Logo O POVO+
Festival aborda direitos humanos por meio de atrações culturais
Vida & Arte

Festival aborda direitos humanos por meio de atrações culturais

Com nomes como Chico César, Sebastião Salgado e Ailton Krenak, a primeira edição do Festival de Cultura em Direitos Humanos entrelaça atrações artísticas e debate sobre democracia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O fotógrafo Sebastião Salgado participará do ciclo de debates
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O fotógrafo Sebastião Salgado participará do ciclo de debates

Filmes, debates e performances musicais constroem a programação do "1º dh fest - Festival de Cultura em Direitos Humanos", realizado virtualmente entre os dias 7 e 14 de março, de maneira gratuita. O evento agrega nomes relevantes ao cenário artístico na proposta de expandir o olhar cultural para temáticas relacionadas aos direitos humanos. Entre os nomes conhecidos estão o cantor Chico César, a escritora mineira Conceição Evaristo e o fotógrafo Sebastião Salgado.

A proposta surgiu quando os idealizadores da iniciativa, Leandro Pardí e Francisco Cesar Filho, perceberam a presença de pautas relacionadas aos direitos humanos em filmes premiados durante festivais que aconteceram no ano de 2020. Assim, eles começaram a construir um evento que pudesse ampliar a perspectiva do público em relação a estas questões. "Eu acho que a forma como a gente consome e pensa esses produtos culturais parte do convite que é feito, e isso é um papel que parte da curadoria, sugerir um olhar para a obra. O olhar que a gente sugere é pela ótica dos direitos humanos", explica Leandro, que também atua como curador.

Leia também | Dragão lança livro digital sobre imaginação e memória na arte contemporânea

A abertura do festival acontece no dia 7, com show inédito de Chico César, e segue com programação especial no Dia Internacional da Mulher, celebrado na segunda-feira, 8. Na data, será disponibilizada uma série de filmes que inclui a obra "Kunhangue Arandu - A Sabedoria das Mulheres". A ocasião também contará com o debate "Mulheres e resistência: narrativas para romper silêncios", com Conceição Evaristo, Maria Clara Araújo e mediação de Semayat Oliveira. A atração final da segunda será a cantora Tássia Reis, com repertório dos álbuns "Tássia Reis", "Outra Esfera" e "Próspera".

Nos demais dias, o público terá disponível um vasto conteúdo proporcionado pela organização. As opções audiovisuais reúnem 11 longas-metragens, como o vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes, "A Cordilheira dos Sonhos", de Patrício Guzmán, e outros 26 curtas. Na música, o repertório também incluirá o coletivo LGBTQIA Baile em Chernobyl, formado por artistas que utilizam o funk para empoderar a juventude periférica. O rapper indígena Kunumi MC encerra o evento no domingo, 14, com produções pensadas a partir de pautas identitárias.

"A gente tentou abarcar a maior quantidade de temáticas possíveis, dentro dos temas de direitos humanos, pensando na diversidade dos protagonistas. Quem é o realizador do filme que a gente escolheu, qual é o lugar de fala desses debatedores para tratar de determinados assuntos", frisa Leandro. No ciclo de debates, que conta com nomes como Sebastião Salgado e Ailton Krenak, a organização buscou não setorizar os temas e possibilitar uma abordagem transversal ao tratar os assuntos com um elenco diverso.

Leia também | "Auto de João da Cruz": grupo de teatro apresenta espetáculo de Ariano Suassuna

A variedade de conteúdos inéditos, como os shows, e premiados, como os filmes que poderão ser revistos pelo público, é desenvolvida por um "elenco muito importante e significativo", celebra Leandro. Segundo o curador, a intenção é que o evento aconteça anualmente, para que todos os anos os direitos humanos possam ter pauta dentro da agenda cultural brasileira.

1º dh fest - Festival de Cultura em Direitos Humanos

Quando: de sábado, 7, a 14 de março
Onde: site www.dhfest.com.br e no perfil do festival no Instagram, Twitter e Facebook
Confira a programação completa no site do evento

O que você achou desse conteúdo?