Logo O POVO+
"Salve-se quem puder" volta hoje à grade da TV Globo
Vida & Arte

"Salve-se quem puder" volta hoje à grade da TV Globo

|TELEVISÃO|Após a pausa nas gravações devido a pandemia da Covid-19, produções da Globo retornam à grade de exibição com adaptações. Salve-se Quem Puder reestreia hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Salve-se Quem puder retorna com desafios do mundo atual (Foto: Divulgação/TV GLOBO)
Foto: Divulgação/TV GLOBO Salve-se Quem puder retorna com desafios do mundo atual

Com a chegada da pandemia em 2020, o mundo todo precisou se adaptar. As novelas não ficaram de fora desse cenário e as cenas dos próximos capítulos ficaram para um futuro até então incerto. Após a pausa nas gravações, a programação dos canais de televisão passou a ser composta por reprises, mas há alguns meses as atrações voltaram a ser gravadas e algumas já estão de volta, com um novo personagem incluído nas histórias: o coronavírus.

Na faixa das 19 horas, "Salve-se quem puder" volta hoje à grade da TV Globo retomando desde o início, já exibido em 2020, e seguindo com os capítulos inéditos. Unindo humor e aventura, a trama escrita por Daniel Ortiz é protagonizada por Vitória Strada, Juliana Paiva e Deborah Secco, cujas personagens tiveram as vidas mudadas após presenciar um crime.

Na última semana, "Amor de Mãe", que havia sido interrompida no ano passado, voltou a exibir capítulos inéditos. A autora Manuela Dias passou a incluir a pandemia na trama, fazendo menções à Covid-19 e aos cuidados necessários para combater o vírus. Na nova fase da novela, a protagonista, Lourdes (Regina Casé), confecciona máscaras de tecido, higieniza as compras de supermercado e cumpre o isolamento social.

"As novelas sempre influenciaram. Se você mostra os personagens usando máscaras, álcool em gel é um estímulo a mais para quem assiste", diz Nilson Xavier, autor do "Almanaque da telenovela brasileira" e crítico de televisão especialista em novelas.

Para o pesquisador, abordar assuntos da pandemia não será necessariamente um padrão seguido por todas as novelas. No caso de "Amor de Mãe", os capítulos lançados em 2020 já abordavam assuntos da vida real e, para Nilson, falar sobre coronavírus nessa nova fase foi uma boa escolha. "Como a própria autora disse, a pandemia é apenas um dificultador a mais para os dramas dos personagens. Por exemplo, a trama da Lourdes era buscar pelo filho desaparecido, com a pandemia ficou mais difícil essa procura", aponta.

Nilson avalia que o principal desafio das telenovelas nesse período diz respeito às gravações e as medidas necessárias para evitar a contaminação, mas que as narrativas não precisam necessariamente mudar e diversos temas podem ser abordados nas próximas produções. Daniel Ortiz, por exemplo, decidiu não abordar a pandemia em "Salve-se Quem Puder", trama marcada pela leveza.

Diretor artístico da novela das sete, Fred Mayrink comenta os desafios das gravações durante a pandemia. "Fazer uma novela já é um grande desafio, mas, quando veio o protocolo, a gente tinha uma preocupação muito grande com a segurança de todas as pessoas envolvidas. Acho que esse foi o primeiro ponto: como retomaríamos esse processo fazendo com que as pessoas se sentissem seguras, e mais que isso, que elas estivessem realmente seguras", aponta, destacando ter visto um cuidado generalizado entre todos os profissionais envolvidos na trama.

A atriz Juliana Alves, que interpreta a personagem Renatinha, também destaca a união da equipe. "Nossa retomada foi de uma tranquilidade e de uma parceria que foram surpreendentes para mim. Tivemos que nos adaptar aos protocolos de gravação, mas todo mundo já tinha uma familiaridade com usar álcool e máscara. Tive a sensação de que o clima de gravação, mesmo no meio de uma pandemia, foi de mais parceria ainda do que já era antes. Senti que as relações se fortaleceram, apesar de o contato físico ter sido muito menor", reflete.

 

O que você achou desse conteúdo?