Logo O POVO+
"Curtaflix": festival reúne mais de 200 filmes
Vida & Arte

"Curtaflix": festival reúne mais de 200 filmes

Evento on-line e gratuito tem curadoria de 21 atores e cineastas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cena do filme
Foto: Divulgação Cena do filme "Nelson Cavaquinho", de Leon Hirszman

O "Curtaflix - Festival de Curtas Online" acontece de 8 a 17 de abril de forma gratuita. Ao todo, foram selecionados 293 títulos, exibidos em 63 sessões de gêneros variados. Todo esse conteúdo pode ser visto em uma única plataforma: www.curtaflix.com.br.

Com uma proposta diferenciada e pioneira, o festival convidou um time de 21 curadores para selecionar curtas nacionais, com a temática livre, e compor 3 sessões de até 90 minutos cada, que estão agrupados com os seguintes temas: Ambiental, Orgulho negro, Infantil, Futebol e surfe, Olhares regionais, Curtas sobre cinema, Acessibilidade, Invisibilidade e questões sociais, Animação, Cinema fantástico e de terror, Música, Comédias, Mulheres porretas, entre outros.

Leia também | Instituto Iracema e Centro Cultural Belchior lançam credenciamento para propostas artísticas

O resultado é uma "cinelist" criada com o olhar de cada curador, com um conceito e ideia apresentada por eles em vídeo após as sessões. Todos os títulos exibidos no festival foram autorizados pelos seus realizadores. Alguns curtas ficam disponíveis somente no período do festival e a grande maioria permanece acessível durante um ano.

O público poderá encontrar na programação curtas de diretores premiados como Kleber Mendonça Filho, diretor de "Bacurau" e "Som ao Redor", que está no festival com os curtas "Vinil Verde", "Recife Frio" e "A Copa do Mundo no Recife"; Leon Hirszman, um dos mais importantes cineastas nacionais com os curtas "Nelson Cavaquinho" e "Ecologia"; Karen Akerman com a codireção dos curtas "Acossada" e "Outubro não acabou".

Leia também | Oscar 2021: Chloé Zhao, de "Nomadland", não está pronta para filmar sua infância

Tem ainda Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, com o curta "A Velha a Fiar"; Eliza Capai, documentarista premiada, com o curta "No Devagar Depressa dos Tempos"; Kiko Goifman, premiado diretor de longas, entre eles 'Bixa Travesty", com o curta "Território Vermelho"; Gabriel Mascaro, cineasta pernambucano já consagrado pelo longa "Boi Neon", está no Curtaflix, com "A onda traz, o vento leva".

Assinam a curadoria as atrizes Ana Flavia Cavalcanti e Rita Carelli, os cineastas Francisco Cesar Filho e Lívia Perez, os produtores Christian Saghaard e Ricardo Vasconcellos, além da roteirista Camila Tarifa e da cantora e compositora Kika Carvalho, entre outros, totalizando 21 curadores.

Leia também | Oscar 2021: Com Anthony Hopkins, "Meu Pai" mergulha na subjetividade do envelhecimento

Curtaflix – Festival de Curtas Online

Quando: de 8 a 17 de abril de 2021

Onde: curtaflix.com.br

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?