Logo O POVO+
Feijoada faz sucesso no delivery e ganha novas versões
Vida & Arte

Feijoada faz sucesso no delivery e ganha novas versões

Prato que é a cara do fim de semana, a feijoada ganhou muitas opções para entrega em casa durante a pandemia. Confira nosso roteiro e se delicie
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Porkinho Feijoada (Foto: FOTOS; Reprodução / Instagram)
Foto: FOTOS; Reprodução / Instagram Porkinho Feijoada

Feijão preto, temperos e acompanhamentos. A feijoada é carro-chefe de muitos estabelecimentos em Fortaleza e, antes da pandemia, costumava ser o prato principal dos finais de semana. Com as normas de distanciamento social e a diminuição de eventos, a feijoada tem se destacado nos serviços de entrega.

Para manter a feijoada em evidência, os restaurantes de Fortaleza apostam em preparos diferenciados, temperos "secretos", acompanhamentos especiais e serviço de entregas ágeis e práticos. Dona do Feijoada da Tia Carla, delivery especializado em Feijoada na Capital, Carla Crisóstomo revela que sua receita não precisou ser alterada quando decidiu atender através dos aplicativos de entrega.

Leia também | Programe-se: Confira a agenda cultural do primeiro fim de semana de maio

Há seis anos, a empreendedora trabalha com feijoada. Como Carla cozinha sem ajuda na maioria das vezes, ela optou por oferecer apenas feijoada para facilitar o processo de preparação. "Quando a gente se dedica a uma coisa só, a gente se sai melhor", afirma. Com acompanhamentos tradicionais, como couve refogada, arroz e farofa, ela garante que durante todos os anos em que oferece o serviço, nunca recebeu reclamações sobre sua comida.

Um ano antes da pandemia, ela decidiu entrar para o delivery, como forma de ter uma renda fixa, já que antes ela trabalhava exclusivamente com eventos. "Casou bem, logo depois veio a pandemia, e se eu não tivesse entrado para o delivery, teria passado por sérias dificuldades", avalia.

A feijoada é muito requisitada para aniversários e confraternizações. Porém, mesmo sem a realização de eventos, os restaurantes conseguiram continuar as vendas através do delivery. Monteiro Neto, proprietário da Porkinho Feijoada, fez questão de não aceitar nenhuma encomenda para festas durante esse período. "Se eu vendesse, estaria contribuindo para a aglomeração", pontua ele.

Porkinho Feijoada
Foto: Reprodução / Instagram
Porkinho Feijoada

Com pontos de vendas e serviço de entrega, a Porkinho tem feito sucesso e chegou a ser selecionada em 2020 para participar do Festival Sabores do Ceará, ficando entre os dez melhores restaurantes de delivery de Fortaleza, sendo o único exclusivo de feijoada. Monteiro acredita que o sucesso do estabelecimento tem a ver com a padronização que a empresa faz, garantindo que o kit oferecido nesta semana seja o mesmo da semana que vem, tanto em quantidade quanto em sabor.

Alguns estabelecimentos tendem a vender feijoadas nos finais de semana, mas a feijoada de Holania Gadelha faz tanto sucesso que é vendida todos os dias da semana, tanto pela manhã quanto à noite. Dona do Feijoada na Sombra, ela e seu marido, Geraldo Alves, montavam mesas embaixo de uma árvore em frente à sua casa e lá recebiam os clientes. Hoje em dia, pessoas de bairros mais afastados, onde o delivery do casal não alcança, fazem questão de se deslocar até eles para retirar o pedido.

Leia também | Há 30 anos, o Brasil perdia o cantor e compositor Gonzaguinha

Com a pandemia, alguns restaurantes, que inicialmente não tinham a feijoada no cardápio, passaram a adotar o prato como estratégia para atrair mais clientes. Esse foi o caso do Butcher's 746, que apesar de ser uma casa de carnes, decidiu oferecer outros tipos de comida no delivery desde o ano passado para atender diferentes públicos. "No fim de semana, a feijoada é o destaque!" afirma Carlos Teixeira, um dos sócios do estabelecimento. "A gente tem percebido que esse mercado da feijoada tem mudado. Mesmo em casa, sem os eventos, as festas, as pessoas procuram o prato", diz ele.

Até mesmo a feijoada sendo um prato tradicional para a cultura brasileira, também foi reinventada por alguns restaurantes da Capital. O Mandir, restaurante vegano localizado no Benfica, oferece nas sextas a feijoada vegana. A maioria dos clientes não é formada por veganos e nem vegetarianos, mas sim pessoas que buscam diminuir o consumo de proteína animal. A chef Maha Sati garante que muitos deles afirmam ser a melhor feijoada que já comeram, mesmo sem carne. "O sentimento maior ao experimentar é de surpresa", afirma.

Leia também | Porto Iracema realiza evento virtual para discutir obra de Belchior

Maha revela os ingredientes que usa: feijão preto, legumes variados e carne de caju, e acompanha arroz integral com gersal, couve manteiga no azeite de oliva, farofa crocante, Vegzito (torresmo vegetal) e sabji (legumes na massala). "A gente põe a carne de caju para ficar com o gostinho do Ceará. É uma mistura da feijoada brasileira com um pezinho no Ceará", comenta. A receita veio de sua mãe e Maha foi fazendo algumas alterações ao longo do tempo, até chegar ao prato atual.

A feijoada também foi inovada pela POT, empresa especializada em alimentação saudável. Diferente do prato tradicional, a feijoada da POT tem menos sódio e vem com carnes magras para substituir o pé, orelha e joelho de porco, além de acompanhar couve, arroz branco ou integral e laranja. A comida pode ser comprada tanto fresca como congelada. A empresa tem um sistema de ultracongelamento que permite a preservação dos nutrientes e da textura dos alimentos.

O proprietário, David Alvarez, conta que utiliza temperos naturais para garantir um sabor diferenciado. Mesmo assim, a feijoada não é um dos pratos mais comprados do restaurante, e ele acredita que o preconceito tem a ver com isso. "A feijoada não está entre as dez mais vendidas, mas eu acredito que é por conta do preconceito que as pessoas têm com comida saudável, de que não é bom, mas quando provam sempre falam que nunca comeram uma feijoada tão leve", comenta.

Onde Pedir:

Feijoada da Tia Carla
Instagram: @feijoadadatiacarla
Pedidos: 85 998381386

Porkinho Feijoada
Instagram: @feijoadaporkinho
Pedidos: ifood ou WhatsApp 85 8590-0985

Feijoada na Sombra
Instagram: @feijoadanasombra
Pedidos: ifood, uber eats ou WhatsApp 85 9409 2707

Mandir Restaurante Vegano
Instagram: @mandir.amor
Pedidos: ifood ou WhatsApp 85 98128-6309

POT
Instagram: @potbrasil
Pedidos: 85 98122 9551(WhatsApp)

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?