Espaço importante no circuito cultural da Cidade, o Cinema do Dragão, a partir de hoje, passa a oferecer opções para diferentes tipos de espectadores - não somente em relação à diversidade da programação da retomada presencial, mas também por conta da continuidade das opções virtuais para quem não pode ou prefere não sair.
"O Cinema do Dragão é um reduto de divulgação, promoção e incentivo à cultura local. A proposta de trazer e de apresentar filmes que, em certo ponto, fogem do mainstream e do circuito padrão, é uma das razões para me incentivar a sempre frequentá-lo", avalia o advogado e pós-graduando Danilo Castelo Branco, 24 anos.
Leia Também | Com exibição de filmes, Vila das Artes discute o sentido de pertencimento
A última visita dele ao equipamento foi no início de 2020, quando assistiu ao longa "O Farol". "Na próxima, pretendo matar a saudade e assistir a Druk", divide. A sessão, porém, não será o retorno do advogado às salas de cinema, já visitadas por ele em outros espaços nos últimos meses.
Leia também | Crítica: "Druk - Mais Uma Rodada" vai da euforia ao desequilíbrio em trama etílica
"Penso que, em cumprindo as medidas de saúde pertinentes, se pode, paulatinamente, retomar a atividade cultural na capital cearense. Sem dúvidas, acender novamente a chama do Cinema do Dragão é uma forma de fazê-lo", destaca.
Para a estudante de Design Gráfico e profissional de fotografia Nana Pinho, 26 anos, assistir ao documentário "Alvorada" com uma prima será a primeira visita a um cinema desde o começo da pandemia.
Leia Também | Amazon Prime Video em julho: veja filmes e séries que chegam ao catálogo
"Estou com muita saudade, porque o cinema me salva sempre que possível de ansiedade, da rotina que às vezes é pesada", divide. "Ainda não tive a experiência dentro desse tempo difícil que a gente vive, mas sempre me senti muito abraçada dentro do Cinema do Dragão. Retornar agora vai ser uma experiência que vai marcar. É algo que quero passar para ver como vai ser, mas de antemão já acredito que será uma experiência bem legal", antecipa.
Em paralelo à reabertura, o Cinema do Dragão seguirá com a programação da sala digital, por meio da plataforma Cinema Virtual. Atualmente, são exibidos 14 títulos, incluindo os recém-adicionados "Elyse - A coragem vem do coração" e "Máfia S.A". Cada filme tem ingressos a partir de R$ 19,90 e estão, também, disponíveis para assinantes do serviço de streaming NOW.
Outras programações virtuais que já vinham sendo realizadas também terão continuidade, como a Sessão Circular. Voltada a curtas brasileiros, ela será mantida com periodicidade mensal, bem como lives de debates.
Leia Também | Clifford - O Gigante Cão Vermelho: filme ganha trailer ao som de BTS
Recentemente, o equipamento lançou uma sessão de clássicos no YouTube, mas o curador Pedro Azevedo adianta que as próximas sessões da faixa devem ser presenciais. "A tendência é essa, entendendo que muitos dos filmes já estão facilmente disponíveis na internet e, de novo, apostando na experiência da sala de cinema", explica.
Entre outros planos, Pedro também antecipa que o Cinema do Dragão deverá, em breve, abrir um canal na plataforma de vídeo Vimeo, que, diferentemente do YouTube, permite que sejam disponibilizados filmes mais recentes que podem ser acessados a preço de aluguel, numa equivalência à bilheteria.
Alvorada
O longa brasileiro dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi acompanha o cotidiano da então presidente Dilma Rousseff em meio ao processo que resultou no impeachment da líder, em 2016.
Horários: quinta, 1º, e domingo, 4, às 16h30min
sexta, 2, e terça, 6, às 19 horas
sábado, 3, e quarta, 7, às 14 horas
Druk - Mais uma rodada
Vencedora do Oscar de Filme Internacional de 2021, a obra dinamarquesa acompanha um grupo de professores que põe à prova uma teoria que afirma que ter uma quantidade específica de álcool constantemente no sangue influencia na felicidade.
Horários: quinta, 1º, e domingo, 4, às 14 horas
sexta, 2, e terça, 6, às 16h30min
sábado, 3, e quarta, 7, às 19 hora
First Cow - A primeira vaca da América
Dirigido pela cineasta Kelly Reichardt, o filme é um drama com elementos do western que mostra a relação entre um cozinheiro e um imigrante chinês no Oeste. A obra estreou no Festival de Berlim de 2020, em fevereiro, e conquistou dezenas de prêmios, sendo considerado por inúmeras publicações um dos melhores filmes do ano passado.
Horários: quinta, 1º, e domingo, 4, às 19 horas
sexta, 2, e terça, 6, às 14 horas
sábado, 3, e quarta, 7, às 16h30min