"Levar a história de homens e mulheres desse país que se dedicam a comprar e vender livros". Essa mensagem trouxe o anúncio da criação da série Livreiros do Brasil, do canal literário no YouTube Seleção Literária. Realizado pelo administrador e booktuber Darwin Oliveira, o projeto busca evidenciar sebos de vários locais do País e mostrar as trajetórias de pessoas que são marcadas pela venda e pela compra de livros. O episódio de estreia da iniciativa destaca a atuação de um importante - e histórico - sebo de Fortaleza.
O desejo de apresentar a rotina de livreiros acompanha Darwin desde o início do seu canal, criado em 2017. Essa vontade se relaciona diretamente com sua vivência: seu pai o levava para comprar livros e, a cada seis meses, ambos separavam em seus calendários um sábado para visitar sebos como o de Seu Geraldo e de Geraldo Magela, dono do sebo Letra L Livraria, localizado na Avenida 13 de Maio.
"Nós fazíamos garimpo de livros. Eu cresci fazendo isso com meu pai. Ele me influenciou muito nesse aspecto, e sempre comprei livros de sebos. Eu queria trazer um conteúdo um pouquinho diferente pro canal", conta Darwin. Assim, começou a ser concretizado o projeto que se intitularia Livreiros do Brasil.
As gravações para a série seriam iniciadas em 2020, mas a incidência da pandemia no Ceará fez esse planejamento ser adiado para este ano. Darwin passou a programar em 2021, então, visitas a alguns livreiros da Capital para falar de suas histórias em vídeos com duração entre 10 e 15 minutos.
Os vídeos são produzidos por Darwin e por sua esposa. O canal conta também com tradução em Libras. Para expandir a atuação da série, o criador de conteúdo tem o desejo de conseguir recursos e patrocínios para visitar livreiros do Interior do Estado e de outras cidades brasileiras. O que começou como o vislumbre de apenas um vídeo se transformou em quadro permanente no Seleção Literária.
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O foco da série, segundo Darwin, é apresentar pessoas e pequenas famílias que vivem do ramo de venda de livros. Livros usados ou novos, não há separação: o objetivo é retratar pequenos livreiros Brasil afora e "sair do ciclo de grandes redes", como a Amazon e a Magazine Luiza, por exemplo. Para o booktuber, atualmente há uma concentração de produção de conteúdo em grandes empresas:
"O conteúdo que nós produzimos é muito massificado em grandes livrarias. Ficamos presos a essas grandes empresas e o comum é que o criador de conteúdo acabe focando muito nisso. Eu sempre me incomodei com essa situação, porque praticamente eu tinha uma relação pessoal, de ser cliente de muitos anos dessas famílias e desses pequenos livreiros. Então, pensei que poderia usar o canal para essa divulgação".
A visita ao acervo do sebo O Geraldo, que, segundo seus responsáveis, traz o universo de mais de 200 mil obras literárias, foi o primeiro episódio publicado na série. Cliente de longa data, Darwin resgatou a história do estabelecimento a partir de depoimentos de Seu Geraldo e de Estela Alves, que cuidam do local. O conteúdo audiovisual passeia pelas inúmeras estantes que preenchem e enriquecem culturalmente o sebo.
Após a publicação do primeiro episódio, Darwin notou um retorno "muito bom" de seus inscritos sobre o conteúdo. Entre os quase 100 comentários postados até a conclusão desta matéria, foi possível perceber pessoas que passaram a ter o desejo de visitar Fortaleza e o sebo O Geraldo. "A repercussão foi realmente muito boa", admite o booktuber.
O administrador ainda revela que voltou a descobrir sua proximidade com sebos a partir do canal, pois frequentemente exibe em seus vídeos obras compradas desses locais. Darwin acrescenta que busca mostrar para as pessoas que "o livro tem um significado" e que é possível montar uma vasta biblioteca, com edições bonitas e raras, a partir de exemplares encontrados em sebos.
Para Darwin, a importância dos sebos ultrapassa o aspecto da diversidade de obras presentes nesses estabelecimentos. Existe também o lado do "calor humano" ao se visitar esses locais, algo muito relevante atualmente. "Nesse momento, nada melhor que esse contato humano que já está tão ausente. Se nós perdermos isso, a situação vai piorar bastante", indica.
Ele acrescenta: "É como se fosse perdido o ritual de se arrumar, sair de casa, ir a um local que vende livros e garimpar obras. Quando você abre um site como o da Magazine Luiza, por exemplo, a sua referência vai ser a entrega de um livro específico dada por um algoritmo. No sebo, não. Lá você terá inúmeras possibilidades. Pode não ser prático como comprar diretamente pelo seu celular, mas existe uma relação pessoal. Perder isso será muito ruim".
Série Livreiros do Brasil
Onde: canal Seleção Literária no YouTube;
Mais informações: @selecao.literaria no Instagram
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