Logo O POVO+
Netflix lança quinta temporada de "Outlander" nesta terça-feira, 11
Vida & Arte

Netflix lança quinta temporada de "Outlander" nesta terça-feira, 11

Lançada em 2014 pela emissora Starz, a história audiovisual se baseia nos livros da escritora estadunidense Diana Gabaldon
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A quinta temporada de
Foto: Starz/Divulgação A quinta temporada de "Outlander" se baseia no livro "The Fiery Cross", de Diana Gabaldon

Uma trama com viagem no tempo, eventos históricos, romances e discussões sobre diversas temáticas: é assim que a série “Outlander” se constitui. Há mais aspectos envolvidos, na verdade, para os fãs. De todo modo, para aqueles que já acompanham a produção ou para os que ainda mergulharão no enredo, é disponibilizada a quinta temporada na Netflix nesta terça-feira, 11 de maio.

Lançada em 2014 pela emissora Starz, a história audiovisual se baseia nos livros da escritora estadunidense Diana Gabaldon. Em “Outlander”, o público se depara com a história de Claire (Caitriona Balfe), uma enfermeira inglesa que, após a segunda guerra mundial, resolve ter uma nova lua de mel na Escócia com seu marido, Frank Randall (Tobias Menzies). Entretanto, ela acaba sendo misteriosamente transportada para 1743 no país.

Essa era uma época em que a Inglaterra estava em conflito com a Escócia. Após a viagem temporal, Claire é amparada por um grupo de rebeldes escoceses em que nele se encontra o guerreiro Jamie Fraser (Sam Heughan). Ao se conhecerem, Claire e Jamie acabam desenvolvendo um forte romance.

Leia Também | Venom 2: Sony divulga trailer oficial e apresenta o vilão Carnificina

A série é um sucesso de audiência e é aclamada por premiações. Entre os prêmios conquistados, a produção audiovisual foi reconhecida por votação popular pelo People’s Choice Awards como “Série Favorita” em 2017. Quatro temporadas depois dos primeiros acontecimentos, a obra alcança sua temporada atual no catálogo da Netflix.

Caso você ainda não tenha assistido à série ou finalizado a quarta temporada, os próximos parágrafos reúnem informações sobre o que ocorre no enredo da quinta. Para não se deparar com spoilers, é possível retornar no oitavo parágrafo, que traz depoimentos de fãs da série.

Na quinta temporada, Jamie e Claire se encontram em terras americanas após participarem da Batalha de Culloden na Escócia. O casal vive com a filha, Brianna (Sophie Skelton), e com o genro, Roger Mackenzie (Richard Rankin), na Carolina do Norte nos anos anteriores à Revolução Americana. A quinta temporada se baseia no livro “A Cruz de Fogo” e se inicia com o casamento entre Brianna e Roger.

Nesta temporada, os Frasers buscam prosperar dentro de uma sociedade que ruma à Revolução Americana e assim construir um elo ainda maior para se protegerem. O intuito é encontrar uma forma de defender o que criaram na América e proteger quem os procura por liderança e proteção. Com a família unida, Claire usa seu conhecimento para impedir que sejam destruídos.

Leia também | John Krasinski e Emily Blunt falam sobre "Um Lugar Silencioso 2"

O sucesso de “Outlander” também repercute no Brasil, e foi a partir da indicação de amigos que a empresária, jornalista e mestre em administração Isabele Câmara começou a ter contato com o universo da série. Admiradora de produções “de época”, se encantou com a série assim que “deu uma chance” à obra. Hoje, acompanha o lançamento de cada episódio lançado desde a terceira temporada. “A minha relação com a série é muito forte”, aponta.

A mestre em administração já assistiu à quinta temporada anteriormente pelo então Fox Premium (hoje chamado Star Premium). Assim, sua aparição na Netflix servirá para que Isabele acompanhe novamente o enredo e se atente a detalhes que talvez tenham passado despercebidos pela sua análise. “A minha expectativa é essa: rever com muito carinho”, afirma.

Ela destaca que na trama são apresentados acontecimentos históricos e que o público se apega aos personagens, o que torna “difícil” assistir a situações tristes que os envolvam devido à carga emocional atrelada a esse acompanhamento. As palavras de Isabele a respeito de “Outlander” se traduzem em sentidos similares ao termo “incrível”.

