultas, e que para serem apreendidas necessitam de um certo envolvimento que ultrapassa a mera compreensão intelectual", aponta Janaína. A atriz completa: "Divertir e entreter o público é a tática que o bufão utiliza para conseguir disseminar suas ideias e críticas de maneira impactante, pois o soco vem em seguida de uma gargalhada que por sua vez é rapidamente substituída por um momento de lirismo".

Ninho

Quando: De 3 a 18 de março, às quartas e quintas, às 21 horas (de 3 a 18 de março)
Onde: Youtube da Contorno Produções

O que você achou desse conteúdo?