Logo O POVO+
Produção de documentários ganha mercado durante a pandemia
Vida & Arte

Produção de documentários ganha mercado durante a pandemia

Segundo empresa norte-americana Omdia, produções vivem avanço e teve este ano um incremento mundial de 30% com relação a 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Documentário
Foto: Divulgação Documentário "Cena do Crime - Mistério e Morte no Hotel Cecil"

Enquanto a indústria global de cinema passa por uma crise dramática durante a pandemia da Covid-19, com prejuízos em bilheterias estimados em cerca de 32 bilhões de dólares em 2020, um segmento do mercado audiovisual cresce mesmo em tempos sombrios: a produção de documentários. Segundo pesquisa recente da empresa americana Omdia, os documentários vêm na esteira do crescimento, sem precedentes, das plataformas de streaming, que no ano passado apresentou um incremento mundial de 30% com relação a 2019.

Leia também | Oscar 2021: "Mank" lidera em número de indicações

"Historicamente, a compra de documentários pelos streamers era feita de forma oportuna, mas devido ao impacto da Covid-19 nas filmagens em geral, há uma escassez de produções no mercado. Sem novos produtos para apresentar aos assinantes, a aquisição de documentários tornou-se uma necessidade", diz Kevin Iwashina, vice-presidente da consultora de scripts Endeavor Content.

No Brasil, o diretor mineiro Roberto Benatti também notou um crescente interesse do mercado pela linguagem documental. Colaborador da National Geographic nas séries "Open Explorer" e "Field Notes", ele aplica esse tipo de narrativa também em filmes publicitários.

Leia também | Com exibição gratuita de 36 curtas, 4º CineFestival inicia nesta segunda, 15

Em 2019, Benatti iniciou um registro sobre os empreendedores mineiros Tiago e José Felipe Carneiro, fundadores da Wäls, premiados na World Beer Cup por produzirem a melhor cerveja do mundo. "Acompanho a trajetória deles há dois anos, filmando a história de empreendedorismo da família no Brasil e nos Estados Unidos".

Por conta do lockdown, o diretor teve que adiar a sequência das filmagens de "Fermentando o Sonho Americano", sobre o mais recente negócio da família, a Novo Brazil Brewing Co., cervejaria na Califórnia.

Se depender do crescimento dos serviços de streaming, o mercado de documentários pode atingir uma audiência nunca antes registrada. Nos EUA, a Parks Associates divulgou que, no final de 2020, 61% das residências com banda larga no país contavam com dois ou mais serviços de streaming, em comparação a um índice de 48% no ano anterior.

Leia também | Trailer final de "Falcão e o Soldado Invernal" homenageia Capitão América; confira

No Brasil, a Globoplay, plataforma da Rede Globo, registrou um aumento de 145% no número de assinantes no primeiro semestre de 2020. Já a Netflix, uma das líderes do mercado, conquistou quase 16 milhões de novas assinaturas no primeiro trimestre do ano passado.

O que você achou desse conteúdo?