Leia também | Netflix, Amazon e atores boicotam Globo de Ouro após polêmicas

Entre as temáticas presentes na série, a empresária comenta abordagens feitas sobre temas como amizade, sexualidade humana, violência contra a mulher “de todas as formas”, feminismo e direitos humanos. Para complementar o aspecto de como a sexualidade é tratada em “Outlander”, Isabele indica a importância do assunto para o relacionamento entre os protagonistas da trama:

“Quando nós vemos ‘Outlander’, entendemos que a sexualidade entre o Jamie e a Claire é um elo entre eles dois. É um elo quando eles se afastam e precisam se aproximar, quando acontece algo muito triste e quando há um luto muito grande. Eles se reencontram neste momento de intimidade. Eu acho isso muito interessante. É um tema que está na série e que nós não vemos tanto em outras obras por causa de tabus”, relata.

Para Isabele, essas situações apresentam visão a partir “dos olhos de uma mulher”, que, no caso, é Claire, e que está “à frente do seu tempo”. A jornalista considera “interessante” ver “Outlander” por esse outro lado, pois alega que muitas obras e histórias são anunciadas ao público a partir de uma abordagem feita majoritariamente por homens.

A professora Juliane Gomes acompanha a série desde 2015 e relata que “maratonou” a primeira temporada em dois dias. “Fiquei apaixonada desde o primeiro episódio”, revela. O seu envolvimento com “Outlander” a fez conhecer outros fãs da produção na internet, e ela garante que essa é sua série favorita.

Para Juliane, os pontos mais marcantes que “Outlander” traz em sua história são “o amor, as dores e o sofrimento”, aspectos que considera caminharem juntos durante o enredo. E ao falar de amor, apresenta-se o romance entre Claire e Jamie, o que Juliane acredita ser o “ponto forte da série”. “As pessoas se apaixonam pela série e pelo amor deles. Acho que é um amor tão bonito que você se apega”, comenta.

Entretanto, “Outlander” também reúne, tanto no livro quanto na série, passagens com abordagens que geram questionamentos por parte dos fãs, como cenas de estupro. Juliane alega que é uma situação recorrente na obra e muitas pessoas “não gostam desse tipo de abordagem” para o desenvolvimento das narrativas.

As expectativas para a sexta temporada, que ainda está em processo de gravação, estão altas tanto para Isabele quanto para Juliane. A empresária espera que a produção apresente mais “questões a serem discutidas” e “política" na trama. A professora afirma que está “muito ansiosa” e curiosa para saber quais assuntos serão trabalhados na próxima temporada.

"Outlander" mistura drama, guerra, personagens históricos e romance. A foto mostra Claire Randall (Caitriona Balfe) na primeira temporada

E para quem nunca assistiu à série?

Hoje é a estreia da quinta temporada na Netflix, mas as outras quatro já estão disponíveis na plataforma. Para os espectadores que não acompanham a série e têm interesse em assisti-la desde o começo, Isabele Câmara apresenta motivos para o ingresso no universo de Outlander: "É um romance, mas nem de longe é só isso. Tem uma protagonista encantadora e incrível. Uma personagem literalmente à frente do seu tempo, porque é uma história de viagens no tempo. A protagonista é muito humana, atrevida e impulsiva, o que faz nós vermos cenas muito interessantes. Para quem também gosta de história, a série é incrível".

Juliane Gomes ressalta o lado da viagem no tempo, que traz uma “mulher moderna” em uma realidade muito diferente da que a enfermeira conhecia. Além disso, fala sobre o romance entre Claire e Jamie: “Todas as pessoas que eu conheço que começaram a assistir se apaixonaram. Eu acho que quem nunca assistiu a ‘Outlander’ e der uma chance para a série vai acabar se apaixonando por essa história de amor. Vai sofrer também com eles, mas vai se apaixonar pela história”, enfatiza.


Assim, são reunidos pontos para despertar a atenção de novos espectadores para a série:

- História aos olhos de uma protagonista feminina

- Romance histórico com viagem no tempo

- Discussões sobre temas como direitos humanos, questões raciais e indígenas

- Enredo com relacionamentos que se destacam

Outlander

Onde: cinco temporadas disponíveis na Netflix

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?